Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

VAN GOGH E THEO

Auto-retrato de Van Gogh do irmão
                  O holandês Vincent Van Gogh, um dos artistas plásticos mais geniais de todos os tempos, pintou mesmo um Van Gogh – mas nunca pintou Vincent, pintou Theo.
Explica-se: o quadro que há 124 anos se acreditava ser o autorretrato de Vincent Van Gogh, sabe-se agora que, na verdade, talvez retrate o seu irmão chamado Theo  – que o sustentava e morreu seis meses após ele se suicidar em 1890. A descoberta veio do próprio museu que leva o nome do artista, na Holanda. “A curva da orelha, a nitidez e o ocre da barba indicam que se trata de Theo”, diz Louis Van Tilborgh, um dos principais especialistas no tema. A direção do museu, no entanto, não banca essa tese. “Ele nunca retratou o irmão”, diz a nota oficial.
Um museu de Amsterdã descobriu indícios de que um autorretrato do artista Vincent Van Gogh (1853-1890), datado de 1887, representa, na verdade, seu irmão Theo (1857-1891). Segundo os pesquisadores, a barba do homem é menos avermelhada que a de outros auto-retratos de Van Gogh e está cortada na metade da bochecha, enquanto o pintor a deixava sempre mais espessa. Além disso, a orelha vista na pintura é muito mais redonda que a de Vincent e coincide com a de outros retratos de Theo.
PEPITAS DE OURO

3 comentários:

  1. Essa controvérsia sobre ser ou não um auto retrato é mais antiga do que diz esse comentário. Mas o que eu queria falar é sobre o milagre da vida brotando do frio do inverno de neve. Esse é um dos grandes presentes que Deus nos concede - a renovação da vida. E nós, de tão enfarados dela, nem mais damos valor. Liliana

    ResponderExcluir
  2. Estamos absolutamente insensíveis a tudo isso, Lilis... concentrados apenas no lado efêmero da materialidade da vida... uma pena...

    ResponderExcluir
  3. Meu ídolo maior na pintura.
    Desde criança suas obras me impressionavam.
    Sou literalmente apaixonada por sua pintura.
    Visitei seu túmulo e a casa (o quarto) onde viveu. Estão enterrados lado a lado: Théo e Vincent.

    ResponderExcluir