Páginas
▼
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
YOLANDA GOMES - sobrinha de Carlos Gomes (dir.) DENISE MARICATO - sobrinha trineta de Carlos Gomes (esq.)
EPTV faz première de documentário sobre Carlos Gomes
Lançamento para convidados apresentou especial que vai ao ar domingo (18)
15/10/2009 - 00:15
Da redação
Em cerimônia para convidados na noite desta quarta-feira (14), em Campinas, a EPTV fez a primeira exibição do documentário "Acordes de Uma Vida", que retrata vida e obra do compositor Carlos Gomes - o especial, que integra as comemorações de 30 anos da emissora, vai ao ar domingo (18), após "Norma". O lançamento contou com autoridades, familiares de Carlos Gomes, atores, diretores da EPTV e produtores do documentário.
A festa de lançamento teve surpresas para os convidados, como as interpretações ao vivo de peças de Carlos Gomes por Margareth Reali, que cantou "Quem Sabe?", e por Giovani Fornasieri, pianista italiano cuja família guarda laços sanguíneos com a da esposa de Carlos Gomes - são os remanescentes italianos mais próximos do maestro e também guardam lembranças, histórias e objetos. E ao final, puderam degustar uma receita inspirada em uma carta de Gomes, reclamando a falta de uma iguaria na Itália.
Para o prefeito Hélio de Oliveira Santos, "a importância do documentário é o resgate, uma homenagem que é também uma peça educacional." O prefeito assistiu ao especial de 30 anos da EPTV acompanhado de parte de seu secretariado, entre eles, o secretário e diretor de Cultura, Arthur Achilles e Vinícius Gratti; o de Saúde, Francisco Kerr Saraiva, entre outros. "É uma apresentação muito realista.
Deixa claro que temos uma grande dose de ressarcimento; Campinas tem um débito com Carlos Gomes", elogiou o prefeito ao final - e se referindo ao fato da cidade, já republicana, ter rejeitado receber o maestro que fôra bolsista do Império.
O documentário mescla reportagem e dramaturgia. Ao mesmo tempo em que apresenta a musicografia, aproveita a biografia para encenar as passagens dramáticas pessoais, como a morte de filhos, as dívidas ou o divórcio - todo o material é baseado em pesquisa e consultoria e entrevistas. Em algumas cenas, o capricho chegou a ter um calígrafo para imitar a escrita cursiva do compositor.
Em discurso e antes de tocar duas peças de Carlos Gomes, o pianista italiano Giovani Fornasieri conclamou a todos a um esforço para que "Fosca", que chamou de "ópera mais completa" pudesse ser produzida e encenada.
Fez justiça ao 'tio Gomes' - lembrou que era assim que o maestro campineiro era chamado na família do lado italiano - ao corrigir a história da música italiana, devolvendo a Carlos Gomes a criação da figura da "cantora artista", que seria incorporada com grande sucesso aos palcos.
O especial, de 50 minutos, vai ao ar domingo (18), após a exibição de "Norma".
Nenhum comentário:
Postar um comentário