Páginas

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

OUTONOS E PRIMAVERAS

OUTONOS E PRIMAVERAS
Fábio de Melo

                  "Primavera é tempo de ressurreição. A vida cumpre o  ofício de florescer ao seu tempo. O que hoje está revestido de cores  precisou passar pelo silêncio das sombras. A vida não é por acaso. Ela é  fruto do processo que a encaminha sem pressa e sem atropelos a um  destino que não finda, porque é ciclo que a faz continuar em insondáveis  movimentos de vida e morte. 
                   O florido sobre a terra não é acontecimento  sem precedências. Antes da flor, a morte da semente, o suspiro dissonante de quem se desprende do que é para ser revestido de outras grandezas. O que hoje vejo e reconheço belo é apenas uma parte do processo. O que eu não pude ver é o que sustenta a beleza.
                A arte de morrer em silêncio é atributo que pertence às sementes.  A dureza do chão não permite que os nossos olhos alcancem o  acontecimento. Antes de ser flor, a primavera é chão escuro de sombras,  vida se entregando ao dialético movimento de uma morte anunciada,  cumprida em partes.
                     A primavera só pode ser o que é porque o outono a embalou em seus  braços. Outono é o tempo em que as sementes deitam sobre a terra seus  destinos de fecundidade. É o tempo em que à morte se entregam,  esperançosas de ressurreição. Outono é a maternidade das floradas, dos  cantos das cigarras e dos assobios dos ventos. Outono é a preparação das  aquarelas, dos trabalhos silenciosos que não causam alardes, mas que,  mais tarde, serão fundamentais para o sustento da beleza que há de vir.
São as estações do tempo. São as estações da vida.

                       Há em nossos dias uma infinidade de cenas que podemos reconhecer a  partir da mística dos outonos e das primaveras. Também nós cumprimos em  nossa carne humana os mesmos destinos. Destino de morrer em pequenas  partes, mediante sacrifícios que nos fazem abraçar o silêncio das  sombras... 
                  Destino de florescer costurados em cores, alçados por alegrias  que nos caem do céu, quando menos esperadas, anunciando que depois de  outonos, a vida sempre nos reserva primaveras...

Floresçamos."
 COMO ESTÁ O TEMPO ? COLORIDO !

3 comentários:

  1. Desde muito, minha estação preferida é o outono.

    ResponderExcluir
  2. Outro gosto comum entre nós, amiga ! rsrs...
    Gosto tanto do outono e queria tanto conhecer o outono da Europa, que escolhi esta estação linda, para minha viagem.
    Amei tanto, que a próxima será no outono novamente !

    ResponderExcluir
  3. Eu só costumo ir para lá nesta época.
    Há uma grande possibilidade que volte este ano: no outono!
    bjs

    ResponderExcluir