Páginas

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A VIÚVA ALEGRE


relojes web gratis


ÓPERA A VIÚVA ALEGRE

A Viúva Alegre, de Franz Lehár, ganha montagem no Theatro São Pedro


 A produção, regida pelo maestro Emiliano Patarra, tem
direção cênica de William Pereira e figurino de Olintho Malaquias.

O Theatro São Pedro apresenta A Viúva Alegre, a opereta mais conhecida de Franz Lehár, composta em 1905, de quarta a sexta (01 a 03.12) às 20h30, sábado e domingo (04 e 05.12) às 17h. 
A produção, com a Orquestra do Theatro, tem a regência do maestro Emiliano Patarra, direção cênica de William Pereira, coreografias de Paulo Goulart Filho e figurino de Olintho Malaquias. A montagem é uma realização do Governo de São Paulo, com produção da APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte. Os ingressos custam R$ 20,00 (inteiro) e R$ 10,00 (meia-entrada).

A Viúva Alegre passa-se em Paris onde o embaixador de um país europeu imaginário empenha-se em fazer com que a rica viúva Ana se case com um compatriota, para que sua fortuna permaneça no país. 
A montagem conta com dois elencos. 
Gabriella Pace (Hanna Glawari), Edna D´Oliveira (Valencienne), Pedro Ometto (Graf Danilo Danilowitsch) e Miguel Geraldi (Camille de Rosillon) sobem ao palco na quarta, sexta e domingo. 
Gabriella Rossi (Hanna Glawari), Manuela Freua (Valencienne), Sebastião Teixeira (Graf Danilo Danilowitsch) e Sergio Wernec (Camille de Rosillon) se apresentam na quinta e sábado.

  EMILIANO PATARRA:
               Formado em regência pela Faculdade Santa Marcelina, recebeu a orientação, em sua formação, do Maestro Roberto Duarte. Freqüentou dois programas internacionais de aperfeiçoamento em Regência Orquestral, um com o maestro Guillermo Scarabino, realizado no Teatro Colón de Buenos Aires, outro com o maestro Luís Gorelik e a Orquestra Sinfônica de Concepción, Chile. Iniciou sua carreira como regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e trabalhou por 5 anos no SESC/SP, dirigindo a Orquestra de Cordas. No Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (antiga ULM) atuou, por 10 anos, como professor de Prática de Orquestra e dirigiu a Orquestra de Cordas. 
                     Entre 2001 e 2008, foi regente assistente e coordenador artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Leciona regência na Faculdade Santa Marcelina, é coordenador pedagógico do Guri Santa Marcelina e Diretor Artístico do Festival Música Nova. No ano de 2003 criou, na cidade de Guarulhos, a Orquestra Jovem Municipal, é o atual regente titular e diretor artístico do grupo. Também foi fundador e diretor musical do Núcleo de Ópera da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

  WILLIAM PEREIRA:

                      Graduado em Direção Teatral pela ECA/ USP em 1987, fez estágio em Direção Operística na English National Opera e Royal Opera House, em Londres, entre 1992 e 1993. Dirigiu montagens nas principais casas de ópera do país como Teatro Municipal de São Paulo (destaque para Pedro Malazartes, de Guarnieri; Colombo, de Carlos Gomes, e Olga, de Jorge Antunes), Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Os Pescadores de Pérolas, de Bizet), Palácio das Artes de Belo Horizonte (O Messias, de Haendel, e A Menina das Nuvens, de Villa-Lobos), Theatro da Paz (Il Guarany, de Carlos Gomes), Teatro Amazonas (Madama Butterfly, de Puccini, Le Nozze de Fígaro, de Mozart e Romeo et Juliette, de Gounod) e Theatro São Pedro (A Tempestade, de Ronaldo Miranda, Gianni Schicchi, de Puccini e Il Barbieri di Siviglia, de Rossini).

AUDIODESCRIÇÃO:

              A Viúva Alegre será acessível para pessoas com deficiência visual. Cada apresentação terá uma cota de 15 pares de ingressos gratuitos para esse público.
              As pessoas com deficiência visual (que podem estar acompanhadas de cães-guia) recebem fones de ouvido para escutar a tradução simultânea do alemão para o português e a audiodescrição, inserida no intervalo dos diálogos. As récitas contam com uma estrutura especial com monitores, que vão orientar a plateia sobre seus lugares. A ópera também tem programa em Braille. A audiodescrição será realizada somente nas récitas dos dias 03, 04 e 05.12.


  A Viúva Alegre, de Franz Lehár
Realização: Governo do Estado de São Paulo
Produção e direção artística: APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte
Com: Orquestra do Theatro São Pedro
Regência: Emiliano Patarra
Direção Cênica: Wiliam Pereira
Coreografia: Paulo Goulart Filho
Figurino: Olintho Malaquias

A entrada é gratuita para pessoas com deficiência visual. A reserva deve ser feita pelo telefone 3661-6529, com a Lucimar, com o limite de 15 pares por récita.

SOLISTAS:

Elenco 1
01/12 - Quarta-feira -20h30, 03/12 - Sexta-feira - 20h30 e 05/12 - Domingo -17h00

Hanna Glawari (Gabriella Pace), Valencienne (Edna D Oliveira), Graf Danilo Danilowitsch (Pedro Ometto), Camille de Rosillon (Miguel Geraldi), Raoul de Saint-Brioche (Marcos Liesenberg), Vicomte Cascada (Flávio Leite), Baron Mirko Zeta (Saulo Javan), Niegus (Alexandre Tenório), Bogdanowitsch (Johnny França).

Elenco 2
02/12 - Quinta-feira -20h30 e 04/12 - Sábado - 17h00

Hanna Glawari (Gabriella Rossi), Valencienne (Manuela Freua), Graf Danilo Danilowitsch (SEBASTIÃO TEIXEIRA), Camille de Rosillon (Sérgio Wernec), Raoul de Saint-Brioche (Marcos Liesenberg), Vicomte Cascada (Flávio Leite), Baron Mirko Zeta (Saulo Javan), Niegus (Alexandre Tenório), Bogdanowitsch (Johnny França).

No sábado estarei lá, na turma do gargarejo, para aplaudir e curtir o show que meu amigo Sebastião Teixeira certamente dará. 

2 comentários:

  1. favor estendam os dias.Fui apenas neste sábado mas a interpretação espetacular nos impõe assistir novamente.
    adoro a protofonia do guarani, sempre adorei e fiquei muito triste ao saber que Carlos Gomes morreu na miséria em Belém, acolhido por aquela cidade maravilhosa.Parabéns a seu amigo Sebastião.Maravilhosa interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Estou triste, porque não pude ir a São Paulo ontem e perdi meu amigo Sebastião brilhar mais uma vez, mas este depoimento, que infelizmente não sei de quem é, lavou-me a alma de verdade !
    Obrigada !

    ResponderExcluir