Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O VELÓRIO DE CARLOS GOMES


E diz o jornalista Antonio Contente:(...)"existe em Belém do Pará um cemitério, hoje desativado,que poderia ser considerado o Père Lachaise local. E o que os campineiros tem a ver com isso ?, talvez algumas pessoas estejam perguntando.
Muito - respondo - pois foi em tal sítio que velaram, antes de ser trazido para Campinas, o corpo do compositor Carlos Gomes, falecido na capital paraense a 16 de Setembro de 1896. Féretro acompanhado por mais de 70 mil pessoas, numa cidade cuja população rondava os 100 mil habitantes.
O cemitério em questão chama-se Soledade. É mais novo que o citado francês (...)
(...) O mais importante agora, é o que me levou a escrever este texto. No último Finados, no ainda recente dia 2, passei, a pé, pela porta do Soledade. Chamou-me a atenção avistar, à entrada da capela, algumas pessoas que ali colocavam flores, coroas, isso sem falar de velas acesas ao longo do meio-fio da alameda. Claro que, como veterano repórter, entrei para saber do que se tratava. A uma senhora que ajeitava buquê junto à parede, perguntei para quem era a homenagem.

-O senhor não sabe ?-
Ela me encarou.
-Confesso que não - respondi, meio a medo.
-É que aqui - ela apontou para o interior da capela - foi velado o grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Hoje é Finados.

Admito que, francamente, minha surpresa só aumentou. Afinal, faz nada menos de 113 anos que o autor de "O Guarani" morreu.
E além da senhora com quem falei (soube depois que se tratava de professora de canto), num primeiro momento seria de supor que só pessoas mais velhas, como ela, ou amantes de óperas poderiam estar homenageando o mais famoso dos campineiros. Mas não, havia também jovens,alunos do Conservatório Musical Carlos Gomes e também músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz.
Fiquei ali parado mais de meia hora, com tempo de ouvir um coral interpretar composições do maestro.(...)
(...)E a singela cerimônia, afinal, a mim confirmou, mais uma vez, o quanto a figura de Carlos Gomes é reverenciada em Belém.
Há importante rua com seu nome, além de praças, escolas, de música ou não e o salão de recepções do Teatro da Paz, belíssimo, é todo ornado com motivos que lembram a trajetória do músico.(...)

E o texto de Antonio Contente não termina aqui.....(amplie para lê-lo na íntegra)

Comentário de Denise:
Diga-se de passagem, CARLOS GOMES foi velado em Belém, com toda pompa e circunstance.
CARLOS GOMES foi muito feliz ao escolher Belém involuntariamente, para pousar suas asas, pois, se viesse para cá, provavelmente teria morrido na Santa Casa.
Na época, seu velório ultrapassou os velórios de autoridades e celebridades do Brasil em número de pessoas presentes.
É mesmo em Belém, que repousa a alma de CARLOS GOMES; uma cidade, que após 113 anos de sua morte e não estando seu corpo ali, presta a ele homenagens de todo tipo.
O que possui Belém por nosso maestro, é amor verdadeiro, porque incondicional - Belém não se prende a coisas pequenas, com especulações tipo: CARLOS GOMES foi perdulário ou não (se gastou mal SEU dinheiro, foi apenas ele e sua família a sofrer com isso); teve um casamento feliz ou não (não é da conta de ninguém); era temperamental ou não (a ninguém compete julgar) - e insignificâncias desta ordem.
Não é preciso gostar do homem... tem-se sim, que reconhecer A OBRA.
Belém ama nosso maestro desde sempre e demonstra esse amor a todo momento, de todas as maneiras, em todas as idades.
Basta, como o disse Antonio Contente, fazer uma visita a Belém ! É lá que se sente o coração de CARLOS GOMES pulsar. É lá que se vê a dimensão do carinho que Belém dá a ele todos os anos, desde 1896: no dia 16 de Setembro de todos os anos, além das inúmeras homenagens que lhe prestam, no horário exato de sua morte,TODAS as Igrejas de Belém tocam seus sinos !!!!!
Além de conhecer, claro, uma cidade belíssima, com suas velhas e gigantescas mangueiras, a enfeitar suas ruas e alamedas; seu imponente e lindo Teatro da Paz, que tantas vezes apresentou as óperas do maestro querido e tantos outros lugares encantadores, como Mangal das Garças, o belo Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves,o super-equipado Hangar, a maravilhosa Estação das Docas e tantos outros atrativos.
Uma coisa me consola nisso tudo: ter a certeza de que CARLOS GOMES não poderia ser mais feliz na escolha que fez, ou melhor, CARLOS GOMES não poderia ter sido mais abençoado por DEUS, ao ter em Belém seu destino final, seu lugar de descanso eterno, pois, é lá, em BELÉM DO PARÁ, que CARLOS GOMES se encontra para sempre.
Aqui ? Ah ! Aqui só estão cinzas !
Não se colhe o que não se planta.

Obrigada, linda BELÉM DO PARÁ DE CARLOS GOMES !

Nenhum comentário:

Postar um comentário