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sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A INVEJA QUE MATA !...


Pessoas sem ocupação, andam dizendo por aqui (Campinas, claro) que o Maestro Giovanni não é Maestro.
Sou obrigada, portanto, a mostrar as evidências, mais uma vez.
Mas, antes, gostaria de deixar aqui, o lindo discurso que ele fez e deu-me o original, por ocasião da estréia do Especial de CARLOS GOMES, no Hotel Royal Palm Plaza:
TESTO DI PRESENTAZIONE



TRANSCRIÇÃO DO TEXTO:
Queridos amigos, próximos e distantes, autoridades do mundo do Espetáculo e da Comunicação, vocês todos aqui presentes.
É com grande alegria e gratidão que aceitei o vosso gentil convite, para presenciar este avant première do documentário televisivo sobre a vida e obra do meu ilustre ancestral CARLOS GOMES.
Chego à vossa amada e esplêndida terra (Brasil), pela primeira vez, e confesso que se realiza assim, um sonho e uma inspiração que me acompanham desde criança, quando conheci a história do famoso tio GOMES; assim era chamado por minha mãe e avó maternas.
CARLOS GOMES era o tio adquirido de minha avó, também pianista e pintora.
Lembro-me com viva emoção da bacchetta de ébano de Diretor de Orquestra de CARLOS GOMES; as abotoaduras de brilhante nos pulsos engomados de sua camisa.
Lembro-me também do retrato que minha avó fez a ele, tendo sido depois, doado ao Conservatório de Milão; da Antologia de árias e Sinfonias do grande Tonico, como familiarmente era chamado; guardadas em um belo volume em brochura de cor bordô, do qual minha avó nos presenteou no ano de 1962, quando então eu tinha quatro anos; do piano de mógano e palissandro (miller & organ), modelo keystone, proveniente da Pensilvânia, Estados Unidos, como presente de suas núpcias em 1909, Dia da Liberação, acompanhando os cantos e danças daquele dia de festa para toda a nação italiana.
Piano no qual estudei e que ainda existe em perfeito estado de conservação depois de 100 anos.
Sou pianista, diretor de orquestra, docente, mas acima de tudo um estudioso no sentido etmológico da palavra, que vem do latim "studere": olhar com vivo interesse algo ou alguém, ou seja, literalmente, sou um apaixonado indagador da realidade.
Por isso, sempre me interessei por assuntos, tais como: Filosofia, Literatura, Teatro e Poesia; motivado e educado pelo meu amado pai, professor de Física e Matemática, mas também violinista e poeta amador.
Amo a Arte e tudo o que é belo e ainda não encontrou a luz e o justo conhecimento.
Neste sentido, desejo fazer aqui, hoje, diante de vocês, uma solene declaração e expressar um desejo, que precisa também da vossa generosa e viva colaboração.
A declaração diz respeito ao justo, devido e tardio reconhecimento da obra "Fosca" de CARLOS GOMES; o primeiro e original protótipo do chamado "soprano dramático", ou seja, aquela personagem com caráter de cantora/atriz, que teve depois, tanto sucesso no mundo da ópera.
Sem entrar em detalhes, se pode tranquilamente dizer, que tal reconhecimento foi atribuído injustamente a A. Ponchielli, autor da famosa "Gioconda", por um preconceito anti-estrangeiro e também por interesses de casas editoras italianas da época.
O grande desejo, que chama em causa também vocês, se quiserem, seria ter a possibilidade de representar pela primeira vez em absoluto na Itália, a obra talvez mais acabada de CARLOS GOMES - "Lo Schiavo".
Parece incrível, mas é verdade, esta obra não foi nunca representada na Itália.
Seria justo, além de artisticamente relevante, ativar cada canal possível, para tentar retomar com sucesso esta corajosa e gloriosa iniciativa. Ficaria muito honrado, se tivesse o privilégio de poder dirigí-la.
Naquela época, um brasileiro em Milão e hoje, mais de 100 anos depois, um milanês no Brasil, descendente, mesmo que indireto, do maior músico de 1880.
Surpresas da história...
Sinto-me também brasileiro, queridos amigos, e assim como GOMES elegeu a Itália como sua segunda pátria - "a pátria dos meus filhos" - dizia ele... desejo de alguma maneira, manifestar o meu agradecimento, por de certo modo, fazer parte de vossa história e quem sabe futuramente, um colaborador ativo da vossa vida musical.
Lembrei GOMES no ano de 1986, na comemoração do aniversário de 150 anos de seu nascimento, com uma Exposiçao fotográfica do Palácio Sornani em Milão, organizada pela inesquecível Maria Euterpe Nogueira do Centro Cultural Brasileiro; depois em 1996, centenário de sua morte, com um concerto monográfico inteiramente dedicado a GOMES, no Teatro Social de Lecco e enfim aqui, como se eu fosse um ator deste preciosíssimo documentário.
No próximo mes, dirigirei em Milão, músicas de um outro grande compositor brasileiro, Villa Lobos, comemorando os 50 anos de sua morte.
Faço votos que este agradável encontro possa ser início de uma grande correspondência de intenções, afeto e paixão, que liga os nossos respectivos países, escolhendo a música como referência, que como dizia Beethoven - "é a realização máxima de toda a sabedoria e filosofia." - , porque a música é beleza e a beleza, como dizia São Tomás - "É o esplendor da verdade."
Seria também justo e devido representar aqui em Campinas, sua terra natal, sua última obra "Condor", nunca antes representada.
Terei uma grande honra em poder contribuir à sua realização, fazendo voar hoje aqui, o seu majestoso "Condor" !

Obrigado de coração
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Tempo para aprender: na língua italiana, "MAESTRO" significa "MESTRE, PROFESSOR". Giovanni Fornasieri é professor !

na língua italiana, "DIRETTORE DI ORCHESTRA", que na língua inglesa é "CONDUCTOR", significa "REGENTE DE ORQUESTRA OU CORO".
Giovanni Fornasieri é Regente de Orquestra.

CURRICULUM DO MAESTRO, CONDUCTOR, DIRETTORE DI ORCHESTRA, GIOVANNI FORNASIERI:
GIOVANNI FORNASIERI - pianist, conductor and professor.


Giovanni Fornasieri was born in Milan in an artistic family. His father, a phisician, writes poems and plays violin, whereas his grandmother, Laura Donadon, pianist and good painter, is Adelina's (Carlos gomes wife) niece. Even from childhood he knows Carlos Gomes music through grandmother's piano scores and plays "Il Guarany" at the piano she gave him. He was born in Milan where completes his classical and musical studies with Anita Porrini and Alberto Ferrari, graduating in piano from Genova Conservatory N. Paganini.
Studied "direzione d'orchestra" with Piero Bellugi and Franco Ferrara in Fiesole (Fi), having the course at Corso Nazionale di Perfezionamento and was sent to Bari by Ferrara, getting his merit degree.
Beyond that, participates with the Bologna Studio Theater through Vladimir Delman and inaugurates for two consecutive years the Estate Musicale Pescarese, conducting "Il Signor Bruschino" by Rossini and the burletta in one act "Arlecchinata" by Salieri.
Successively, gets the merit certificate in the contest Carlo Zecchi and is invited to conduct the Bari Symphony Orchestra and some concerts in "Auditorium N. Rota".
Conducted concerts with: the Milano Orchestra Angelicum, San Remo Symphony Orchestra, Orchestra Mario Gusella, Ambrosiana Academy of Chamber Music, Nuova Cameristica, Budapest Chamber Orchestra, Arad State Filarmonic, getting everywhere, consensus of critic and public.
Has collaborated with famous artists as Severino Gazzelloni and Alirio Diaz, Bruno Canino, Anna Kravcenko, conducting concerts in important events.
In 1995 does a revision of the original "Amor contrastato ossia la Molinara" by Paisiello, with messin scene and representation in co-operation with Teatro alla Scala di Milano.

Has recorded for Rugginenti-Audio and Mediolanum Channel.
He is professor of masterclass of vocal Music with piano a Accademia Internazionale della Musica di Milano.

Então, vamos parar com essa estória de falar sem saber !

3 comentários:

  1. Quem está dizendo isso? É aquela bichona?

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. O que será que esses malfalantes queriam? Que o professor andasse c/ a batuta debaixo do braço? Santa ignorância!!

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