Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

VAMOS PARA A PATAGÔNIA ARGENTINA ?

              
EL CALAFATE - CAPITAL NACIONAL DOS GLACIARES


                  El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa Cruz, Argentina próxima a fronteira com o Chile com aproximadamente 5.500 habitantes, distante cerca de 270 Km da capital provincial: Rio Gallegos.

                     É a cidade mais próxima ao Parque Nacional dos Glaciares, a cerca de 80 quilômetros, onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno  que encontra-se constantemente em evolução com diminuição de sua área  devido ao aquecimento global.Também próxima de outra importante geleira:  Glaciar Upsalla.
                 O nome El Calafate vem do arbusto Berberis microphylla que nasce na região e produz uma pequena fruta da qual se fazem doces e geléias.
                   É uma pequena cidade em franco desenvolvimento turístico, oferecendo boa estrutura hoteleira, um aeroporto moderno e ótima opções de turismo. Suas estradas são muito boas, sinalizadas, porém de pouco movimento. 
                     El Calafate possui clima frio, com média anual de sete graus, temperaturas máximas por volta dos treze graus e mínimas por volta dos dez abaixo de zero.
                  Na região habitam exemplos extraordinários da fauna como o zorrino patagônico (como um gambá de faixa branca nas costas), o huemul (cervo), a águia  Mora, patos dos torrentes, cauquenes, entre outros.
                          A maior atração é o extraordinário Parque Nacional dos Glaciares, fundado em 1937 e declarado patrimônio da humanidade em 1981. Possui extensão de 725 mil hectares. 
                     Nele se localizam os glaciares Perito Moreno, Upsala, O'nelli, Spegazzinni, entre outros. 
 São imponentes sentinelas de neve depositados por séculos em suas origens, no alto da cordilheira dos Andes. 
                            Descem por extensões de que chegam a 170 km. 
 São formados basicamente de neve compactada, possuindo milhares de nuances do branco ao azul. 
                        Na sua maioria, terminam no lago Argentino, onde se fragmentam desde farelo de gelo à grandes icebergs, descendo lentamente o leito do lago até seu derretimento. 
                          Os glaciares movem-se até um metro por dia, atritando-se violentamente com o terreno, moldando-o e lançando no lago sedimentos finissimos,que ficam em suspensão na água, formando o leite dos glaciares.
                           Esta será nossa próxima viagem, no dia 8 de agosto de 2011. Já que o Alaska é muito longe, como sou louca para conhecer os gigantescos icebergs de perto, vamos para a Patagônia, se Deus quiser !
BONS PRESSÁGIOS

Um comentário: