Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

VIVENDO INTENSAMENTE



INTERCÂMBIO DEPOIS DOS 50
 Maria Helena e Paulo Cesar resolveram fazer o intercâmbio após os 50. O casal está nos Estados Unidos em um programa de seis meses

Engana-se quem pensa que fazer intercâmbio é coisa de adolescente ou de quem acabou de sair da faculddade.
Vida estável, filhos adultos, aposentadoria voltada para investir na própria qualidade de vida e interesse por outras culturas, tem levado pessoas com mais de 50 anos a fazerem as malas para aprender ou melhorar um idioma em outros países.

EXISTEM PROGRAMAS ESPECÍFICOS PARA ESSE TIPO DE PÚBLICO

Estrategicamente localizadas em cidades com infraestrutura, as escolas oferecem cursos para diferentes níveis de aprendizado, do básico ao avançado.
E combinam passeios guiados para descobrir a cultura de cada lugar, além de aulas de história e culinária.
De olho no potencial desse novo filão, as empresas de intercâmbio criaram programas específicos de viagens ao Exterior, para o público que já passou dos 50 anos, apesar de muitos preferirem as viagens em turmas regulares, junto com os estudantes.
Segundo as agências, houve um aumento de quase 30% em 2011 com relação a 2010, na procura por intercâmbio nessa faixa etária.
De acordo com o gerente de produto do pacote Intercâmbio 50 +, esses clientes, em sua maioria, optam pela realização e satisfação pessoal.
Os destinos mais procurados são Espanha e Itália, ambas pela facilidade com o idioma e apelo cultural e os Estados Unidos, por serem o paraíso das compras.
O primeiro grupo do intercâmbio 50 +, que irá embarcar para Toscana, já tem data marcada: 10 de setembro.
"Uma das principais vantagens do programa é conhecer o mundo de uma maneira mais prazerosa e proveitosa, pois, não apenas passeiam e visitam os pontos turísticos convencionais, como aprendem um pouco do idioma e ainda participam de degustação de vinhos com aulas rápidas de enologia e pequenos módulos de aulas de culinária, possibilitando que retornem com uma bagagem cultural para poucos." - garante o gerente.
 O espírito jovem de muitos clientes surpreende até os mais novos.
"A maioria procura o programa normal, junto com os estudantes. O pique e a cabeça deles não demonstram a idade que tem. Já os acima de 65 anos, querem passear e não estudar. Ficam as 2 opções de programas".  - diz a proprietária do escritório regional de Campinas, que aponta como destinos mais procurados, os EUA, Canadá e o Reino Unido.
Esse tipo de intercâmbio possui um público que sabe aproveitar cada momento.
"Esses 'jovens' tem mais disposição e condições financeiras para fazer uma viagem diferente. Quem já fala inglês aproveita para estudar espanhol ou francês".

EXPERIÊNCIAS SEMPRE POSITIVAS AVALIAM ESTUDANTES
Os intercambistas com mais de 50 anos se dividem: uns preferem os programas comuns, já outros os específicos.
Uma aposentada de 74 anos aprovou a ideia dos pacotes voltados ao público com mais de 50 anos: "Vou fazer um, pela primeira vez, para Toscana. Acho muito melhor se reunir com pessoas da mesma idade, porque tem mais assuntos para conversar e consigo participar de todos os passeios. Não tenho mais aquele pique como a garotada."
Outro entusiasta desse tipo de viagem é um professor universitário de 70 anos. Em 2006, ele passou uma temporada de 4 meses nos Estados Unidos, sozinho, com um professor particular: " Entrei no programa normal, mas não me adaptei. Meu inglês era superior ao da turma e contratei um professor que me deu aulas particulares." Para ele, o intercâmbio trouxe uma melhora significativa na fluência do inglês, além da experiência de morar em outro país.
"Recomendo a todos que, assim como eu, estão sempre em busca de novos aprendizados. Idade não é limite para nada. O que vale é a cabeça." 
Com espírito jovem e cheia de energia, uma aposentada de 61 anos é fã de intercâmbios e garante que está na melhor fase para esses passeios.
"Antes, não tinha oportunidade, nem tempo para mim. Hoje, aproveito melhor estes momentos e não tem ninguém para encher a paciência. Aprendo melhor do que mais nova, presto mais atenção nas coisas. Tenho vontade de fazer tudo e adoro me misturar com os jovens. São mais animados." - afirma ela, que já conheceu Toronto, Londres e Vancouver.
Neste mes de julho, está com viagem marcada para o Chile. "Agora, quero aperfeiçoar o meu espanhol", completa.
Na mesma linha jovial, um aposentado de 63 anos gostou da experiência que fez há 2 anos para Nova York: "Fiquei 45 dias, os 30 primeiros sozinho, no apartamento de um brasileiro que lá reside e os demais com a minha esposa, numa residência indicada pela agência."
Entre os pontos que mais gostou, destaque para a convivência com os jovens de países como Coréia do Sul, Japão, Mianmar, Turquia, Itália e França.
"De início achei que me sentiria deslocado no meio de tantos jovens, mas estava enganado. Fui muito bem aceito por todos, sem nenhuma restrição ou preconceito. Só as diversões que foram diferentes, claro", brincou ele, que pretende repetir a dose. "Agora vou para Londres".

FIQUE ESPERTO 
 - Confie na agência que se mostrar mais interessada por seu perfil.
- Quando comparar uma agência à outra, leve em consideração o atendimento e as propostas oferecidas e não apenas preço.
- Procure vídeos e testemunhos na internet: saiba o que dizem sobre a agência.
- Procure por avaliações online da escola que foi oferecida a você.
- Nunca se canse de perguntar e pesquisar até descobrir o que é importante para você.

PREÇOS 
 Aqui vão os preços de alguns pacotes de intercâmbios, mas não vou colocar os nomes das agências, porque esta postagem não é uma propaganda para elas, mas é uma boa sugestão para as pessoas da 'melhor idade', que são sozinhas, principalmente e que desejam viajar e não vão, por falta de companhia: os interessados, sugiro que entrem na internet, pois, é muito fácil encontrar tais agências.

1- Destino: Toscana, Itália, 2 semanas:
Valor do pacote: 2.549 euros fora as taxas e a passagem.
Benefícios: acomodação com café da manhã, materiais de estudo, transfer in/out e os passeios São 12 dias com aulas de italiano e atividades culturais, entre elas, visitas aos principais monumentos, vilas e jardins de Florença, aulas de culinária e de vinhos toscanos, com métodos de degustação e ainda visitas aos principais outlets da região como o Prada Space e o The Mall, com lojas de grifes como Gucci, Armani, Valentino, Fendi, Emilio Pucci, Burberry, entre outras.

2- Destinos: Roma, Itália, 2 semanas
Valor do pacote: 1125 euros fora as taxas a a passagem
Benefícios: acomodação com café da manhã, jantar e cursos. O programa oferece 20 aulas por semana na escola Dilit International House Roma e atividades culturais, tais como visitas a castelos, aulas de história da arte, aulas de culinária, dança e degustação de vinhos.

3- Destino: Roma, Itália, 2 semanas
Valor do pacote: 1648 euros fora as taxas e a passagem
Benefícios: acomodação com café da manhã, jantar, cursos, traslado e atividades. O programa oferece 40 aulas de linguagem na parte da manhã (aulas de acordo com o nível de conhecimento do idioma) na Dilit International House Roma e diversas atividades. Entre elas, viagem para Villa Adriana (Tivoli), para a área de Castelli Romani, incluindo visita a uma adega, degustação de vinhos, jantar em Castelgandolfo Lake, aula de cozinha e jantar e 2 visitas guiadas por Roma.
Além disso, a pessoa conta com 2 seminários sobre História da Arte e uma excursão a Pompéia e Nápoles. Todas as atividades acontecem em italiano e são guiadas por professores de italiano com conhecimento em arqueologia e história da arte.

4- Destino: Chicago, EUA, curso de 4 semanas
Média de valor: 5.000 dólares
Benefícios: matrícula, curso completo, acomodação e refeições durante todo o período, seguro saúde, material didático, transfer de chegada e passagens aéreas ida e volta.

Vamos ser felizes !!
  UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE
 UNISAL - Unidade Liceu Salesiano
Oficinas, Excursões, Academia, Palestras e muito mais.
www.unisal.br
 


 QUEBRA-CABEÇA
 

Um comentário: