Páginas

domingo, 5 de dezembro de 2010

"A VIÚVA ALEGRE" - SUCESSO ABSOLUTO !!


Não pude ir, infelizmente, à apresentação de "A Viúva Alegre", à qual tanto queria ir, mas coloco aqui a crítica do espetáculo, que foi um estrondoso SUCESSO:


"A VIÚVA ALEGRE"
     de João Sarti
"Quarta-feira, dia 1º de dezembro, fui à estréia da opereta cômica “A Viúva Alegre”, no Teatro São Pedro, em São Paulo. Esse é o último espetáculo da excelente temporada 2010 do São Pedro, e, com certeza, escolheram a ópera certa para fechar o ano! As récitas vão até domingo.
“A Viúva Alegre", de Franz Lehár, estreou em 1905 e desde então é presença constante nos principais palcos do mundo. Entrecortando textos falados e cenas musicais, a opereta narra a história do embaixador de um país europeu que, em Paris, tenta fazer com que a rica viúva Hanna se case com um compatriota seu, o conde Danilo, a fim de que sua fortuna não precise deixar o país.


A montagem brasileira, totalmente atual e moderna, mostrou uma grande qualidade cênica, musical e performática. A Orquestra do Teatro São Pedro, sob a regência do maestro Emiliano Patarra estava, como sempre, ótima, assim como o coro. O cenário era muito bonito, assim como os figurinos. Os cantores puderam mostrar, além de seus dotes vocais, que sabem atuar também! E fizeram muito bem, arrancando gargalhadas do teatro lotado.
Falando em gargalhada, a “versão brasileira 2010” fez com que a ópera ficasse muito divertida, trazendo trechos de assuntos atuais. Como quando a foto do príncipe de Pontevedro (país fictício) aparece em cena com um chapeuzinho do Tiririca, e os cantores jogam bolinhas de papel na imagem! Ou quando o homem descobre que está sendo traído e pede pra chamar o “Capitão Nascimento”. Ou ainda quando acontece a dança típica do tal país, que nessa versão, é dançada como se fosse uma mistura de axé, funk e sertanejo. Enfim...foi um espetáculo extremamente animado.


E a parte musical estava excelente também. A protagonista Hanna Glawari foi interpretada brilhantemente pela soprano Gabriella Pace, que arrancou aplausos calorosos ao fim da canção “Vilja”. O boêmio conde Danilo Danilowisch foi vivido pelo barítono Pedro Ometto, que mostrou grande qualidade vocal e interpretativa. A grande soprano Edna D’Oliveira interpretou a infiel e hilária Valencienne com maestria. Camille de Rosillon, amante de Valencienne, foi vivido muito bem pelo tenor Miguel Geraldi. Destaque ainda para o barítono Saulo Javan como o traído Baron Mirko Zeta. Ainda no excelente elenco estavam Marco Liesenberg (Raoul de Saint-Brioche), Flávio Leite (Vicomte Cascada), Alexandre Tenório (Niegus) e Johnny França (Bagdonowitsch), além do ótimo coro e dançarinos.
Para quem não sabe, a novela “Chocolate com pimenta” foi baseada nessa ópera.
Então, parabéns a todos que participaram dessa grande montagem, e de todas as outras que fizeram parte da temporada lírica 2010 do Teatro São Pedro (Tosca, Rigoletto, Don Pasquale, Norma e A Viúva Alegre).


Até a Temporada 2011!!"
Postado por João Sarti às 11:53
http://websarti.blogspot.com/2010/12/viuva-alegre-leva-descontracao-e.html
 Aproveito, para colocar aqui um comentário que foi colocado aqui no blog, sobre a ópera e principalmente, sobre o sucesso do meu querido amigo SEBASTIÃO:
http://maestrocarlosgomes.blogspot.com/2010/12/viuva-alegre.html
Anônimo diz:
favor estendam os dias.Fui apenas neste sábado mas a interpretação espetacular nos impõe assistir novamente.
adoro a protofonia do guarani, sempre adorei e fiquei muito triste ao saber que Carlos Gomes morreu na miséria em Belém, acolhido por aquela cidade maravilhosa.Parabéns a seu amigo Sebastião.Maravilhosa interpretação.


Neste vídeo do Youtube assista ao notável barítono SEBASTIÃO TEIXEIRA
e a Gabriella Rossi cantando o dueto de A Viúva Alegre no Theatro São Pedro nesta semana.
Bravo Sebastião ! Cada vez melhor ! Você mostra o que é ser cantor
e ator lírico !
Que pureza, que potencialidade que clareza de voz você tem, meu amigo.
Parabéns !

Nenhum comentário:

Postar um comentário