Páginas

segunda-feira, 7 de março de 2011

CONHEÇA O PARQUE DAS AVES DA FOZ DO IGUAÇU

PARQUE DAS AVES DA RESERVA FLORESTAL DA FOZ DO IGUAÇU
 O Parque das Aves foi o segundo lugar que visitamos nesta nossa deliciosa viagem.
Um lugar fantástico, muito bem cuidado e organizado, com animais lindíssimos e absolutamente dóceis.
                         O Parque das Aves é uma atração para os amantes do ecoturismo. Possui uma área de 16,5 hectares, quatro dos quais abrigam viveiros e instalações. 
                 A área restante é destinada à proteção ambiental. Trilhas por entre as matas escondem viveiros integrados à floresta. 
                    No viveiro dos pássaros nativos, aves de cores deslumbrantes sobrevoam e pousam a poucos metros do visitante. Nos viveiros denominados "floresta" e "pantanal", uma área de 630 metros quadrados e oito metros de altura representa o habitat destes ecossistemas brasileiros. 

Esta sequência eu não resisti fazer, pois, a avezinha era muito dócil ! Veio se aproximando de nós. Meu marido fez carinho nela e pareceu-nos que ela estava adorando !
                    Os visitantes podem até experimentar como é a vida nesses ambientes, entrando nos viveiros. 
                    O parque, localizado a 8 km do centro de Foz do Iguaçu, abriga mais de 500 aves, entre espécies brasileiras e de outros continentes, como loris, periquitos, araras, flamingos e grous. 
                  Possui também programas de reprodução em cativeiro, de educação ambiental e visitas com orientação de biólogos.
                        O Parque das Aves Foz Tropicana é um empreendimento privado, localizado em uma das regiões mais belas do planeta, próximo às Cataratas do Rio Iguaçu, Estado do Paraná. O Parque das Aves foi criado em 1994, pelo casal Dennis e Anna Sophie Helene Croukamp.
                          Está localizado no quilômetro 16,5 da Avenida das Cataratas, aproximadamente, a 300 metros da entrada do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu. 
                Próximo uns 15 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu e a menos de 2 km do aeroporto internacional de Foz do Iguaçu.
                         A cidade de Foz do Iguaçu está na região Sul do Brasil, no Estado do Paraná, a 25º de latitude sul e 55º de latitude oeste, na fronteira com a Argentina e o Paraguai.
 Casulos de borboletas, pois, lá também existe um Borboletário.

                       Distancia, aproximadamente, 650 km de Curitiba e 1.000 quilômetros de São Paulo – de onde o tempo de vôo estimado é de uma hora e meia.
                         Em Foz do Iguaçu, a fauna e a flora são bastante representativas. O principal atrativo desse segmento é o Parque Nacional do Iguaçu, que é considerado uma das últimas reservas florestais de Mata Atlântica do tipo estacional semidecidual do Brasil e a maior reserva de floresta pluvial subtropical do mundo, com mais de 185.000 hectares.
                          Os visitantes seguem uma trilha pavimentada de aproximadamente 1.000 metros, que leva a diversos viveiros de aves, perfeitamente integrados à floresta.
                      Nestes recintos é permitido entrar, ficando-se frente a frente com as aves. Tucanos, araras, periquitos e outras aves tropicais pousam a poucos metros do visitante, tornando a visita inesquecível. 
                    É o local perfeito para fotografar e conhecer as aves existentes no Brasil.
Atualmente, o Parque das Aves possui 900 aves de 150 espécies, aproximadamente. As aves brasileiras predominam, porém espécies da África, Ásia e Austrália também estão representadas. 
 Desenvolve-se ainda um trabalho reconhecido de educação, pesquisa e conservação ambiental.

                  O passeio tem duração aproximada de uma hora. O Parque das Aves dispõe de estacionamento, lanchonete e loja de souvenirs em ambiente agradável, cercado por viveiros, cascatas e florestas. Neste local, há a possibilidade de fotografar e tocar em aves mansas.
                    Outras grandes atrações incluem um borboletário, viveiro de beija-flores e setor de répteis, onde cobras e jacarés ficam a poucos metros dos olhares atentos e curiosos dos turistas.
 Eles recriaram dois ecossistemas: o Pantanal Matogrossense e um viveiro-floresta só com espécies da Mata Atlântica. No Parque das Aves eles também criaram um pequeno viveiro temático sobre a savana africana, com grous-coroados, galinhas-d’angola vulturinas e guteras, e palmípedes variados.
                      No parque há uma espécie fêmea do flamingo-rosa (Phoenicopterus ruber) chamada “Vitória”, a qual foi a primeira cria de flamingos do Parque das Aves e que já teve filhotes, com isso, tornou-se avó! Nota: Três casais foram trocados por guarás-vermelho e enviados para o Pará.
                          Eles têm espécies como jaburus no Viveiro Pantanal, e um setor só para psitacídeos ameaçados. 
               Também trouxeram sucuris e estão novamente expondo as jiboias, que ficaram um tempo longe do recinto de exposição. 

Tem-se a impressão de que se está na floresta, cercada de animais. Às vezes ficamos dentro de um viveiro com muitas araras, outras vezes com borboletas de todos os tamanhos e cores.
Um passeio inesquecível, para quem gosta de natureza ! Ganhei até uma muda de um cactus pendente que não conhecia.
Curtam outras fotos:

 Amanhã, contarei sobre as Cataratas do Iguaçu. Outra maravilha da natureza !
 FELIZ CARNAVAL !
 

3 comentários:

  1. Denise
    Que belas fotos em meio aos animais e a natureza, nesse pedaço do paraíso aqui na terra.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos
    Rosana

    ResponderExcluir
  2. Tiver o prazer de conhecê-lo, Denise!
    Belíssimas fotos.

    ResponderExcluir