Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

MORRE BENITO MARESCA


Morre o tenor brasileiro Benito Maresca
               Morreu na manhã de sábado - dia 11 - o tenor brasileiro Benito Maresca, aos 76 anos. Seu corpo foi velado no Cemitério Vila Mariana e cremado hoje no crematório da Vila Alpina.
              Grande especialista no repertório lírico italiano, Maresca começou sua carreira em 1955. Em 27 de outubro de 1962, cantou o papel de Pinkerton (de "Madame Butterfly", de Giacomo Puccini), no Teatro Lírico de Equipe e, em 1964, fez sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo, na ópera "Lucia di Lammermoor", de Donizetti.
                    Em 1970, interpretou o papel de Pery na comemoração do centenário da estreia da ópera "O Guarani", de CARLOS GOMES.
                    Em 1974, voltaria ao papel no teatro Massimo, em Palermo. Em sua carreira internacional, chegou a cantar na Ópera de Viena e na Ópera Alemã de Berlim.
                        No concerto de reabertura do Theatro Municipal de São Paulo, o maestro e diretor artístico Abel Rocha prestou uma homenagem ao tenor.
                       Além de Puccini, Donizetti, Verdi e CARLOS GOMES, ele também tinha, em seu repertório, uma variedade de compositores como Strauss, Mozart, Bizet, Guarnieri, entre outros.
         Professor até o fim da vida, Maresca formou uma geração de tenores.
 GOTA DE ORVALHO

4 comentários:

  1. Um pensamento de respeito para um Artista brasileiro que se vai. Pena que nem deve ter sido condignamente divulgado e homenageado, como não o são todos os grandes Artistas e representantes de nossa cultura, seja ela de qual área for. Sobram às baciadas, os Belos, Mulher Melância e outros Hortifrutigranjeiros da vida, que fazem a cabeça deste nosso povo tão esquecido de sua dignidade, exemplos e saber. Hoje, imperam as famosas cartilhas...Não sei para quê. O porquê, eu advinho....Liliana

    ResponderExcluir