Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

CURTINDO A EUROPA - TOSCANA



A BUCÓLICA TOSCANA
Parece um postal, mas esta foto foi batida por mim, dentro do nosso carro...uma paisagem fantástica ! -  2012

A Toscana é uma região da Itália central com cerca de 3,7 milhões de habitantes e 22.997 km², cuja capital é Florença. Tem limites a noroeste com a Ligúria, ao norte com a Emília-Romagna, a leste com Marcas e Úmbria e ao sul com o Lácio. 
 Deixamos a Ligúria e entramos na Toscana e a paisagem mudou... 2012

A oeste seus 397 km de litoral são banhados pelo Mar Lígure e o Mar Tirreno. A Toscana administra ainda as ilhas do Arquipélago Toscano, a principal das quais é a Ilha de Elba. A Toscana é uma das maiores regiões italianas em território e número de habitantes.
Caminho de ciprestes, como na novela da Globo, onde Tony Ramos foi o protagonista. Esqueci o nome da novela, mas não me esqueci da paisagem da Toscana e prometi a mim mesma de, um dia, ir até lá... e cá estou !

A região da Toscana apresenta uma forma triangular que cobre uma extensão de 22.997 km². Situa-se na Itália central e é banhada pelo Mar da Ligúria e o Mar Tirreno. No relevo da região, predominam os morros e colinas (66,5%) bem como importantes formações montanhosas (25,1%). As áreas de planície são relativamente poucas (8,4%).
 Ao percorrer estas estradas, sabíamos que logo chegaríamos em Florença. - 2012

O Monte Pisanino (1.946 metros), nos Alpes Apuanos, é o ponto culminante da região. Ao longo da costa existem numerosas ilhas, incluindo Elba, a terceira maior ilha italiana em extensão. O principal rio é o Arno, que atravessa as cidades de Florença e Pisa.
 E logo depois de Florença, estaríamos chegando a Pisa. - 2012

Esta região é composta das seguintes províncias:
  • Arezzo (39 comunas)
  • Florença (44 comunas)
  • Grosseto (28 comunas)
  • Livorno (20 comunas)
  • Lucca (35 comunas)
  • Massa-Carrara (17 comunas)
  • Pisa (39 comunas)
  • Pistoia (22 comunas)
  • Prato (7 comunas)
  • Siena (36 comunas)
E logo em seguida chegaríamos a Siena. - 2012

Toscana é visitada o ano inteiro, turistas chegam para apreciar a paisagem, descobrir um pouco mais da história da Itália... se encantar !
Seja qual for a sua preferência, não deixe de conhecer tudo o que puder,
pois... cada pedacinho tem sua beleza particular e farão sua viagem para
uma Toscana inesquecível, como nós.
Como eu disse acima, são fotos que parecem postais, pois, a paisagem é belíssima ! - 2012

Donos de propriedades rurais na Toscana reformaram suas vilas e abriram as portas para oferecer ao turista a oportunidade de conhecer a cultura italiana e viver como um legítimo toscano, experimentando a autêntica vida dos moradores locais e participando de atividades do campo, como a colheita de uvas, azeitonas ou outras culturas.
Cada  pequeno burgo toscano guarda uma identidade própria e irredutível e seu espaço urbano é uma narrativa cativante.
As paisagens toscanas falam com eloquência do passado e do presente, a natureza transformada sempre com um sentido latente do belo.
As pequenas propriedades da Toscana, são responsáveis pelo cultivo de oliveiras, videiras e criação de ovelhas. É de onde saem o melhor azeite, vinho e queijo pecorino.
Seis localidades da Toscana são classificadas pela Unesco como Patrimônio Mundial: Siena, Florença, San Gimignano, Pisa, Vale d'Orcia e Pienza. O patrimônio deste região engloba a arquitetura, a pintura e escultura. Esta é também uma região famosa pelos seus vinhos.
 Os ciprestes dominam - 2012

A Toscana tornou-se uma identidade política, quando já o era geográfica e culturalmente, a partir do século XV, quando Florença iniciou a sua expansão com a aquisição de Pisa em 1405 e de Livorno em 1421. Siena juntou-se-lhes em 1555.
 Almoçamos neste restaurante à beira da estrada e comemos o melhor 'agnello' de nossa viagem e, é claro, acompanhado de um ótimo vinho da casa - 2012

Habitada pelos etruscos, ligou-se definitivamente a Roma em finais do século IV a.C. O seu nome Toscana, provém de "Tusci", ou tuscos, nome que se aplica também aos etruscos. Pela sua posição geográfica certamente viveu de muito perto as convulsões que agitaram a República Romana, depois o Império Romano e ainda os reinos dos bárbaros.
 Parecendo um colar de esmeraldas - 2012

Os francos ocuparam esta região em 774, que ficou sob a posse dos Condes de Lucca (mais tarde, marqueses da Toscana). Estes, bastante influentes na vida política da península Itálica, ao ponto de interferir com as eleições papais, terminaram a sua dinastia com a condessa Matilde, que legou o território em testamento aos Estados Pontifícios. O Império germânico, então em luta contra os Estados Pontifícios, negou a validade desse testamento. A salvo destas lutas, a Toscana viu as suas principais cidades emanciparem-se e a reclamarem independência. Com a luta entre guelfos e gibelinos, Lucca, Pisa e Pistoia ficaram do lado dos primeiros e Florença pelos segundos. Se Pisa era então a cidade mais influente da Toscana, a sua sorte modificou-se em 1284, com a Batalha de Meliora, que marcou a ascensão de Florença. Esta cidade alargou a sua influência, sucessivamente, entre as cidades de Pistoia (1301), Volterra (1361), Arezzo, (1384) e Pisa, em 1405. Lucca e Siena mantiveram-se independentes.
Pouco a pouco, a Toscana passa para as mãos dos Médici, de Florença. Estes chegaram ao poder em 1421. Afastados por duas vezes (de 1495 a 1512 e de 1527 a 1530), conseguiram sempre retomar o poder na cidade e na região. O Ducado de Florença foi criado por Carlos V, em 1531, a pensar em Alexandre de Médici ("o Mouro"). Cosimo I de Medici, filho de Giovanni dalle Bande Nere, tornou-se duque em 1537 e, com a aquisição de Siena, em 1559, sob a paz de Cateau-Cambrésis, nasceu o Grão-ducado da Toscana. Em 1569, os membros da família receberam o título de grão-duques da Toscana, por decisão do papa Pio V.
Cosimo morreu em 1574, continuando a sucessão da família Médici até Gian Gastone (1723 - 1737), com a morte do qual, sem herdeiros, o grão-ducado passou para a família de Lorena. Estanislau Leszczynksi ficou com o território de Lorena e a Toscana foi dada a Francisco Estêvão de Lorena (Franscisco II da Toscana), casado com Maria Teresa, arquiduquesa da Áustria, como compensação pela perda. Em 1745, a casa dos Habsburgo-Lorena passou a ser da casa de Áustria, sendo eleitos para tomarem posse do Sacro Império Romano-Germânico em 1747, mantendo, contudo, a posse da região italiana. Sucedeu a Francisco, Leopoldo I (1765 - 1790) que, ao tornar-se imperador, resignou em 1790 a favor do seu filho, Fernando III.
 
A Toscana tem também uma longa faixa costeira no mar da Ligúria, com muitas praias propícias para banho e vela - Viareggio e Forte dei Marmi são dois resorts famosos ao norte; ao sul, os melhores são o Castiglione della Pescaia, o Talamone, Porto Ercole e Porto Santo Stefano - além do arquipélago que inclui a ilha de Elba.
 As românticas casas toscanas - 2012

A Terra é um lugar maravilhoso ! Paisagens incríveis em cada cidade de cada país por onde formos. Cidades históricas e turísticas, monumentos e patrimônios da humanidade que são verdadeiras maravilhas identificando cada povo e toda a diversidade cultural que existe em nosso planeta. 
É muito bom viajar !


ENTARDECER
 

Um comentário:

  1. Que sonho uma viagem assim!Parabéns,lindíssimas fotos!Adorei teu blog,bjs

    ResponderExcluir