Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

SUCESSO NA ÁUSTRIA

relojes web gratis
Na Áustria, Osesp toca russos com coesão 
 SIDNEY MOLINA
ENVIADO ESPECIAL A SALZBURGO 

  "Em sexta chuvosa (12/11), a Grosses Festspielhaus (Grande Sala do Festival) de Salzburgo estava lotada --pelo segundo dia consecutivo-- para assistir à Orquestra Sinfônica de São Paulo.

               Sob a regência de Yan Pascal Tortelier
                   o concerto focado em compositores russos contou com a presença, na plateia, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador de São Paulo, Alberto Goldman.
                  As cordas da orquestra estavam especialmente coesas: timbre homogêneo, expressividade, concentração e bom aproveitamento da acústica para contrastes de dinâmica. 

                 Antes das obras russas, a "ALVORADA" da ópera "LO SCHIAVO", de CARLOS GOMES (1836-1896), já mostrava uma sonoridade encorpada, diferente da do dia anterior. E a citação final do "INNO DELLA LIBERTÀ" parece ter sido a melhor da turnê até aqui. 
                        Nunca é demais ressaltar as qualidades do violoncelista Antonio Meneses, solista do "Concerto n.1", de Dmitri Shostakovich (1906-1975): volume sonoro do tamanho da sala, técnica perfeita, elegância estilística e raro senso de diálogo camerístico com a orquestra (destaque para o trompista Dante Yenque).
                       Mas a sua performance foi particularmente inspirada, forte e extrovertida -talvez porque, nesse mesmo lugar, ele, ainda jovem, tocara sob a regência do lendário Herbert von Karajan (1908-1989).
                       Como em Viena, o seu bis foi a "Sarabande" da "Suíte n.1 para violoncelo solo", de Bach (1685-1750).
                       A "Sinfonia n. 2", de Sergei Rachmaninov (1873-1943), ocupou toda a segunda parte do programa.
                       Dedicado aos detalhes de cada frase, Tortelier enfatizou igualmente a continuidade, a emergência dos motivos que perpassam de um movimento ao outro -como o resgate do "Largo" inicial no terceiro movimento.
                      Ao contrário do público brasileiro, os austríacos dificilmente aplaudem de pé.
                      Mas, depois de minutos de incessantes palmas, começam a bater também os pés, e, com isso, ganharam dois bis de compositores brasileiros (Villa-Lobos e Edu Lobo).
                     Os dois concertos da Osesp foram os primeiros de uma orquestra das Américas na temporada regular da sala.
                     Foram muito bem-sucedidos, o que motivou o convite -anunciado logo após a apresentação- para retornar daqui a três anos.
                    O crítico SIDNEY MOLINA viajou a convite da Osesp 

 

Um comentário: