Páginas

sábado, 28 de novembro de 2009

MEU AMIGO, GUY MACHADO disse...


Este meu especial amigo, gomesiano até a morte, escreveu para o jornal de Campinas (na coluna - Correio do Leitor),enviou e, como parece que o jornal não deu importância (quem sabe, estraviou-se o "e-mail" ?) e como, neste espaço mando eu, resolvi colocar aqui, um outro texto seu, a respeito das "desventuras" brasileiras...e campineiras.

"Denise Maricato, brasileira, ilustre, usa expressão simbólica para expressar sua decepção ao tratamento que Campinas (SP), cuida da memória de seu ilustre filho. Revoltantes são as revelações que traz à luz da história. Diz convicta: "As cinzas de CARLOS GOMES estão em Campinas. Entretanto suas asas repousam em Belém-do-Pará. Por que teria o destino cruel e ingrato norteado a vida do compositor ? Corrido da Pátria por ter sido beneficiado pelo altaneiro espírito do Imperador Dom Pedro II ? Foi uma vingança da mediocridade do Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto em apagar a memória do súdito leal ?
Derrubaram o nosso Imperador legitimado. Impuseram-lhe a humilhação do EXÍLIO, tomaram o Poder por golpe tão usual da força das armas e violentaram a vontade soberana do povo brasileiro, derrubando a Monarquia tão respeitada pelas casas imperiais do mundo.
Os brasileiro amavam Dom Pedro II e sua filha (Princesa Isabel e sua esposa Thereza Cristina). Não obstante, o "CONDOR", que é o nome da ave brasileira que atinge as maiores alturas, uma ópera de CARLOS GOMES,foi quem conduziu o corpo sofrido pela ingratidão dos que estavam à frente do poder para BELÉM, onde o alto espírito do Governador LAURO SODRÉ (alma grandiosa) afagou os últimos momentos de CARLOS GOMES, tendo-lhe reconhecido seus méritos.
Essa malfadada República queria enviar um navio mercante para o transporte (Campos Salles) mas teve de enviar um vaso-de-guerra para embarcar o esquife dele para São Paulo, diante dos protestos dos paraenses.
CARLOS GOMES é lembrado e amado no Pará, onde até hoje, as torres sineiras dobram seus sinos na hora em que faleceu o grande maestro compositor. Gama Malcher, ilustre músico, prestou-lhe as continências musicais.
Ainda hoje, Campinas maltrata seu ilustre filho. O monumento-túmulo está em ruínas e o Museu goteja lágrimas pelas chuvas que acabam com seu acervo. Inacreditável! Mas, esse é o Brasil em vivemos."

Dr. GUY MACHADO, meu amigo querido - COMENTARISTA do jornal "Tribuna da Imprensa", MEMORIALISTA E ESCRITOR.

A propósito... passei HOJE, pela estátua de CARLOS GOMES, na Praça "Antonio Pompeu" (?) e estava repleto de "gente" trepada em sua grade... virou poleiro ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário