Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

SINFÔNICA DE TATUÍ


 Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí estreia temporada no dia 12 de março
Maestro João Maurício Galindo imprime mescla de músicas erudita e popular em 2011
                                   A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí - instituição do Governo do Estado de São Paulo, faz no próximo sábado, dia 12 de março, a estreia de sua temporada em 2011. O concerto será às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí. 
                                   A apresentação terá regência do maestro João Maurício Galindo, que assume a direção artística do grupo nesta temporada e faz da mescla de músicas erudita e popular a principal característica das apresentações.
                                  O repertório do concerto de estreia de temporada traz três obras especiais: Abertura Candide, de Leonard Bernstein; Sinfonia nº 3, de Franz Schubert; e Sinfonieta Seconda – Carnevale.
                                A obra “Candide” estreou em 1956 e foi sofrendo revisões e acréscimos ao longo dos anos, assinados por nomes de relevância na música e na literatura do século XX como Stephen Sondheim, Dorothy Parker, Richard Wilbur e John La Touche. É uma obra polêmica desde a sua estreia que traz vai das referências ao barroco até aos musicais da Broadway, de Strauss aos corais ingleses e às tradições espanholas. Ela foi solicitada a Leonard Bernstein em 1953 pela dramaturga Lillian Hellman, que propôs a criação de um musical baseado na novela "Cândido, ou o Otimismo", de Voltaire (1694-1778), uma sátira às correntes filosóficas da moda no século XVIII – a chamada Idade das Luzes. Na verdade, Hellman queria evidenciar o paralelo com a perseguição macartista – o inquisitório Comitê de Atividades Anti-Americanas que caçava artistas e figuras públicas "denunciadas" como comunistas no período Eisenhower.
                          A Sinfonia nº 3 é do austríaco Franz Schubert, compositor do fim da era clássica, com um estilo inovador e poético do romanticismo. Ele escreveu cerca de 600 canções e é, hoje, considerado um dos compositores mais importantes da história da música.
                         O tom popular do concerto será dado pela obra “Sinfonietta Seconda: Carnevale”, de Ernani Aguiar. Escrita em 2003 é dedicada a Dalva Duarte, esposa do maestro Roberto Duarte. Embora tenha uma estrutura clássica com quatro movimentos, a obra é uma alusão às cores sonoras do carnaval brasileiro, utilizando-se de danças populares carnavalescas animadas por um conjunto instrumental de percussão. O primeiro movimento chamado "Samba", caracteriza-se por suas camadas de instrumentos de percussão com seus ritmos conflitantes. Além da percussão destacam-se os gritos agudos dos instrumentos de sopro de madeira que estão muito em evidencia neste movimento rápido e vivaz.
                             O "Frevo" é o segundo movimento. É uma dança nativa do nordeste brasileiro, mais especificamente do Estado de Pernambuco. É o ritmo brasileiro de maior destaque deste estado brasileiro, de tempo muito rápido e de coreografia difícil. Abre com um tambor que estabelece na obra um truncado ritmo sincopado, sendo apoiados harmonicamente pelos instrumentos de sopro e as cordas. A "Marcha Rancho" é o terceiro e o movimento mais lento da sinfonia. Permite as cordas como as trompas mostrar o brilho do tema melódico. Um tema cíclico advindo do primeiro movimento é apresentado com harmonias diferentes. 
                         "Escola de Samba", o quarto movimento encerra a sinfonia. Os sopros, os instrumentos de percussão e as cordas voltam ao início da sinfonia onde aparecem os ritmos do samba do primeiro movimento.
                          Este será o primeiro concerto do grupo na temporada regida por João Maurício Galindo, também diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Atuou frente a várias orquestras no Brasil e exterior, como a Petrobrás Pró-Música, Sinfônica do Paraná, Sinfônica de Sergipe, Sinfônica de Campinas, Amazonas Filarmônica, Sinfônica da Província de Bari, Itália e Filarmônica de Belgrado, entre outras. Apresenta dois programas na Rádio Cultura FM - o “Pergunte ao Maestro” e o “Encontro com o Maestro”. É um dos criadores da série de concertos infantis “O Aprendiz de Maestro”, realizada há dez anos na Sala São Paulo com espetáculos didáticos infantis que combinam música e teatro. É também autor do livro “Música: Pare para Ouvir”, editado pela Melhoramentos em 2009. Bacharel em música pelo Instituto de Artes da Unesp, é pós-graduado pela Escola da Comunicação e Artes da USP. Sua atividade artística é marcada pelo esforço em desmistificar a música de concerto e levá-la aos mais diferentes públicos.
 O Conservatório             
                              O Conservatório de Tatuí é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, uma das Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura na gestão de espaços culturais. Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. 
                             A excelência de seu ensino tem reconhecimento internacional, tanto que a escola localizada a 130km da capital concentra estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e, ainda, de países da América Latina, Estados Unidos e Japão. Além de oferecer excelência em ensino, o Conservatório de Tatuí notabiliza-se ao concentrar diferentes cursos instrumentais, de canto, luteria e artes cênicas.
FELIZ CARNAVAL !

Nenhum comentário:

Postar um comentário