Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

A FAMIGERADA CARAVELA...(navegar é preciso...)


E diz o artigo do jornal de Campinas, deste Domingo, dia 29 de Novembro de 2009:
(...)"Os estudantes de Salvador, mais do que imaginar as embarcações que aportaram na orla baiana nos tempos do descobrimento, vivem a experiência de entrar em uma.
Poderíamos dizer que os campineiros também. Mas, existe uma grande diferença: a caravela que lá navega pela Baía de Todos os Santos, que mesmo tendo custado R$700 mil, tres vezes menos do que a reforma da embarcação que está em terra desde o ano passado na Lagoa do Taquaral e que nunca vai sair do lugar - conforme já era previsto desde sua inauguração em 1972 - nem promover qualquer interação com os visitantes. (...)

CARAVELA ENCALHOU NA BEIRA DA LAGOA NO DIA DA INAUGURAÇÃO
(...)encomendou uma missa na Lagoa do Taquaral na manhã do dia 5 de Novembro de 1972(...)
(...)Considerada o maior atrativo do local, a caravela Anunciação levou aproximadamente dois anos para ser construída por uma equipe de cinco profissionais da construção civil de Santos e 12 carpinteiros, funcionários da Prefeitura de Campinas. Custou na época, 2 mil cruzeiros.

ENCALHADA
A festa durou pouco. No momento em que a maior atração do parque estava sendo empurrada para a água, o trilho quebrou e a nau encalhou na margem da lagoa.(...)
(...)Mas ela nunca navegou. Em 1979, a embarcação afundou. Na época , foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros, que futuramente, seria a responsável por diversos resgates nos anos seguintes.

O MUSEU
Em 1983, a Anunciação passou por mais uma reforma. Dessa vez, para abrigar o Museu Naval, inaugurado naquele ano pelo então ministro da Marinha, Maximiniano da Fonseca. (...) A partir daí foram só problemas que levaram o museu a ser fechado.
No final de março do ano passado, a caravela afundou parcialmente e foi içada seis meses depois. A solução para o problema se arrasta desde então. Foi a terceira vez que a embarcação afundou. (...)
(...) No ano passado, a embarcação só não afundou mais que os dois metros registrados, pois parou em um banco de areia. (...)
(...)Se, na Bahia, a caravela é usada para ampliar o horizonte dos estudantes, em Campinas, o projeto de recuparação da réplica Anunciação continua à deriva. (...)
(...)Após publicação de reportagem com essas informações, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), afirmou que não existia qualquer licitação prestes a ser publicada para o restauro e que estaria aberto a adotar medidas de interação da embarcação com o público.

Comentário da Denise:
Sr. prefeito, se é assim, vamos lá: como campineira que sou, gostaria imensamente de ver esta famigerada e desventurada caravela, senão navegar, ao menos servir para alguma coisa útil. Afinal, pra que foi que ela nasceu mesmo ?
Pra satisfazer a vaidade política do sr. Quércia e do sr. Péricles, ou o quê ?
Sim, porque até agora ela só foi mesmo, assunto de deboche, uma vez que não durou muito tempo, a "boa intenção" de nossa administração campineira com relação à "Anunciação". Ou estarei eu enganada ?
Dela, eu me lembro de duas ocasiões: da famosa inauguração, cheia de promessas e salameleques e depois, o valoroso Corpo de Bombeiros pra cima e pra baixo, às voltas com seu salvamento e resgate. Só que agora, não funcionam mais, os recursos emergenciais, pois, a coitada já se encontra na UTI !(virou banheiro de pássaros...)
É uma vergonha, para Campinas, saber que, na linda e histórica Salvador, uma mesma caravela dá aulas interativas de história do Brasil a brasileiros !!

Fica aqui o meu desejo, sr. prefeito, que acredito ser o desejo de muitos ou todos os campineiros frustrados com as coisas abandonadas de Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário