Páginas

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

A ARTE DE HO


GAYLORD HO
Gaylord Ho nasceu 11 de abril de 1950, em Hsin-Wu, Taiwan . Nascido de pais agricultores e pobres, Gaylord passou a maior parte de seu tempo livre ajudando, junto com seu irmão, com as tarefas de arriscar a vida em uma fazenda de arroz perto de Taiwan. 
Seus pais, embora certamente não bem financeiramente, acreditavam firmemente na educação. Gaylord foi enviado para o sistema de ensino público, logo que ele se tornou maior de idade.
Ele não era, no entanto, excluído das suas funções na fazenda e passou muitas tardes e feriados trabalhando nos arrozais, arrancando ervas daninhas e grama, para o plantio de arroz ou colhendo as últimas safras. O búfalo era o equipamento agrícola principal do dia.
Depois de frequentar o sistema escolar local, Gaylord entrou e se formou na Taiwan National Academy of Arts . Seus pais eram tolerantes com suas inclinações artísticas; Gaylord diz que sua primeira incursão na arte foi com giz de cera na parede da cozinha sua mãe. 
Eles não foram, no entanto, convencidos de que a arte era uma ocupação boa ou uma boa maneira de ganhar a vida. Gaylord se formou como o primeiro de sua classe. Com esculturas de estudante venceu a Exposição Nacional de Escultura. 
Embora aclamado como estudante, Gaylord percebeu que ele ainda tinha de encontrar um caminho para a sua arte para proporcionar uma vida.
Depois de cumprir sua obrigação militar, (todos os meninos de Taiwan devem passar dois anos no serviço militar depois de se formarem na faculdade), ele decidiu que poderia avançar suas habilidades de escultura, estudando com alguns dos grandes escultores japoneses do dia. 
Ele viajou para a Cidade de Seto, Japão, fora de Nagoya, e viveu como um aprendiz em 1975 e novamente em 1977. A oportunidade de aprender era grande. As condições em que ele viveu e aprendeu não foram tão boas. 
Gaylord explica que comeu sopa de missô todos os dias no café da manhã, no almoço e depois novamente no jantar. Quando jovem, ele teve apenas o suficiente para sobreviver e ele ainda diz que tinha fome todos os dias.
A experiência, no entanto, deu-lhe aguçadas habilidades de escultura e um profundo conhecimento das técnicas de porcelana e cerâmica.  
De volta a Taiwan, ele usou essas habilidades recém-adquiridas para obter um emprego em uma fábrica de porcelana bem conhecida. Durante este período, em 1979, ele e sua parceira, Lúcia, criaram o Nomiso Centro de Design de porcelana. Em 1986, o nome foi mudado para Gaylord Corporação Design. Gaylord Design está comemorando seu 25 º aniversário de negócio este ano.

MATERNIDADE

2 comentários:

  1. Esse chinês é fantástico. traços delicados e bem elaborados, suavidade na composição, riqueza de detalhes sem cair no exagero, enfim, na minha modestaopinião, é o escultor do momento. Liliana

    ResponderExcluir