CARLOS GOMES, HONRA E GLÓRIA PARA CAMPINAS
Alcides Acosta 
À imitação de um caudal fluido e sinuoso, que escoa por entre 
caminhos, veredas e sendas urbanas, a esta Egrégia Casa do Povo de 
Campinas ? a nossa Câmara Municipal ? todos os anos aqui chegamos como 
que a um destino combinado. Essa confluência de cidadãos que hoje aqui 
se congregam e se confraternizam, atentos e alertas, serve ao exercício 
de um alevantado dever cívico: o de homenagearmos este mês de Julho, 
particularmente rico em celebração.
Em assembleia, oferecemos em primeiro lugar este preito de 
reconhecimento aos fundadores de Campinas, pelo assentamento das raízes 
desta grande e maravilhosa cidade, hoje festiva nos seus 238 anos de 
histórica e progressista existência; em segundo lugar, relembramos 
emotivamente a dois dos maiores artistas brasileiros aqui nascidos: o 
Maestro Antônio Carlos Gomes e o Príncipe dos Poetas, Guilherme de 
Almeida. Ambos, personagens de uma estranha, complexa e mágica 
coincidência: no mesmo 11 de julho, separados por pouco mais de um 
século, no tempo, (precisos 133 anos), e como se estivessem marcados nas
 estrelas, Carlos Gomes nascia em 1836 e Guilherme de Almeida viria a 
falecer em 1969.
Esta noite será marcada pela solene outorga da MEDALHA CARLOS GOMES, 
comenda maior de Campinas aos cidadãos e artistas que contribuíram e 
contribuem com sua Arte e talento, para o desenvolvimento cultural que 
tanto para nós significa e orgulha.
Mas, cumpre e sempre vale relembrar o artista maiúsculo que confere 
seu nome a essa honorífica medalha. Para gáudio da pesquisa histórica 
muitos historiadores e musicólogos, recentemente, tem se debruçado na 
busca de novas informações e descobertas sobre a vida e a produção 
operística do nosso Maestro Carlos Gomes. Obras vieram a lume com 
material encontrado, constatações e releituras de aspectos de sua vida e
 de seus trabalhos musicais. E, ainda, como incremento a esse afã de 
saber mais sobre o ?Tonico de Campinas?, suas primeiras óperas foram 
restauradas e reapresentadas em nossos principais centros culturais.
Malgrado, como débito, como lição ainda a ser feita e passada a 
limpo, deixada até esta data apenas como expectativa e reivindicação, 
resta trazer a público suas óperas iniciadas e inacabadas. Pelo que 
conhecemos de Carlos Gomes, ouvindo-se suas óperas levadas a cena, 
pode-se bem imaginar que, aquelas que ficaram incompletas, sejam, 
igualmente, joias de rara beleza, lampejos inspirados de um gênio 
compositor, esboços insuspeitos de riqueza sonora ou tímbrica, motivos 
melódicos de algum ou total ineditismo. Carlos Gomes sempre gostou de se
 abeberar em águas límpidas, virgens e preservadas da criação musical. 
Foi dessa forma que, nos asseguram respeitáveis musicólogos, Carlos 
Gomes apontou, ao seu tempo, novos rumos e estruturas na arte de compor 
ópera, estabelecendo parâmetros antes inexistentes, e inovando a 
linguagem dramática tornando-a mais direta e fluida.
Esperamos, destarte que, ao menos, trechos musicais, cenas e enredos,
 do que Carlos Gomes não conseguiu terminar sejam resgatados, a 
preencher as lacunas de sua trajetória de compositor. Alinham-se entre 
essa produção perdida títulos como Os Mosqueteiros do Rei (1871), A 
Máscara (1876), Ninon de Lenclos, Palma (ambas de 1878), Emma de Catania
 e Leona (ambas de 1882), Os Ciganos e Oldrada (esboçadas em 1884), 
Morena (1887), Cântico dos Cânticos e Kaila, respectivamente iniciadas e
 deixadas interminadas em 1890 e 1894.
Campinas, na condição de berço do grande compositor de ópera, Carlos 
Gomes, precisa de uma vez por todas assumir e se conscientizar de sua 
vocação para a música lírica. Esta cidade é predestinada para a música 
erudita desde os albores do século XIX, quando aportou por estas plagas 
Manoel José Gomes, pai de José Pedro de Sant?Anna Gomes e de Carlos 
Gomes? Foi quando tudo começou para que a Vila de São Carlos, depois 
florescente vilarejo, e após esta pujante urbe, se transformasse em 
incomparável incubadora de bandas de música, orquestras, grupos 
musicais, compositores, cantores líricos, conforme nos informa Lenita 
Waldige Mendes Nogueira, em seu livro ?Música em Campinas nos últimos 
anos do Império?? Não fosse a febre amarela haver dizimado, ou exilado, 
parte da população nos tempos da epidemia, Campinas teria gerado e 
conhecido ainda mais compositores talentosos de quantos possui em sua 
história.
Quantas outras cidades, no País, e em outros Países, podem se 
orgulhar de possuir, em sua história, um filho com tal qualidade 
musical, como a que emoldurou o gênio gomesiano? Quantas outras cidades 
serviram de berço a esses rebentos de vida iluminados, de eloquente 
poder comunicativo, e que descobrindo sua potencialidade, souberam 
transpor obstáculos, elevar-se acima das vicissitudes da vida, romper 
convenções e limites, arrojando-se entre os melhores do seu tempo ?
Nesse aspecto, Carlos Gomes foi para Campinas um predestinado, um 
quase milagre, quando observadas as condições econômicas e sociais da 
então Vila de São Carlos, em 1836, de menos de 7 mil habitantes. Ali, o 
menino Tonico de Campinas cresceu cercado pelos instrumentos da banda do
 pai Maneco Músico. Brincou, limpou, guardou, montou e desmontou... e 
aprendeu naqueles metais, madeiras e bumbos, a arte de produzir sons e 
harmonias. Foi aquele o seu universo na pacata vila, sua primeira escola
 de música. Acompanhar o pai, mestre de capela da Matriz, o fez conhecer
 e gostar dos cânticos sacros, espiritualizados, místicos, ressoando 
pelo vasto salão consagrado a suscitar e respaldar rezas, loas e 
ladainhas. Depois, nos coretos e espaços abertos, entusiasmou-se e 
vibrou com as clarinetadas, bombardinos, trompas e trompetes, marcados 
pela percussão e pelo seu triângulo, chamados de ?ferrinhos? pelos seus 
biógrafos.
O ?Tonico de Campinas? fez-se moço sob os mimos de seu irmão mais 
velho, o Juca Sant?Anna Gomes, também músico talentoso, baixo o rigor do
 pai, professor e regente Maneco Músico, e sentia-se bem se entendendo 
com os demais músicos da banda do pai. Foi essa a estrutura que o rodeou
 e sustentou sua vocação imanente de compositor. Suplantar tais 
restritos limites foi seu maior desafio em busca do sonho - nele 
desperto - de compor óperas. Arthur Imbassahy, em artigo publicado na 
Revista Brasileira de Música, assegura: ?Carlos Gomes não tinha outras 
ambições que não as da glória, e esta só lhe adviria das suas óperas, 
sempre opulentas do mais variado colorido que lhe podia oferecer a 
musica inspirativa. A ambição do dinheiro nunca o preocupou?.
Mercê de sua grande capacidade de conceber sonoridades, organizar e 
dirigir suas óperas, confrontar e ultrapassar os prosaicos problemas da 
vida, jamais se abatendo ou se deixando derrotar, Carlos Gomes elevou o 
nome de Campinas até o seu pedestal glorioso. Rompeu as fronteiras 
internacionais e fez de seu torrão natal um nome conhecido e reconhecido
 nos Continentes. Sua obra não foi esquecida pelos grandes teatros 
mundiais, onde ainda é executada e aplaudida.
Benedito Otávio, em ?A Morte do Condor?, compõe versos ao Maestro Carlos Gomes:
Apresentava o gênio, em melodia rara,
O afeto de Cecilia, a dor cruel de Ilara,
Da Tudor, a paixão, do Condor, o revés;
E o doce murmurar do calmo Paraíba,
E o horríssono rugir dos fortes Aimorés;
De Salvador, o esforço e, do mar, ao ribombo
A esperança a fulgir nos olhos de Colombo.
Os medonhos parcéis passando sem temor!
E ao som da sinfonia assim clamava a Glória:
Gênio! Tu viverás nas páginas da história,
Oh, águia portentosa, impávido condor!
 GÊNIO DAS AMÉRICAS 
 









 
 
Um belo texto de sensibilização!
ResponderExcluirA mediocridade dos governos do Brasil são um vilipendio aos nossos
ResponderExcluirherois nacionais. CARLOS GOMES,merece
que lhe façam Justiça. Sua arte e
gênio musical estão acima dessa
escória que ocupa o Poder Publico.