Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

AMÉRICA DO SUL !


AS MARAVILHAS DA AMÉRICA DO SUL
 Cataratas do Iguaçú: já estive aqui - é um tesouro

A América do Sul é um subcontinente que compreende a porção meridional da América. Sua extensão é de 17 819 100 km², abrangendo 12% da superfície terrestre e 6% da população mundial. 
 Glaciar Perito Moreno - Patagônia Argentina: já estive aqui - é um deslumbramento !

Une-se à América Central, ao norte, pelo istmo do Panamá e separa-se da Antártica pelo estreito de Drake. Tem uma extensão de 7 500 km desde o mar do Caribe até o cabo Horn, ponto extremo sul do continente. 
 Fitz Roy - Patagônia Argentina: já estive aqui - uma beleza !

Os outros pontos extremos da América do Sul são: ao norte a Punta Gallinas, na Colômbia, ao leste a Ponta do Seixas, no Brasil, e a oeste a Punta Pariñas, no Peru. Seus limites naturais são: ao norte com o mar do Caribe; a leste, nordeste e sudeste com o oceano Atlântico; e a oeste com o oceano Pacífico.
Ilha Grande - Rio de Janeiro - já estive aqui, quando meus filhos eram pequenos - aqui vimos peixes- voadores !

No século XIX, o continente recebeu cerca de 15 milhões de imigrantes provenientes da Europa, e sofreu influências culturais e ideológicas tanto dos Estados Unidos quanto da Europa. A rápida urbanização superou a oferta de emprego e moradia.
Ilha de Fernando de Noronha - Pernambuco - já estive aqui - um dos lugares mais bonitos que conheci até hoje !

Como esforço para estimular o comércio, a produção e a integração sul-americana como um todo, firmaram-se acordos e organizações econômicos como o Pacto do ABC em 1915, a Comunidade Andina de Nações (CAN) em 1969, a Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) em 1960, que foi substituída pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio (ALADI) em 1981, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) em 1995. 
 Tierra del Fuego - Argentina - não conheço, mas estou indo agora, dia 15 de Janeiro !

E em 23 de maio de 2008, foi assinado o Tratado Constitutivo da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) na cidade de Brasília, onde foi estruturada e oficializada a União estabelecendo oficialmente a integração econômica entre os Estados soberanos do subcontinente em meio à III Cúpula de Chefas e Chefes de Estado e de Governo da América do Sul.
 Península Valdés - Argentina - não conheço, mas estou indo agora, dia 15 de Janeiro !

A América do Sul possui vastos recursos naturais e graves problemas econômicos e sociais. Em razão do alto endividamento externo e interno, vários países sul-americanos aplicam as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que comprimem as contas públicas mas não eliminam as crises.
Lençóis Maranhenses - Maranhão - já estive aqui - um espetáculo à parte - sobrevoamos ! Vimos o pôr-do-sol aqui ! Indescritível !



Atualmente o Brasil é o líder dessa região com uma economia gigante, o pais ainda está de desenvolvimento e faz parte da sigla do grupo BRICS.
Torres del Paine - Chile - já avistei de longe, quando estávamos no topo de uma montanha (na Argentina), que fomos num jipe 4x4 e avistamos esta belezura de longe !

A indústria está concentrada no beneficiamento de produtos agrícolas e na produção de bens de consumo, com destaque para a indústria automobilística. 
 Pantanal ! Brasil - já conheço - nosso tesouro maior !
  
No Brasil e na Argentina encontra-se mais diversificada, abrangendo setores como extração, refino de petróleo e siderurgia. 

 Lugares que ainda não conheço na América do Sul:
O Brasil é responsável por cerca de três quintos da produção industrial sul-americana. A mineração inclui a extração de petróleo (com destaque para a Venezuela), cobre, estanho, manganês, ferro e outros. 
A agricultura é intensiva nas áreas tropicais, onde há culturas voltadas para a exportação (café, cacau, banana, cana-de-açúcar, cereais). A pecuária é praticada em larga escala no sul e no centro.
A América do Sul também é considerada, atualmente, o único continente do mundo sem nenhuma monarquia (embora as Ilhas Malvinas, normalmente consideradas como integrantes do continente, façam parte do Reino Unido.)

UM OUTRO FOCO

Um comentário: