Páginas

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

HERMITAGE


O Hermitage é um dos maiores museus do mundo- se não o maior - tanto pela grandiosidade de sua arquitetura e construção como pelo imenso e precioso acervo que possui.
O Museu Russo é um museu de arte localizado em São Petersburgo, na Rússia. Sua vasta coleção compreende cerca de 400 mil itens, de todas as escolas e gêneros que floresceram ao longo da história da Rússia, e é a maior em seu gênero em todo o mundo. 
O Museu Russo é ainda um reputado centro de pesquisas acadêmicas, um grande centro educativo e o núcleo de uma rede de museus subsidiários em outras localizades do país. 
Como projetos relacionados o Museu mantém centros de exposição em mais dez cidades da Rússia e no exterior, além de editar publicações diversas sobre seu acervo.
As coleções permanentes estão instaladas no Palácio Mikhailovsky, no Palácio Stroganov, no Castelo de São Miguel e no Palácio de Mármore. O complexo inclui ainda os Jardins de Verão e a Casa de Verão de Pedro, o Grande.
O Museu foi criado por ordem do Czar Nicolau II em 1898, sendo de imediato instalado no Palácio Mikhailovsky, que fora construído para o Grão-Duque Mikhail Pavlovich, filho de Paulo I. Inicialmente a coleção era constituída de cerca de 1.500 peças provenientes do Museu Hermitage, do Museu da Academia de Artes e dos palácios imperiais.
Logo novas aquisições vieram de colecionadores privados, dobrando o acervo já na primeira década de sua existência. Foi novamente ampliado com a transferência da seção de antigüidades cristãs da Academia de Artes, incluindo ícones e esculturas, e com a doação de 95 pinturas da coleção Lobanov-Rostovsky, e desde então o acervo não cessou de crescer. 
Outras fontes iniciais importantes foram as coleções do Palácio de Alexandre em Tsarskoye Selo, de Nikolai Likhachev, e outras privadas menores.
Em 1909 foi indicado como curador do Departamento de Pintura P. Neradovsky, inaugurando uma fase de trabalho em bases científicas, reorganizando o sistema de exposições e atualizando a forma de abordagem da conservação e restauro das obras.
Durante a I Guerra Mundial parte da coleção foi transferida para Moscou, e em 1917 o museu foi fechado para o público, sendo logo estatizado e reaberto no primeiro aniversário da Revolução. Com o maciço confisco de acervos aristocráticos uma multiplicidade de novos itens passou a integrar a coleção do Museu Russo, e somente em 1922 o museu terminou sua reorganização administrativa e as reformas no prédio para melhoramentos na sua infraestrutura.
Na II Guerra Mundial novamente a coleção foi removida de sua sede, agora para o interior, retornando em 1945, e sendo reaberta depois de terminarem as obras de recuperação dos danos no edifício caudados pela guerra.
A partir de 1976 o museu se tornou o centro coodernador de todos os museus da Rússia, e em 1992 foi declarado patrimônio nacional.

 PERFIL
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário