Páginas

sábado, 12 de setembro de 2009

SEBASTIÃO TEIXEIRA na Ópera "Carlos Chagas" !


Meu amigo Sebastião Teixeira, convida:

Nos dias 5 e 6 de Outubro, o barítono mineiro Sebastião Teixeira estará no elenco da ópera "Carlos Chagas",de Silvio Barbato no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Direção musical e regência de André Cardoso, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Direção cênica de Moacyr Góes. Esse personagem, Silvio Barbato compôs especialmente para Sebastião Teixeira.
“Vai ser um trabalho muito especial para poder homenagear o Barbato,” comenta Teixeira.
Essa ópera marca a trajetória de Carlos Chagas, médico sanitarista, indentificador do agente que causa da Doença de Chagas. A obra fala ainda do sertão mineiro e da Amazônia. A ópera está sendo concluída por Alexandre Shubert.

O mineiro Sebastião Teixeira nasceu em Caeté e teve seu primeiro contato com a música através de seu pai, mestre de bandas no interior de Minas Gerais. Iniciou seus estudos de canto lírico em Belo Horizonte com Marcos Thadeu e Geraldo Chagas e em São Paulo estudou com Carmo Barbosa, Helly-Anne Caram e Luiz Tenaglia e se aperfeiçoa com Isabel Maresca.

Foi duas vezes premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) na categoria de melhor cantor erudito. Em 1996, participou das principais homenagens ao compositor Carlos Gomes, cantando "COLOMBO", "FOSCA" e "MARIA TUDOR", em concertos no Memorial da América Latina, Teatro Municipal de Santo André e no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como o índio Tamoio, Iberê, da ópera "LO SCHIAVO" de Carlos Gomes fez turnê por dez capitais do Brasil, papel que lhe rendeu Prêmio Carlos Gomes em 1999, como Destaque Vocal Masculino e Medalha de Honra ao Mérito da Fundação Clóvis Salgado. É um grande intérprete de Carlos Gomes.

Em 2008, entre outras performances, cantou A trompa mágica do menino de G. Mahler com a Sinfônica de Sergipe e regência de Guilherme Mannis, Fidelio (Beethoven), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro sob regência de R. Minczuk e concerto com árias de óperas no Festival de Inverno de Campos do Jordão, sob regência de Luis Gustavo Petri.

Sebastião Teixeira como COLOMBO da ópera de Carlos Gomes:
http://www.youtube.com/watch?v=B9WB0_4TuI8 e http://www.youtube.com/watch?v=LQJWNoMA6Cc

BRAVO, AMIGO !!!

Um comentário:

  1. Oi Denise, agradeço por vc divulgar meus trabalhos no seu blog e te parabenizo pela brilhante idéia de falar do nosso querido Carlos Gomes e divulgar sua obra grndiosíssima para o Brasil.
    ´Sucesso , sempre !!
    abraço.

    ResponderExcluir