Páginas

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ÁRVORE É MÃE !!


Uma majestosa e acolhedora mangueira, que se encontra bem em frente ao Teatro da Paz em Belém do Pará. Na viagem que fiz em Agosto de 2008, bati esta foto, tão encantada fiquei.


SOB OS CAMINHOS DA FELICIDADE
Antonio Contente

(...)uma árvore belíssima e os pássaros que costumam fazer ninhos nos seus galhos. Estou me referindo ao bacurizeiro, vegetal imponente com a copa bem alta, na maioria das vezes distante do solo até 40 metros. O tronco é mais grosso do que o do jequitibá que dá nome ao paço de Campinas.
Pois, naqueles galhos que quase tocam as nuvens, é que certo pássaro, chamado japiin, costuma fazer ninhos que pendem como peras soltas ao vento.
A preferência nem é para que aproveitem os frutos, pois, o bacuri, de um amarelo dourado como o sol, tem casca grossa e inespugnável. Só ao cair é colhido pelos nativos que os partem com facões.
Reza a tradição que um casal, para experimentar e felicidade suprema, terá muito mais chances se a cerimônia do casamento for realizada à sombra da copa de um bacurizeiro de cujos galhos pendamos ninhos dos japiins. (...)
----------------------------------------
COMENTÁRIO DA DENISE

Sou amante da boa música e da Natureza, (entre outras coisas), em especial das árvores.
Por esta razão, coloco aqui este texto de Antonio Contente.
Sou tão apaixonada por elas, que fiz um álbum apenas de árvores: diferentes, exóticas, gigantescas, especiais, curiosas, etc...
A árvore, em minha maneira de ver, é a imagem da mãe: acolhedora, amorosa, provedora, confortável, protetora, amiga, muitas vezes confidente e conselheira.
Deus, ao criar o mundo, colocou nele suas melhores amigas, as árvores, para que elas O ajudassem a cuidar de nós, pobres mortais.
E, muitas vezes, não conseguimos ler esta "mensagem" de Deus e as tratamos tão mal...

A linda árvore de Vila Brasilia (hoje Scuola Civica Musicale di Lecco), a "Noce Nera", plantada por CARLOS GOMES em Milão, com suas folhas douradas como ouro !.

Esta árvore encontra-se na Via Costeira de Natal -RN, onde moramos por inesquecíveis 9 anos. Ela vive a favor do vento..."deixo a vida me levar..."

Mesmo abatida, a árvore oferece abrigo...e dá passagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário