Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

SPALLA HOMENAGEADO !


O maestro Cláudio Cruz é homenageado pelos 20 anos como spalla da OSESP:

Nos dias 22, 23, às 21h e 24 de abril, às 16h30, o maestro Cláudio Cruz será homenageado pelos 20 anos como spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo –OSESP, em concerto na Sala São Paulo. Cláudio Cruz será o solista da noite interpretando o Concerto para Violino de Ronaldo Miranda. A regência é de Roberto Minczuk. Atualmente Cláudio Cruz é o diretor artístico e musical da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.

Claudio Cruz começou a reger em 1996 uma orquestra de cordas em Goiás. Em 1999 regeu a OSESP. Entre 1999 a 2001 regeu a Orquestra Sinfônica de Brasília. Em 2001 foi contratado para reger a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. De 2003 a 2005 foi regente titular da Sinfônica de Campinas. Desde 2005 é regente titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Em 2010 regeu o concerto de abertura do Ano Chopin no Brasil com Nelson Freire como solista.

Em 2010 regerá a Orquestra de Câmara de Osaka no Japão, a Orquestra do Teatro Solis em Montevidéu e a Orquestra de Câmara de Toulouse, em Aix en Provence.

Claudio Cruz iniciou seus estudos de violino com seu pai, o luthier João Cruz e recebeu posteriormente, orientação de Erich Lehninger (violino) e Olivier Toni (teoria musical). Como extensão de sua formação, frequentou cursos ministrados por Joseph Gingold, Chaim Taub e Kenneth Goldsmith nos Estados Unidos.

Vencedor de diversos concursos no Brasil foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) em 1985 e 1997 e em 2002, com o Quarteto Amazônia recebeu o Grammy latino pela sua gravação de Piazzzolla.

Em 1991 estreou na Europa como solista da “Kammerorchester Berlin”. Já nesta ocasião, foi aclamado como “grande intérprete de Mozart” pelo jornal “Berliner Morgenpost”.

Ocupou por dez anos o cargo de diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos, por dois anos o de diretor artístico e musical da Sinfônica de Campinas e regente da Orquestra de Câmara da OSESP .

Em sua intensa atividade como regente, apresentou-se frente a algumas das mais importantes orquestras brasileiras, destacando-se a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Brasília, Orquestra Sinfônica Nacional do Rio de Janeiro, e Orquestra Sinfônica de Curitiba.

Na temporada de 2004, regeu a ópera “LO SCHIAVO” de CARLOS GOMES, com a Sinfônica de Campinas e os concertos de câmara da OSESP.

Em 2005 esteve a frente das Orquestra das Américas na Flórida, a Orkester Metropol em Amsterdam, OSESP, Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da Bahia e Sinfônica de Campinas, regendo a ópera “Don Giovanni”, de Mozart.

Em 2006 regeu a Orquestra de Avignon na França e a Orquestra de Câmara de Osaka no Japão.

Em 2007 com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, regeu a ópera “Rigoletto” no Teatro D. Pedro em Ribeirão Preto.

Em 2009 regeu na França e, no Brasil, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica Brasileira no Rio de Janeiro.

YOUTUBE:

Richard Strauss - Horn Concerto No. 1 Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Maestro: Claudio Cruz - http://www.youtube.com/watch?v=7RtlL3k7wbQ

Informações sobre o concerto no site da OSESP: http://www.osesp.art.br/novo/Programacao/calendario.aspx?Concerto=anterior
-----------------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:

"O AMOR É COMO UM VIOLINO: A MÚSICA PODE PARAR DE VEZ EM QUANDO, MAS AS CORDAS ESTÃO SEMPRE LÁ." (A.D.)
-----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário