Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

FADOS E VALSAS

Fados e Valsas na voz lírica de Nunno Dellalio
                 Mais um recital da série “Encontros Musicais” será realizado sexta-feira, dia 26, às 20 horas, na Sala CARLOS GOMES (Centro de Convivência Cultural CARLOS GOMES, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambuí, tel. 3232-4168), trazendo o tenor Nunno Delallio e a pianista Luana Madeira Lamas com repertório de fados e valsas famosas de Zequinha de Abreu. A entrada é gratuita, uma vez que o evento se destina à popularização da música lírica e clássica segundo proposta da ABAL Campinas (Associação Brasileira Carlos Gomes de Artistas Líricos). Os “Encontros Musicais” comemoram 30 anos de existência em dezembro próximo e 1043 recitais já foram realizados desde seu início, em 18 de dezembro de 1981.
                   O programa do tenor Nunno Delallio apresenta, na primeira parte os seguintes fados: de Raul Portela (1889-1942), “Lisboa antiga”, de Frederico Valério (1913-1982), “Ai, Mouraria”, de Ferrer Trindade (1918-1999), “Nem às paredes confesso” e de João Gil (1955- ),  “Perdidamente”. Na segunda parte, serão ouvidas as valsas de Zequinha de Abreu (1880-1935), “Glorificação da beleza”, “Primavera de beijos”, “Pensando em ti”, “Tardes em Lindoya”, “Amando sobre o mar”, “Rosas desfolhadas” e “Branca”.
                  O tenor Nunno Dellalio teve o seu primeiro contato com a música através do maestro Otavio Busca e da Corporação Musical Santa Cecília de Itatiba, na qual iniciou seus estudos de teoria musical, solfejo e  clarinete, passando depois para o trombone. Desistiu destes por sua descoberta da paixão pelo canto, ao iniciar suas atividades com o coral Quatro Cantos, da cidade de Itatiba, de onde é natural. Estudou técnica de regência coral e  vocal com Ana Yara Campos, como curso livre de música através de CCA da PUC. Participou do coro da ópera Lo Schiavo (A. C. Gomes) em 2004, junto à Orquestra Municipal Sinfônica de Campinas, e como tenor solista nas recitas menores (no papel de Americo), apresentadas na Casa do Lago, na UNICAMP, e na Igreja Santa Maria Dellacoque. Nessa produção, também atuou como tradutor da opera e apoio do idioma italiano para o coro. No ano seguinte, foi convidado a participar da ópera Don Giovanni (W. A. Mozart), junto ao coro da UNICAMP e OSMC. 
                        Participou de masterclasses ministradas pelo tenor japonês Kohdo Tanaka e pelo mezzosoprano Regina Elena Mesquita. Foi finalista do I Concurso de Canto Estímulo para Jovens Talentos Carlos Gomes, realizado em Campinas em 2008. Cantou como solista no espetáculo piro-musical Gênesis de 2007 a 2010. Com repertório que vai de árias de óperas às canções napolitanas, vem se apresentando por Campinas e região, e também em cidades do Vale do Paraíba, como São José dos Campos. Graduado em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil, com ênfase em TDAH, trabalhou  em projetos de canto coral para crianças com mais duas regentes em sua cidade, e se apresentou como  cantor convidado ao término dos projetos realizados com essas crianças. É membro atuante da ABAL-Campinas desde 2006, com a qual vem desempenhando cada vez mais suas atividades líricas e desenvolvendo seu repertorio operístico, bem como fados e outras musicas do gênero, em diversos eventos. Atualmente participa do coro lírico Collegium Vocale de Campinas, sob a regência do Maestro Sérgio Akira Kawamoto, junto ao qual foi tenor solista frente à OSMC na Messa di Gloria (G. Puccini), nas comemorações do aniversário de Campinas em julho de 2011.
                                 Luana Madeira Lamas, pianista, é natural de São Paulo, onde aos seis anos de idade iniciou seus estudos de piano. Em 1999, passou a ser orientada pela pianista Maria Elizabeth Alonso Lopes, no Conservatório Musical e Artístico Béla Bartók, em São Paulo. Em 2001, concluiu o curso de habilitação técnica em Música no Conservatório Musical Carlos Gomes, em Campinas, sob a orientação de Elizabeth Rezze Barthelson. Em 2002 teve aulas de aperfeiçoamento técnico sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Martin. No ano seguinte, ingressou na graduação em Música Erudita (modalidade Instrumento) na Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP –, onde manteve os estudos de piano sob a orientação do Prof. Dr. Mauricy Martin. Obteve o título de Bacharel em Música Erudita – Instrumento – em 2006. Recebeu orientação nas masterclasses dos pianistas Tamás Salgo (Hungria), Maria do Céu Camposinhos (Portugal), Mauricy Martin (Brasil), Kent Lyman (EUA), Gilberto Tinetti (Brasil), Luciana Sayuri (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil). Em 2007, assumiu a regência da Orquestra Sociedade Filarmônica, de Valinhos. Apresentou-se regularmente como acompanhadora dos cantores José Luiz Águedo-Silva, André Minutti e Nunno Dellalio nos “Encontros Líricos” em Itatiba, Jundiaí e Valinhos. Em 2009, graduou-se em “Licenciatura em Artes – Música” pela UNICAMP. Atualmente, leciona em Valinhos como professora particular e na Escola “Anderson Favrin”, e mantém-se à frente da Orquestra Sociedade Filarmônica, em Valinhos.  
        
PINTADA DE NEVE 

Um comentário: