Páginas

sábado, 2 de julho de 2011

ECLIPSES


São 14 espetáculos astronômicos 

 
                                           Quem não conseguiu ver o eclipse da última quarta-feira vai ter esperar até a próxima Copa do Mundo para ver um fenômeno igual. O próximo eclipse lunar total só será visível para os brasileiros em 2014. Mas depois dele seguem-se ao menos quatro espetáculos astronômicos até 2020.
                             O eclipse lunar previsto para abril de 2014 vai chamar a atenção porque será completamente visível em todos os lugares do Brasil. Diferente do último, a Lua não estará próxima do horizonte – mas bem alta – o que facilitará a observação de todas as suas etapas. Em setembro de 2015, outro eclipse lunar total presenteará os brasileiros com uma visão completa do fenômeno. 
                        Mas o que agrada mesmo aos astrônomos é a possibilidade de observar um tipo de fenômeno mais raro: a transição de Mercúrio, ou seja, a passagem do planeta entre a Terra e Sol. Serão duas as passagens. "Vai ser interessante porque é algo raro", diz Irineu Gomes Varella, astrônomo da Escola Municipal de Astrofísica.
                     Por causa da distância e do tamanho de Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, observadores poderão ver apenas um pontinho preto passando na frente da estrela. O uso de equipamentos astronômicos será fundamental. "Pelo menos uma luneta é necessária", diz Varella. Mas o observador não deve jamais olhar diretamente para a luz, ressalta o pesquisador, sob risco de ferir os olhos de modo irreparável. Em vez disso, devem-se projetar as imagens em uma tela ou na parede.
                      Hora e lugar marcados — De acordo com Samuel Oliveira, professor do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp, "é fácil para um astrônomo prever eclipses em detalhes", o que significa determinar exatamente a que hora ele irá ocorrer e quais lugares do mapa serão presenteados com o espetáculo. A regularidade destes fenômenos já era estudada há milhares de anos na Babilônia e na China.
"A visibilidade destes fenômenos depende das condições atmosféricas do local, mas, fora isso, as características do eclipse são independentes do clima", explica. Segundo ele, cada eclipse possui uma particularidade. O que ocorreu nesta semana foi relativamente longo em relação aos anteriores.
        Agenda celeste 

  Confira abaixo as datas e horários dos principais eclipses lunares ou solares que poderão ser vistos no Brasil até 2020, além da transição do planeta Mercúrio.


FLOR-PAPAGAIO




 


Um comentário: