Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UMA CARTA DE UMA TULLIO


ESTA É UMA CARTA QUE MARILENA DE TULLIO, FILHA DO MAESTRO MÁRIO DE TULLIO, FALECIDA RECENTEMENTE,ENVIOU NO DIA 29 DE OUTUBRO DE 1990, AO JORNALISTA EDUARDO MATTOS - REDATOR-CHEFE DO "CORREIO POPULAR":
TRANSCREVO-A AQUI:

CAMPINAS,29 DE OUTUBRO DE 1990

Prezado Senhor:
Com referência à reportagem "Concerto comemora os 15 anos da Sinfônica" - edição de 28/10/90 - pág. 67 desse conceituado jornal, do qual sou assinante, e que foi assinada pela repórter Bibiana Sant'Ana, chamando a semente desta, de "pseudo-orquestra".
O que tenho a esclarecer é que, pertencendo a uma tradicional família de músicos campineiros, não poderia deixar de lamentar as palavras que descreveram como "pseudo-orquestra", um conjunto notável de instrumentistas que, de 1929 a 1953, sob a batuta do Maestro Salvador Bove, encantou as platéias do Brasil.
Em 1966, a Orquestra renasceu por esforço e ideal do Maestro Luiz de Tullio e seus "Jovens violinistas de Campinas".
Em pouco tempo, Monsenhor Emilio José Salim, transformou-a em Orquestra Sinfônica Universitária e depois recebeu o apoio da Secretária Municipal de Cultura da época, Sra. Jacy Milani, tornando-se Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
O certo é que eram músicos que tocavam por amor a um ideal e tinham que trabalhar em outras atividades, porque nunca contaram com a mídia, que faz de medíocres contestáveis "talentos".
Não quero, aqui, tirar os méritos da atual orquestra, pois, ela tem demonstrado que seguiu fielmente os passos da antiga, no sentido de cultivar a arte e elevar o nome de Campinas.Quero, sim, que se faça justiça a um punhado de músicos que cultivaram a arte pela arte.
Eles não podem ser relegados, pois, na opinião da infeliz repórter, pertenceram a uma "pseudo-orquestra".
Gostaria de sugerir que, em se tratando de reportagens que envolvam a memória de Campinas ou do país em geral, que seus responsáveis pesquisem a história para que se nãose repita a injustiça cometida na matéria em questão.
Somente assim, o povo campineiro terá, também, memória para relembrar no futuro, a atual geração de músicos dessa cidade que, por sinal, é uma safra incrível de gente talentosa.

Cordiais saudações
MARILENA DE TULLIO
RG:.........(eu, DENISE, não quis colocar os números aqui)

R. Sacramento, 518 - apto. ... - Campinas
-----------------------------------------------------------------
Sempre fui ótima aluna de Portugues, mas Matemática era um terror pra mim !
Será que é isso ?
Considero muito, digamos,... suspeito... o fato desta carta ser uma indignação por ocasião do artigo: "Concerto comemora os 15 ANOS da Sinfônica" !!!!!!!!!!!!!!!!
Ou estou fazendo conta errada ?
15 ANOS, CAMPINAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DO QUÊ ?? DE QUEM ?? DE SINFÔNICA ?? QUE SINFÔNICA ??

Muito bem... 15 anos em 1990, não é ?
Ora... este mes de Outubro de 2009, comemora-se 80 ANOS !!!!!!!!!!!!!!!

DA SINFÔNICA !!!!!!!!!!!!!!!!!
QUE SINFÔNICA ? ALGUÉM PODE ME AJUDAR ??

TEMOS UM BURAQUINHO NEGRO DE 65 ANOS AQUI !!!!!!!!!!!!!!!!!
Quem eram os músicos, quando se ouvia música de primeira grandeza, no coreto da Praça Carlos Gomes, no Clube Semanal de Cultura Artística, no Clube Concórdia, etc ????????
Seriam alguns fantasmas tocando ?... almas de outro mundo, talvez ???

Outra coisa: se eles eram "pseudo"... então temos "pseudo-isso", "pseudo-aquilo", "pseudo-este", "pseudo-aquele", "pseudo-etc"...

Se as pessoas se acham no direito de chamar estes grandes músicos que só souberam e viveram para engrandecer esta cidade mal-agradecida, como sempre foi e está querendo continuar a ser, de "amadores"; ah !!... então dão o direito a quem quiser, de fazer o mesmo.
Foi assim que aprendi com meu pai: RESPEITE AS PESSOAS, DENISE ! NUNCA ULTRAPASSE O SEU ESPAÇO EM DETRIMENTO DO PRÓXIMO.

Que mistério seria esse ? Esse escandaloso DESCASO, DESRESPEITO, meu Deus !?

Estamos este mes, comemorando o aniversário da Sinfônica ! Por que não olhar a verdade de frente e se fazer JUSTIÇA ?
Ou as pessoas, que se dizem responsáveis por isto, vão continuar a fazer "vistas grossas" a estes fatos tão ESCANDALOSAMENTE VERDADEIROS, NO ENTANTO, DESPREZADOS ?

Ainda dá tempo, como eu disse acima (ou abaixo ?)
Ainda há muita gente viva "daquela época" pra testemunhar sobre a linda história que temos... e muita gente viva (ainda) desta família de músicos, que em minha modesta opinião, merecia ter a alegria de ver a cidade de Campinas de coração a palpitar de agradecimento e reconhecimento por tudo o que proporcionaram e pelo quase nada que receberam em troca, a não ser APLAUSOS E AMIZADE DOS ALUNOS.

Vamos tentar recuperar a vida deste coração duro que Campinas possui e que finge não ter !

Um comentário:

  1. Hi Denise. Achei o seu blog por acaso. O meu pai esta na foto que voce adicionou na sua mensagem. Meu pai era violinista na orquestra. Eu me chamo Jorge Luiz Whiteman. Tenho a mesma foto comigo

    ResponderExcluir