domingo, 27 de junho de 2010
CAPÍTULO NOVO: FILHO DE CARLOS GOMES EM CAMPINAS
Como eu já esperava, pois, sou campineira e conheço bem este povo daqui, meu projeto de tentar trazer os restos mortais do filho de CARLOS GOMES pra junto do pai, não foi aceito pela CONDEPACC.
Argumento: "...o monumento é uma homenagem da cidade ao maestro e não à sua família."
E eu digo: pelo visto, não "captaram" o sentido de tudo: a intenção é homenagear CARLOS GOMES, trazendo pra junto dele seu filho, por quem CARLOS GOMES tanto lutou para impedir que a tuberculose o vencesse e o levasse e que morreu dois anos depois do pai.
Quanto à família "paralela", pois, o maestro não teve netos, esta tem apenas que sentir-se presenteada por ter "seu sangue correndo nas veias". E, por ter "seu sangue correndo nas veias", deveria ter feito muito por ele e não fez.
Só quem conhece profundamente a vida de CARLOS GOMES, sabe que era o único filho (havendo também uma filha - Itala, que está enterrada no Rio de Janeiro)que acompanhou passo-a-passo a vida do pai, que veio ao Brasil várias vezes com o pai e que fez muitos esboços de cenários das óperas do pai. Isso, quase ninguém sabe.
Ninguém está querendo conspurcar o Monumento de CARLOS GOMES, a propósito, pra quem não sabe, CARLOS GOMES foi enterrado, quando chegou de Belém do Pará, no jazigo da família Ferreira Penteado, POR CARIDADE, POR FAVOR, "QUEBRA-GALHO", porque sua cidade não arrumou um pedaço de chão pra ele repousar.(teve um mes pra arrumar, uma vez que o corpo do maestro levou este tempo pra vir de Belém pra cá. E só veio, porque Campinas pediu, pois, eles o queriam LÁ !)
Este pedido de Campinas, não foi um pedido de amor, foi puro interesse: era o corpo do famoso compositor que, a partir deste momento já não incomodava mais: estava morto e como tal, passava a interessar e muito a partir de agora.
Campinas soube reclamar o corpo do maestro, mas não providenciou um lugar decente pra ele repousar. Coube, mais uma vez, aos amigos do maestro fazê-lo.
Aos que votaram sem entender bem qual é a intenção: o que se pretende é ENTERRAR as cinzas de Carlos André Gomes no TÚMULO da família, ou seja, no Monumento-TÚMULO do maestro campineiro (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES.
Será que é tão difícil de entender isto ?
Um túmulo é um túmulo, seja embaixo daquele Monumento, seja no Cemitério ou seja apenas uma cova rasa. (e olhe que, se não fosse a família Ferreira Penteado, ele teria esperado o famigerado "Monumento-Túmulo" numa COVA RASA.
Tem outro detalhe a esclarecer: a família não tem nada com este projeto em questão, aliás, a família nem sabia disso até hoje. É um projeto meu, pois, surgiu quando estive no Cemitério de Milão e senti muita tristeza por ver que até isso foi negado a Carlos Gomes. Coube na época, ao país, este gesto de reconhecimento por tudo o que ele fez pelo Brasil.
Mas não, enterrou-se um brasileiro, filho do Compositor das Américas...na Itália.
Isto só prova que o Brasil não respeita seus expoentes.
Tem outra... não quero banda, nem orquestra, nem alarde, não.
Só pretendo fazer justiça: O Brasil, São Paulo, Campinas não encheram a boca pra apregoar aos quatro cantos do mundo que os filhos de CARLOS GOMES eram italianos?
Pra quem não sabe, CARLOS GOMES os naturalizou BRASILEIROS !
E como brasileiro, filho legítimo do ilustre filho de Campinas (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES, Carlos André tem mais é que estar aqui, ao lado do pai.
Os mais agnósticos diriam: pra quê trazer o filho pra cá ? Já estão mortos mesmo !
Respondo: por RESPEITO... por AMOR... por CONSIDERAÇÃO... por REMISSÃO de todos os pecados cometidos contra ele !!!!!!!!!!!!!
Às vezes acho que não querem abrir o túmulo, de medo do que se pode achar lá... afinal não vê manutenção faz tempo !!!! Será que é isso ?
Se é tão importante assim para Campinas, não se conspurcar o Monumento-Túmulo do maestro, para trazer para junto dele, no Túmulo DELE, seu filho; se CARLOS GOMES passou a ser tão importante assim, por que está sendo depredado a olhos vistos e ninguém se mexe ?
E tem outra: ninguém enterra ninguém em Monumento- Túmulo... enterra-se apenas no Túmulo !!!!!!! E, neste caso, o Monumento fica agradecido, pois, finalmente será "EXAMINADO".
Este é um exemplo de como se deve cuidar de um "homenageado". Um busto extremamente bem cuidado, num jardim imenso e lindo !!!!!!
Pra quem não sabe, Ghislanzoni foi o libretista de óperas de CARLOS GOMES e seu amigo íntimo.
Nascido nesta cidade, LECCO, onde CARLOS GOMES construiu sua casa - Villa Brasilia.
Este é o Monumento-Túmulo de CARLOS GOMES, extremamente mal cuidado...
Mas sabem usar o nome de CARLOS GOMES pra festa junina, pra pano de fundo de discurso político... pra encher o peito lá fora e dizer "Sou de Campinas, terra de CARLOS GOMES !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Torcendo para que revejam este posicionamento!
ResponderExcluirRosângela
Se for o caso mesmo, quem irá pagar pelo traslado das cinzas, a prefeitura de Campinas ou a União?
ResponderExcluirCABERIA A AMBAS !!
ResponderExcluirOlá Amiga;
ResponderExcluirEu li, recentemente, uma biografia do maestro Carlos Gomes e ele, no total, tivera 3 filhos. Um faleceu ainda muito pequeno e era o preferido do maestro...havia o citado por vc, em que o maestro muito se empenhou para que ele não vestisse a farda do exército italiano por ser Natural do Brasil e Ítala, que constava com 15 anos quando da morte do maestro...vc saberia algo a respeito dela???? Eles ficaram na Italia(se não me engano em Milão)...esse filho, já doente, junto com uma obra do artista, consumira as economias parcas do Maestro...de Itala nada soube...Agradeceria qualquer informação em:officinadoradio@gmail.com
Cordial Abraço;
Amigo,
ExcluirCarlos Gomes teve 5 filhos...3 morreram muito pequenos, de tuberculose que assolava a Itália na época.
Carlos André morreu um ano depois do maestro (felizmente) também de tuberculose, aos 25 anos e a única que ficou foi Ítala, que veio depois para o Brasil, casou-se e viveu no Rio de Janeiro, onde também morreu aos 60 anos. (mesma idade do pai. Não teve filhos, portanto, Carlos Gomes não teve descendência direta.
Abraço