Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

VIAJANDO PELA CALÁBRIA


A COLORIDA CALÁBRIA
                         A Calábria é uma região do sul da Itália que ocupa o “dedo” da península itálica ao sul de Nápoles. Tem 2,09 milhões de habitantes, 15.079 km² e sua capital é Catanzaro. 
                         Tem limites ao norte com a Basilicata, a oeste com Mar Tirreno, ao leste com o Mar Jônico. A Calábria é separada da Sicília pelo Estreito de Messina.
Ninho de antigas civilizações foi o lugar que deu o nome a toda península sendo que antigamente era chamada Itália somente a Calabria para honrar seu rei: Italo.
               Situada no meio do Mar Mediterrâneo esta região estende-se ao sul da Basilicata e fica entre o Mar Jónico e o Mar Tirreno como uma pequena península.
                         Uma terra onde convivem mar e montanha, oferecendo ao turista oportunidade de visitar lugares verdadeiramente únicos e imersos em uma cultura milenar.
                      O sistema montanhoso da Calabria faz parte dos Appenninos e divide-se em três partes principais tombadas com três parques nacionais: Pollino, Sila e Aspromonte.
                          A principal planície é a de Sibari que abre-se na baía de Taranto, entre cabo Spulico e o cabo Trionfo. Outras planínicies encontram-se ao redor de Crotone e de Santa Eufemia e de Rosarno.
                      No interior da Calabria estão espalhadas muitas aldeias, normalmente situadas nos cumes das colinas e voltadas para os típicos cultivos mediterrâneos.
                          A orla da península conta com aproximadamente 800km: onde metade é banhado pelo Mar Tirreno e a outra metade pelo Mar Jonico.
                       São inúmeras aldeias ao largo de todo litoral da Calabria de praias extensas, muitas delas incontaminadas e que são preferidas de todos aqueles que desejam encontrar mar limpo e natureza intacta.
                       Os rios da Calabria são quase todos torrenciais. São típicos da região os "Fiumare", riachos secos durante a maior parte do ano e que tornam-se impetuosos na estação das chuvas; ideais para os amantes das experiências emocionantes do rafting.
                        Os rios mais importantes são o Crati e Neto que deságuam no Mar Tirreno. No interior da Sila existem quatro grandes lagos: o Cecita, o Argo, o Ampollino e o Passante.
                 O território da Calabria oferece na costa um clima quente entre junho e setembro e frio entre novembro e março. 
                    No interior da península os invernos apresentam-se rígidos e são caracterizados também pela presença quase constante da neve.

                       No lado artístico e arqueológicos são inúmeras as provas espalhadas no território da região que vão desde a pré-história até a grandiosa epopéia da Magna Grécia.

                        Além disso são muitas as culturas que conquistaram, invadiram, habitaram e marcaram profundamente esta terra tais como os Romanos os Normandos, os Suévos, os Angevinos, os Aragoneses e, finalmente, os Borbones. Trata-se de fases históricas que deixaram vestígios, começando pela estrutura urbana.
                           O patrimônio artístico é muito rico com palácios, igrejas, castelos, zonas arqueológicas e obras de arte consideráveis como os Bronzes de Riace, as telas de Mattia Preti e o monumento Bizantino mais famoso da região, a encantadora Cattolica de Stilo.
                        O patrimônio artístico da região entrelaça-se com uma produção artesanal que abrange escultura de madeira, cerâmica, manufatura de ouro, de ferro forjado e pedra.
                             Enfim não podemos esquecer que a Calabria é tradição e folclore; aqui pode-se encontrar um catolicismo misturado com recordações de mundo clássico, pagão e da Idade Média e que repete-se desde muitos séculos e sempre apresentam uma enorme participação popular.

                                 São muitas as festas populares com produtos típicos como os cogumelos, as castanhas e colheita da uva.
                               Enfim vale a pena recordar os pratos típicos genuínos e de grande originalidade, frutos de uma mistura de tradições diferentes que incluem aquelas das comunidades gregas e albanesas que até hoje vivem nesta região mantendo vivos o idioma e os hábitos.
 PAVIMENTAÇÃO PERFEITA (foto do Rio de Janeiro antigo)

Um comentário: