Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MORANGO + CHOCOLATE !




Decifrado o segredo genético do morango com chocolate

   Foram sequenciados os genomas do morango da floresta e do cacau que faz o chocolate mais refinado do mundo


              Duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira vão fazer salivar os paladares mais sofisticados. Foram sequenciados, em dois estudos distintos, os genomas dos melhores morango e cacau do mundo. Os DNAs de ambos podem ensinar aos cientistas como torná-los mais resistentes a pragas e doenças e, logo, aumentar a quantidade de morangos com chocolate de alta qualidade disponíveis no mercado.

              O cacau sequenciado é o crioulo, conhecido por produzir o chocolate mais refinado de todo o planeta. É, também, um dos mais sensíveis. Só 5% do cacau crioulo plantado vai acabar como chocolate, devido à sua grande suscetibilidade a pragas e doenças. Hoje, a maioria dos produtores prefere cultivar cacau de menor qualidade, porém mais resistente.

                Cientistas de 18 instituições, liderados pela francesa Cirad (em tradução livre Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento), estiveram envolvidos no estudo e sequenciaram 28.798 genes da planta, que deve, agora, ser manipulada e se tonar mais barata e fácil de ser produzida.


                Do outro lado do oceano, pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, decodificaram os 35.000 genes do morango da floresta. Sua expectativa é criar variedades mais saborosas, resistentes e suculentas da fruta.

            “Nós temos a lista dos componentes do morango”, disse Kevin Folta, coautor do estudo, ao jornal britânico Telegraph. “Para fazer qualquer tipo de melhoramento molecular assistido em qualquer organismo do planeta, é necessário saber essa lista. E agora nós sabemos que partes fazem um  morango”. Felizmente, hoje a ciência sabe o mesmo sobre o chocolate.


NÃO FIQUE TRISTE...  O MUNDO É BOM...

Um comentário: