Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

METRÔ DE ESTOCOLMO


 DIFERENTE E MUITO INTERESSANTE
Nas escavações dos túneis, deixaram a rocha viva para economizar tempo e dinheiro e no acabamento iluminaram e deram toques de arte, nada de extraordinário, vindo de um país com a 3ª melhor qualidade de vida do planeta. 
O Metropolitano de Estocolmo é o sistema de transportes ferroviários subterrâneos de Estocolmo. É o único metrô da Suécia. É gerido pela empresa Storstockholms Lokaltrafik.
Atualmente, é constituído exatamente por cem estações, das quais 53 se encontram à superfície e 47 debaixo da terra.

 Em 1933, foi dado início à construção de um túnel sob Södermalm, constituindo o primeiro passo para a concretização do metropolitano de Estocolmo. Pouco tempo mais tarde, começou a circular o hoje denominado Pré-metro, com elétricos ou bondes. Nessa altura, nasceu o nome Tunnelbannan (significando o comboio ou trem do túnel, em Português). Inicialmente, tinha apenas três estações em Södermalm, Slussen, Södra Bantorget (hoje chamada Medborgarplatsen) e Ringvägen (hoje chamada Skanstull). As estações foram assinaladas à superfície com um T, dentro de um círculo, simbolizando ao mesmo tempo um túnel e uma linha ferroviária. Em 1950, começou a circulação das verdadeiras carruagens de metropolitano.

A linha vermelha possui um total de 36 estações, das quais 15 se encontram à superfície. Estende-se por 41 238 metros,(18 metros mais curta que a linha verde). Foi inaugurada em 1964 (entre T-Centralen - Fruängen/Örnsberg). Antigamente, a linha vermelha era assinalada pela cor laranja nos mapas, mas, a partir dos anos 80, passou a ser assinalada pela cor vermelha.
 
A linha azul possui um total de 20 estações, encontrando-se uma delas à superfície. Existe ainda uma estação que não chegou a ser terminada, apesar de constar do plano original. 
 A linha verde possui um total de 49 estações, das quais 37 se encontram à superfície. Estende-se por 41 256 metros. Foi inaugurada em 1950.
 25 516 metros. Foi inaugurada em 1975 (entre T-Centralen - Hjulsta) 


OLHANDO NO ESPELHO

4 comentários:

  1. Belíssimo!!! Além de funcional. Interessante é que nossos presidentes adoram viajar para o exterior inúmeras vezes, quanto mais melhor, para fazer política. Porém quando se trata de trazer para o Brasil tecnologia e experiências de sucesso para serem aplicadas para o POVO (porque metrô é para o POVO somente). Isso não acontece. Porque será?

    ResponderExcluir
  2. Porque estão olhando para os bolsos e o umbigo, uai !

    ResponderExcluir
  3. Arte, arte, arte!

    http://derepentecinquenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir