PINO DOMESTICO OU PINUS PINEA
Em minha viagem a Roma em 2009, fiquei extasiada quando coloquei os olhos nessas árvores gigantescas e antigas, nas redondezas do Coliseu, embora elas estejam por toda a cidade e por toda a região do Mediterrâneo.
Fiquei extasiada com sua imponência, mas não perguntei o nome... só vim descobrir de volta ao Brasil. São os exuberantes Pinos Domesticos... e são a cara de Roma.
O pinheiro-manso (Pinus pinea) é uma espécie de pinheiro originária do Velho Mundo, mais precisamente da região do Mediterrâneo.
Desde a pré-história, esta árvore é aproveitada como fonte de alimento, devido aos pinhões que produz, sendo uma espécie bastante disseminada.
O pinheiro-manso pode exceder os 78 metros de altura, embora normalmente seja de menor dimensão - entre 12 e 20 metros.
Possui uma forma de sombrinha bastante característica, com o tronco curto e largo, culminando numa copa bastante plana.
GIGANTE VERDE
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5_K0ikQG7NeubYJF6xNgOype5w7QjeVy6zE13gtphtyE8jIY5suF8ec2rzQDK98jk6eF57pnOAhCf6yMNTHnn3Hg2NdIel7IPr2n2OzCGT_z0askd-WYxxIvWOxwAb46jCElV7lA3fUM/s200/0DLxAq37at.jpg.gif)
Maravilha!
ResponderExcluirSão atraentes e imponentes, não é, amiga ? Tenho certeza que você também se 'prendeu' a elas quando esteve lá !
ResponderExcluirBeijo