Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

AMIGA SECRETÁRIA DA CULTURA !

UMA MULHER NA SECRETARIA DE CULTURA DE CAMPINAS !!
O CHARME E A COMPETÊNCIA DE RENATA SUNEGA MUDA OS RUMOS DA CULTURA CAMPINEIRA
by Denise Maricato
Finalmente, o Dr. Hélio "acerta o pé" !
Agora sim, os campineiros poderão dormir tranquilos, pois, a Cultura de Campinas estará em excelentes mãos.
Minha querida amiga Renata, foi a grande responsável pelo  1º Festival Internacional de Leitura de Campinas - FILC - que contou com lançamentos, mesas-redondas, exposição de livros e sessões de bate-papo com nomes como Moacir Scliar, Fernando Moraes, Afflonso Romano de Sant’Anna e outros.
Quase todos os dias, tivemos uma mesa literária com discussões sobre temas ligados ao livro e à literatura, como a mesa “Poesia”; “A Literatura e a Leitura Hoje”; “As dimensões históricas do livro” ou a mesa sobre livros de arte, além de mesa com as academias de letras de Campinas – a Campineira, a Campinense e a Maçônica.
Nessas mesas estiveram os convidados internacionais do Filc, que participaram como editores: o francês Jean-François Barrielle, diretor da editora Hazan, especializada em livros de arte, e o argentino Juan Lo Bianco, especialista em editoração de livros de arte. Tivemos ainda a participação do inglês Richard Hingley, da Universidade de Durhan, que participou da mesa “As dimensões históricas do livro”.
               Segundo a coordenadora e a responsável pelo projeto, agora nossa Secretária de Cultura, Renata Sunega, foram convidadas mais de 280 editoras – as campineiras não tiveram estandes próprios, mas tiveram suas obras no festival através de distribuidores.
“Ser o primeiro festival é difícil, você tem que ter credibilidade. Tivemos que fazer um trabalho de convencimento”, conta a atual Secretária, sobre a participação das editoras, entre elas, as maiores, como Companhia das Letras, Ática ou Saraiva.
A falta de previsão no orçamento de 2009 das secretarias de Cultura e de Educação, (quando da gestão de Artur Achilles) unidas na organização do Filc, também exibiu jogo de cintura para trazer grandes nomes sem pagar pró-labore. “Não estamos pagando cachê pra quase ninguém”, afirma Renata.

Além de incentivar a leitura e oferecer títulos, o Filc teve ações como arrecadação de livros e gibis doados que foram repassados para a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato e o ponta-pé inicial para uma gibiteca eletrônica – a idéia, segundo Renata Sunega, é reunir títulos de histórias em quadrinhos, digitalizá-los e dispor em uma biblioteca na internet para ser usada por qualquer interessados e nas redes de ensino.

Como podem perceber, já é fácil notar que Campinas estará muito bem servida a partir de agora, em matéria de competência e diligência no campo da cultura. 

JORNAL "CORREIO POPULAR"  DE HOJE - 11 DE JANEIRO DE 2011


"O prefeito já decidiu quem vai ocupar o cargo de secretário de Cultura de Campinas no lugar de Artur Achilles Gonçalves. Desta vez quem assume a função é Renata Sunega, que atualmente trabalha como assessora do gabinete do prefeito e responde por alguns processos na área da cultura.
Seu nome ainda não foi anunciado oficialmente, o que deverá ser feito hoje. (...)
Renata é formda em História da Arte e já foi coordenadora de extensão cultural em Campinas.

MATÉRIA DO "COSMO" DE HOJE - 11 DE JANEIRO DE 2011

 Campinas já tem uma nova
secretária de Cultura

Milene Moreto  

Renata Sunega foi escolhida para ocupar o cargo de secretário de Cultura no lugar de Artur Achilles Gonçalves 

 A Prefeitura de Campinas já decidiu quem vai ocupar o cargo de secretário de Cultura no lugar de Artur Achilles Gonçalves. Desta vez quem assume a função é Renata Sunega que atualmente trabalha como assessora no gabinete do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) e responde por alguns processos na área da cultura. Seu nome não foi anunciado nesta segunda-feira (10/01) oficialmente. Esta é a sexta mudança nas secretarias da Prefeitura neste começo de ano. 

Renata é formada em História da Arte, já foi coordenadora da coordenadoria de extensão cultural em Campinas.


 EPTV CAMPINAS - HOJE - 11 DE JANEIRO DE 2011
da redação

"Até o momento não fui empossada. Não sou oficialmente a secretária", diz Renata Sunega

Atual assessora de projetos especias da Prefeitura é uma das mais cotadas para assumir a Secretaria de Cultura

               Ressabiada, pensando em cada palavra a ser dita; Renata Sunega atendeu ao telefonema da reportagem do EPTV.com, na noite desta segunda-feira (10). Apesar de não afirmar em todas as letras o fato de ser a nova secretária de cultura de Campinas, Renata Sunega deixou transparecer alguns indícios de "sim".
               Por sinal, daqueles que carregam o mesmo significado do dito popular: 'Para bom entendedor meia palavra basta': "Não sou a secretária de cultura. Até o momento não fui empossada" ou "O Lagos (Francisco de Lagos, diretor de comunicação da prefeitura) te disse alguma coisa a mais?", declarou Renata.
             Atual assessora de Projetos Especias da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura (esteve ainda à frente das duas edições do Festival Internacional da Leitura de Campinas, o Filc), Renata Sunega não estranha que seu nome está entre o mais cotado. Entende e explica o porquê: "Há cinco anos estou envolvida com a cultura de Campinas. Por três anos atuei como coordenadora na Coordenadoria de Extensão Cultural e há dois estou na de projetos especiais. Conheço bem os grupos e atividades artísticas da cidade", avaliou.
              Por outro lado, fugiu de todas as perguntas que aproximavam efetivamente seu nome ao da pasta de Cultura. "Não falo como secretária, porque não sou. Ainda não há nada fechado". Pela última vez, desconversou: "Sou apenas uma especulação...".

 XEQUE-MATE DE HOJE - 11 DE JANEIRO DE 2011
 
Xeque-Mate
Novos secretários 1
Nos Correios...
ADMINISTRAÇÃO ||| IMPASSE
MILENE MORETO - interina
"Apesar de ter dito, via Twitter, que o nome para a Secretaria de Cultura de Campinas já foi escolhido, o prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) preferiu fazer o anúncio somente hoje. Conforme apurou a coluna, a atitude foi tomada em respeito ao atual secretário, Artur Achilles. Assume a secretaria Renata Sunega, que responde por alguns projetos culturais na gestão Hélio."

 E a oficialização já se deu !
Parabéns, minha amiga ! Mais que merecido e sorte GRANDE pra Campinas !
É certamente, um abacaxi, que minha amiga saberá "descascar" com graça e "savoir faire" ! 
Parabéns, prefeito, pela excelente escolha !!  Finalmente !...
 MORANDO COM O INIMIGO
 

2 comentários:

  1. Excelente escolha do Prefeito. Conheço a nova secretária e sei de sua grande capacidade. Agora podemos ter mais esperanças quanto a área de cultura.

    ResponderExcluir
  2. Marisilda, a Renata é a criadora e a responsável pelo Projeto Rouanet do meu livro.
    Eu também a conheço bem para poder dizer com toda confiança que, se tiver o apoio adequado, e estou certa que ela vai brigar e muito por isto, fará um excelente trabalho !

    ResponderExcluir