Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALMA LAVADA


O DIREITO DE UNIR A FAMÍLIA (título dado pelo Correio)
Esquecí-me de colocar título em meu texto,uma vez que retirei o mesmo daqui do blog então o jornal colocou este título. Eu teria colocado o que vai acima, mas... já foi.
E, encurtei um pouco, uma vez que o limite de palavras para publicação é de 4.000 palavras. Só por esta razão.

Como eu já esperava, pois, sou campineira e conheço bem este povo daqui, meu projeto de tentar trazer os restos mortais do filho de CARLOS GOMES pra junto do pai, não foi aceito pela CONDEPACC.

Pelo visto, não "captaram" o sentido de tudo: a intenção é homenagear CARLOS GOMES, trazendo pra junto dele seu filho, por quem CARLOS GOMES tanto lutou para impedir que a tuberculose o vencesse e o levasse e que morreu dois anos depois do pai.
Quanto à família "paralela", pois, o maestro não teve netos, esta tem apenas que sentir-se presenteada por ter "seu sangue correndo nas veias". E, por ter "seu sangue correndo nas veias", deveria ter feito muito por ele e não fez.

Só quem conhece profundamente a vida de CARLOS GOMES, sabe que era o único filho (havendo também uma filha - Itala, que está enterrada no Rio de Janeiro)que acompanhou passo-a-passo a vida do pai, que veio ao Brasil várias vezes com o pai e que fez muitos esboços de cenários das óperas do pai. Isso, quase ninguém sabe.

Ninguém está querendo conspurcar o Monumento de CARLOS GOMES, a propósito, pra quem não sabe, CARLOS GOMES foi enterrado, quando chegou de Belém do Pará, no jazigo da família Ferreira Penteado, POR CARIDADE, POR FAVOR, "QUEBRA-GALHO", porque sua cidade não arrumou um pedaço de chão pra ele repousar.(teve um mes pra arrumar, uma vez que o corpo do maestro levou este tempo pra vir de Belém pra cá. E só veio, porque Campinas pediu, pois, eles o queriam LÁ !)
Não foi um pedido de amor, foi puro interesse: era o corpo do famoso compositor que, a partir deste momento já não incomodava mais: estava morto e como tal, passava a interessar e muito.
Soube reclamar o corpo do maestro, mas não arrumou um lugar decente pra ele repousar.Seus amigos mais uma vez o fizeram.
Aos que votaram sem entender bem qual é a intenção:pretende-se enterrar as cinzas de Carlos André Gomes no TÚMULO da família, ou seja, no Monumento-TÚMULO do maestro campineiro ANTONIO CARLOS GOMES.
Será que é tão difícil de entender isto ?
Um túmulo é um túmulo, seja embaixo daquele Monumento, seja no Cemitério ou seja apenas uma cova rasa. (e olhe que, se não fosse a família Ferreira Penteado, ele teria esperado o famigerado "Monumento-Túmulo" numa COVA RASA.

A família não tem nada com este projeto em questão, aliás, a família nem sabia disso até hoje. É um projeto meu, pois, surgiu quando estive no Cemitério de Milão e senti muita tristeza por ver que até isso foi negado a Carlos Gomes. Coube na época, ao país, este gesto de reconhecimento por tudo o que ele fez pelo Brasil.
Mas não, enterrou-se um brasileiro, filho do Compositor das Américas...na Itália.
Isto só prova que o Brasil não respeita seus expoentes.
Tem outra... não quero banda, nem orquestra, nem alarde, não.
Só pretendo fazer justiça: O Brasil, São Paulo, Campinas não encheram a boca pra apregoar aos quatro cantos do mundo que os filhos de CARLOS GOMES eram italianos?
Pra quem não sabe, CARLOS GOMES os naturalizou BRASILEIROS !
E como brasileiro, filho legítimo do ilustre filho de Campinas (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES, Carlos André tem mais é que estar aqui, ao lado do pai.

Os mais agnósticos diriam: pra quê trazer o filho pra cá ? Já estão mortos mesmo !

Por RESPEITO... por AMOR... por CONSIDERAÇÃO... por REMISSÃO de todos os pecados cometidos contra ele !

Às vezes acho que não querem abrir o túmulo, de medo do que se pode achar lá... afinal não vê manutenção faz tempo ! Será que é isso ?
Se é tão importante assim para Campinas, não se conspurcar o Monumento-Túmulo do maestro, para trazer para junto dele, no Túmulo DELE, seu filho; se CARLOS GOMES passou a ser tão importante assim, por que está sendo depredado a olhos vistos e ninguém se mexe ?
Corrigindo: ninguém enterra ninguém em monumento-túmulo, enterra-se apenas no túmulo ! E, neste caso, o monumento agradece, pois, finalmente será "examinado".
Mas sabem usar o nome de CARLOS GOMES pra festa junina, pra pano de fundo de discurso político... pra encher o peito lá fora e dizer "Sou de Campinas, terra de CARLOS GOMES !
-----------------------------------------------------------------------------------
MÚSICA DO DIA:


LAVO A ALMA
Composição: Marcelo Fromer / Charles Gavin / Branco Mello/ Tony Belloto / Sérgio Britto
Lavo a alma
Lavo a alma bem lavada
Lavo a alma
Lavo com omo total

Lavo a alma
Lavo a alma bem lavada
Lavo a alma
Escovo e passo fio dental

Enxáguo, esfrego
Enxáguo, esfrego
Enxugo e passo talco de neném

Quero a alma
Quero a alma renovada
Lavo a alma
Lavo e esfrego com varsol

Quero a alma
Quero a alma renovada
Lavo a alma
Lavo e seco no varal

Enxáguo, esfrego
Enxáguo, esfrego
Enxugo e passo a ferro muito bem

Alma lavada, alma lavada
Dessa vida não se leva nada
Dessa vida não se leva nada

Lavo a alma
Lavo a alma bem lavada
Lavo a alma
Lavo com sabão em pó

Lavo a alma
Lavo a alma bem lavada
Lavo a alma
Lavo e esfrego sem ter dó

Enxáguo, esfrego
Enxáguo, esfrego
Enxugo e passo talco de neném

Quero a alma
Quero a alma bem lavada
Lavo a alma
Lavo e passo pinho sol

Quero a alma
Quero a alma renovada
Lavo a alma
Lavo e seco no quintal

Enxáguo, esfrego
Enxáguo, esfrego
Enxugo e passo a ferro muito bem

Alma lavada, alma lavada
Dessa vida não se leva nada
Dessa vida não se leva nada
---------------------------------------------------------------------------------

Um comentário: