Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

RECITAL DE DUETOS

Tenor e barítono cantam árias e duetos em recital
                     A ABAL Campinas apresenta na próxima sexta-feira, dia 17/6, às 20 horas, na Sala CARLOS GOMES, no Centro de Convivência Cultural CARLOS GOMES, mais um recital da série Encontros Musicais, reunindo o tenor Wilson de Martini e o barítono José Luiz Águedo-Silva em árias e duetos líricos de óperas como “Pescadores de Pérolas”, Carmen, Don Carlo, La Bohème, Otello, La Forza del Destino e Attila. No acompanhamento musical atua o pianista Chiquinho Costa.

                    O tenor Wilson de Martini iniciou seus estudos de canto muito jovem em São Paulo com a mestra alemã Bertha Lang, prosseguindo-os mais tarde com as professoras Magdalena Lebeis e Leila Farah. Tomou classes de teoria musical com o baixo Zuinglio Faustini e de solfejo no Conservatório Moura Lacerda em São Paulo. Foi solista do coral Cantoria Ars Sacra sob as regências de Davi Machado e Samuel Kerr. Mais tarde foi membro fundador e tenor solista do Coral Pro Musica Sacra de São Paulo sob a regência de Luiz Roberto Borges. Em 1981 foi convidado a integrar a formação do quinteto de solistas vocais “Mestres Cantores de São Paulo” que estreou com grande sucesso na sala Claudio Santoro no Festival de Inverno de Campos de Jordão, naquele ano. Os demais integrantes eram Niza de Castro Tank, Martha Herr, Lenice Prioli e Zuinglio Faustini. O quinteto teve carreira de sucesso naquele e nos anos posteriores, apresentando-se em São Paulo, Rio de Janeiro e outras capitais de estados e cidades importantes no Brasil. Atuou nesse conjunto até 1984 ocasião em que, por motivos familiares e profissionais, mudou-se para a cidade de Campinas passando a dedicar-se à sua profissão de engenheiro em importante indústria multinacional. Nas décadas de 70 e 80 participou de diversas Vesperais Líricas, executadas na escadaria do saguão principal do Teatro Municipal de São Paulo. Nessas ocasiões apresentou-se como tenor principal nas cortinas líricas das operas Rigoletto, La Traviata, Contos de Hoffmann e Manon, de Massenet.
Em 1980 fez o papel de Nadir, na ópera “Os Pescadores de Perolas”, encenada no Teatro Arthur Azevedo pelo Teatro Lírico de Equipe.
Em 1982, foi o Tamino na montagem da opera “A Flauta Mágica” levada em Português no Teatro Nacional de Brasília sob a regência do maestro Manuel Ivo Cruz, vindo de Portugal e especialmente convidado para essas apresentações. Como rainha da Noite atuou Niza Tank e como Sarastro, Zuinglio Faustini.
Alem das apresentações em operas, atuou como tenor solista em Missas, Oratórios e na Nona Sinfonia de Beethoven e sob a regência de renomados maestros como Eleazar de Carvalho, Isaac Karabitchewski, Simon Blech, Gerard Devos, Jamil Maluf, Luiz Roberto Borges, Diogo Pacheco e outros. Atualmente, dedica-se às atividades musicais participando de inúmeros concertos da Associação Brasileira CARLOS GOMES de Artistas Líricos (ABAL) com grande sucesso. Sua voz, saúde e disposição física não sofreram desgaste com a maturidade. Sua técnica vocal aperfeiçoou-se ao longo dos anos e hoje enfrenta papeis líricos e mais fortes (por exemplo o dueto “Sento una Forza...” de O GUARANY de CARLOS GOMES), com segurança e confortavelmente.

              O barítono José Luiz Águedo-Silva estuda canto lírico com o tenor André Minutti e, de 2002 a 2010, estudou repertório com o mezzosoprano Vânia Pajares, na matéria Ópera Estúdio (Instituto de Artes da Unicamp). Continua a cursar a matéria, ministrada agora pelo barítono Luciano Simões. Participou do VIII, do IX e do X Concurso Internacional de Canto Maria Callas (2007, 2009 e 2011), na Categoria Ópera, e das três primeiras edições do Concurso Carlos Gomes de Incentivo a Jovens Cantores (2008 a 2010), bem como de masterclasses de renomados artistas líricos: Kohdo Tanaka, Regina Elena Mesquita, Inácio de Nonno e Marília Vargas. Apresentou-se em diversos recitais e eventos nas cidades de Itatiba e região, e nos últimos anos tem se dedicado também às atividades de compositor e libretista.

Bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade, é Diretor Artístico da ABAL-Campinas. Sendo ainda escritor e poeta, é membro da AEPTI (Associação dos Escritores, Pintores, Poetas e Trovadores de Itatiba), de cujas antologias anuais participa desde 1998 com textos e poemas. Em 2011 passou a integrar o grupo coral Collegium Vocale Campinas, regido por Akira Kawamoto.

                Chiquinho Costa estará responsável pelo acompanhamento musical. O pianista é bacharel em Piano e Mestre em Música pela UNICAMP. Chiquinho Costa tem se especializado na área de correpetição para cantores, com participação em inúmeros recitais em Campinas e região; além de cinco edições do Festival Nacional de Canto em Piracicaba; em quatro Festivais de Música de Londrina; na classe de Ópera Estudio, com os professores Niza de Castro Tank, Inácio de Nonno, Marília Vargas, entre outros. Atualmente cursa Doutorado em Música na UNICAMP. Apresentou-se, como pianista convidado, em concertos oficiais da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e da Orquestra Jovem de Campinas, bem como tem sob sua responsabilidade cursos de Música e Piano, e atuações em celebrações litúrgicas da Arquidiocese de Campinas.
 ARTISTA DOS ANDES

Nenhum comentário:

Postar um comentário