Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

A FAMIGERADA CARAVELA...(navegar é preciso...)


E diz o artigo do jornal de Campinas, deste Domingo, dia 29 de Novembro de 2009:
(...)"Os estudantes de Salvador, mais do que imaginar as embarcações que aportaram na orla baiana nos tempos do descobrimento, vivem a experiência de entrar em uma.
Poderíamos dizer que os campineiros também. Mas, existe uma grande diferença: a caravela que lá navega pela Baía de Todos os Santos, que mesmo tendo custado R$700 mil, tres vezes menos do que a reforma da embarcação que está em terra desde o ano passado na Lagoa do Taquaral e que nunca vai sair do lugar - conforme já era previsto desde sua inauguração em 1972 - nem promover qualquer interação com os visitantes. (...)

CARAVELA ENCALHOU NA BEIRA DA LAGOA NO DIA DA INAUGURAÇÃO
(...)encomendou uma missa na Lagoa do Taquaral na manhã do dia 5 de Novembro de 1972(...)
(...)Considerada o maior atrativo do local, a caravela Anunciação levou aproximadamente dois anos para ser construída por uma equipe de cinco profissionais da construção civil de Santos e 12 carpinteiros, funcionários da Prefeitura de Campinas. Custou na época, 2 mil cruzeiros.

ENCALHADA
A festa durou pouco. No momento em que a maior atração do parque estava sendo empurrada para a água, o trilho quebrou e a nau encalhou na margem da lagoa.(...)
(...)Mas ela nunca navegou. Em 1979, a embarcação afundou. Na época , foi socorrida pela equipe do Corpo de Bombeiros, que futuramente, seria a responsável por diversos resgates nos anos seguintes.

O MUSEU
Em 1983, a Anunciação passou por mais uma reforma. Dessa vez, para abrigar o Museu Naval, inaugurado naquele ano pelo então ministro da Marinha, Maximiniano da Fonseca. (...) A partir daí foram só problemas que levaram o museu a ser fechado.
No final de março do ano passado, a caravela afundou parcialmente e foi içada seis meses depois. A solução para o problema se arrasta desde então. Foi a terceira vez que a embarcação afundou. (...)
(...) No ano passado, a embarcação só não afundou mais que os dois metros registrados, pois parou em um banco de areia. (...)
(...)Se, na Bahia, a caravela é usada para ampliar o horizonte dos estudantes, em Campinas, o projeto de recuparação da réplica Anunciação continua à deriva. (...)
(...)Após publicação de reportagem com essas informações, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT), afirmou que não existia qualquer licitação prestes a ser publicada para o restauro e que estaria aberto a adotar medidas de interação da embarcação com o público.

Comentário da Denise:
Sr. prefeito, se é assim, vamos lá: como campineira que sou, gostaria imensamente de ver esta famigerada e desventurada caravela, senão navegar, ao menos servir para alguma coisa útil. Afinal, pra que foi que ela nasceu mesmo ?
Pra satisfazer a vaidade política do sr. Quércia e do sr. Péricles, ou o quê ?
Sim, porque até agora ela só foi mesmo, assunto de deboche, uma vez que não durou muito tempo, a "boa intenção" de nossa administração campineira com relação à "Anunciação". Ou estarei eu enganada ?
Dela, eu me lembro de duas ocasiões: da famosa inauguração, cheia de promessas e salameleques e depois, o valoroso Corpo de Bombeiros pra cima e pra baixo, às voltas com seu salvamento e resgate. Só que agora, não funcionam mais, os recursos emergenciais, pois, a coitada já se encontra na UTI !(virou banheiro de pássaros...)
É uma vergonha, para Campinas, saber que, na linda e histórica Salvador, uma mesma caravela dá aulas interativas de história do Brasil a brasileiros !!

Fica aqui o meu desejo, sr. prefeito, que acredito ser o desejo de muitos ou todos os campineiros frustrados com as coisas abandonadas de Campinas.

PROVAS SÃO PROVAS !

Aqui estão algumas fotos do trabalho maravilhoso que fazem, Vicente Montero e Marisilda Tescaroli, na EMEF Gal. Humberto Souza Mello:









PARABÉNS, CAMPINEIROS DE CARLOS GOMES !!!!

sábado, 28 de novembro de 2009

MEU AMIGO, GUY MACHADO disse...


Este meu especial amigo, gomesiano até a morte, escreveu para o jornal de Campinas (na coluna - Correio do Leitor),enviou e, como parece que o jornal não deu importância (quem sabe, estraviou-se o "e-mail" ?) e como, neste espaço mando eu, resolvi colocar aqui, um outro texto seu, a respeito das "desventuras" brasileiras...e campineiras.

"Denise Maricato, brasileira, ilustre, usa expressão simbólica para expressar sua decepção ao tratamento que Campinas (SP), cuida da memória de seu ilustre filho. Revoltantes são as revelações que traz à luz da história. Diz convicta: "As cinzas de CARLOS GOMES estão em Campinas. Entretanto suas asas repousam em Belém-do-Pará. Por que teria o destino cruel e ingrato norteado a vida do compositor ? Corrido da Pátria por ter sido beneficiado pelo altaneiro espírito do Imperador Dom Pedro II ? Foi uma vingança da mediocridade do Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto em apagar a memória do súdito leal ?
Derrubaram o nosso Imperador legitimado. Impuseram-lhe a humilhação do EXÍLIO, tomaram o Poder por golpe tão usual da força das armas e violentaram a vontade soberana do povo brasileiro, derrubando a Monarquia tão respeitada pelas casas imperiais do mundo.
Os brasileiro amavam Dom Pedro II e sua filha (Princesa Isabel e sua esposa Thereza Cristina). Não obstante, o "CONDOR", que é o nome da ave brasileira que atinge as maiores alturas, uma ópera de CARLOS GOMES,foi quem conduziu o corpo sofrido pela ingratidão dos que estavam à frente do poder para BELÉM, onde o alto espírito do Governador LAURO SODRÉ (alma grandiosa) afagou os últimos momentos de CARLOS GOMES, tendo-lhe reconhecido seus méritos.
Essa malfadada República queria enviar um navio mercante para o transporte (Campos Salles) mas teve de enviar um vaso-de-guerra para embarcar o esquife dele para São Paulo, diante dos protestos dos paraenses.
CARLOS GOMES é lembrado e amado no Pará, onde até hoje, as torres sineiras dobram seus sinos na hora em que faleceu o grande maestro compositor. Gama Malcher, ilustre músico, prestou-lhe as continências musicais.
Ainda hoje, Campinas maltrata seu ilustre filho. O monumento-túmulo está em ruínas e o Museu goteja lágrimas pelas chuvas que acabam com seu acervo. Inacreditável! Mas, esse é o Brasil em vivemos."

Dr. GUY MACHADO, meu amigo querido - COMENTARISTA do jornal "Tribuna da Imprensa", MEMORIALISTA E ESCRITOR.

A propósito... passei HOJE, pela estátua de CARLOS GOMES, na Praça "Antonio Pompeu" (?) e estava repleto de "gente" trepada em sua grade... virou poleiro ?

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O VELÓRIO DE CARLOS GOMES


E diz o jornalista Antonio Contente:(...)"existe em Belém do Pará um cemitério, hoje desativado,que poderia ser considerado o Père Lachaise local. E o que os campineiros tem a ver com isso ?, talvez algumas pessoas estejam perguntando.
Muito - respondo - pois foi em tal sítio que velaram, antes de ser trazido para Campinas, o corpo do compositor Carlos Gomes, falecido na capital paraense a 16 de Setembro de 1896. Féretro acompanhado por mais de 70 mil pessoas, numa cidade cuja população rondava os 100 mil habitantes.
O cemitério em questão chama-se Soledade. É mais novo que o citado francês (...)
(...) O mais importante agora, é o que me levou a escrever este texto. No último Finados, no ainda recente dia 2, passei, a pé, pela porta do Soledade. Chamou-me a atenção avistar, à entrada da capela, algumas pessoas que ali colocavam flores, coroas, isso sem falar de velas acesas ao longo do meio-fio da alameda. Claro que, como veterano repórter, entrei para saber do que se tratava. A uma senhora que ajeitava buquê junto à parede, perguntei para quem era a homenagem.

-O senhor não sabe ?-
Ela me encarou.
-Confesso que não - respondi, meio a medo.
-É que aqui - ela apontou para o interior da capela - foi velado o grande compositor brasileiro Carlos Gomes. Hoje é Finados.

Admito que, francamente, minha surpresa só aumentou. Afinal, faz nada menos de 113 anos que o autor de "O Guarani" morreu.
E além da senhora com quem falei (soube depois que se tratava de professora de canto), num primeiro momento seria de supor que só pessoas mais velhas, como ela, ou amantes de óperas poderiam estar homenageando o mais famoso dos campineiros. Mas não, havia também jovens,alunos do Conservatório Musical Carlos Gomes e também músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz.
Fiquei ali parado mais de meia hora, com tempo de ouvir um coral interpretar composições do maestro.(...)
(...)E a singela cerimônia, afinal, a mim confirmou, mais uma vez, o quanto a figura de Carlos Gomes é reverenciada em Belém.
Há importante rua com seu nome, além de praças, escolas, de música ou não e o salão de recepções do Teatro da Paz, belíssimo, é todo ornado com motivos que lembram a trajetória do músico.(...)

E o texto de Antonio Contente não termina aqui.....(amplie para lê-lo na íntegra)

Comentário de Denise:
Diga-se de passagem, CARLOS GOMES foi velado em Belém, com toda pompa e circunstance.
CARLOS GOMES foi muito feliz ao escolher Belém involuntariamente, para pousar suas asas, pois, se viesse para cá, provavelmente teria morrido na Santa Casa.
Na época, seu velório ultrapassou os velórios de autoridades e celebridades do Brasil em número de pessoas presentes.
É mesmo em Belém, que repousa a alma de CARLOS GOMES; uma cidade, que após 113 anos de sua morte e não estando seu corpo ali, presta a ele homenagens de todo tipo.
O que possui Belém por nosso maestro, é amor verdadeiro, porque incondicional - Belém não se prende a coisas pequenas, com especulações tipo: CARLOS GOMES foi perdulário ou não (se gastou mal SEU dinheiro, foi apenas ele e sua família a sofrer com isso); teve um casamento feliz ou não (não é da conta de ninguém); era temperamental ou não (a ninguém compete julgar) - e insignificâncias desta ordem.
Não é preciso gostar do homem... tem-se sim, que reconhecer A OBRA.
Belém ama nosso maestro desde sempre e demonstra esse amor a todo momento, de todas as maneiras, em todas as idades.
Basta, como o disse Antonio Contente, fazer uma visita a Belém ! É lá que se sente o coração de CARLOS GOMES pulsar. É lá que se vê a dimensão do carinho que Belém dá a ele todos os anos, desde 1896: no dia 16 de Setembro de todos os anos, além das inúmeras homenagens que lhe prestam, no horário exato de sua morte,TODAS as Igrejas de Belém tocam seus sinos !!!!!
Além de conhecer, claro, uma cidade belíssima, com suas velhas e gigantescas mangueiras, a enfeitar suas ruas e alamedas; seu imponente e lindo Teatro da Paz, que tantas vezes apresentou as óperas do maestro querido e tantos outros lugares encantadores, como Mangal das Garças, o belo Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves,o super-equipado Hangar, a maravilhosa Estação das Docas e tantos outros atrativos.
Uma coisa me consola nisso tudo: ter a certeza de que CARLOS GOMES não poderia ser mais feliz na escolha que fez, ou melhor, CARLOS GOMES não poderia ter sido mais abençoado por DEUS, ao ter em Belém seu destino final, seu lugar de descanso eterno, pois, é lá, em BELÉM DO PARÁ, que CARLOS GOMES se encontra para sempre.
Aqui ? Ah ! Aqui só estão cinzas !
Não se colhe o que não se planta.

Obrigada, linda BELÉM DO PARÁ DE CARLOS GOMES !

ESPECIAL DA EPTV


AINDA NÃO TENHO UMA OPINIÃO PESSOAL FORMADA SOBRE O "ESPECIAL DE CARLOS GOMES", QUE FOI AO AR NO DIA 18 DE OUTUBRO DESTE ANO, PORQUE VIAJEI NO DIA 16, EMBORA MUITAS PESSOAS TENHAM ACHADO UM TRABALHO AMADORÍSTICO.
MAS, MEU AMIGO, MARCELO - DONO DA "MAIS BRASIL PRODUÇÃO DE VÍDEO" - QUE É UMA PESSOA VOLTADA PARA A CULTURA E QUE TEM EM SEU ACERVO PARTICULAR, VASTÍSSIMO MATERIAL SOBRE TUDO O QUE SE REFERE À VIDA CULTURAL DE CAMPINAS, JÁ ESTÁ COM A CÓPIA DO ESPECIAL PARA ME DAR. POR ABSOLUTA FALTA DE TEMPO, AINDA NÃO FUI BUSCÁ-LA.
FUI À ESTRÉIA DESTE ESPECIAL, QUE ACONTECEU NO HOTEL ROYAL PALM PLAZA, MAS COM A AGITAÇÃO DO MOMENTO, NÃO PUDE AVALIAR O TRABALHO DEVIDAMENTE.

(na noite da estréia do Especial CARLOS GOMES)

PRETENDO ASSISTÍ-LO COM MUITA ATENÇÃO, AINDA PORQUE, CONSIDERO-ME UMA COLABORADORA, UMA VEZ QUE EMPRESTEI PARA A REDAÇÃO, A PEDIDO DA ASSISTENTE DE PRODUÇÃO, LUANA, UM DVD DA ÓPERA "O GUARANI", REPRESENTADA EM 2008 NO TEATRO DA PAZ EM BELÉM DO PARÁ, DO QUAL A EPTV APROVEITOU UM TRECHO.
ESTE DVD FOI UM PRECIOSO PRESENTE DO MEU AMIGO GOMESIANO, DR. GILBERTO CHAVES, POR OCASIÃO DE MINHA VIAGEM À LINDA BELÉM.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BELÉM DO PARÁ - onde repousa a alma de CARLOS GOMES !...

Torno a dizer: "NÃO SE PODE AMAR O QUE NÃO SE CONHECE"

Eis o que diz uma leitora do jornal de Campinas, a advogada Marisilda Tescaroli :

"Há quatro anos faço o "Projeto Carlos Gomes nas Escolas" com o tenor Vicente Montero, levando para estudantes das escolas municipais, a história e a música de CARLOS GOMES.
Para a grande maioria de alunos e professores, CARLOS GOMES é uma novidade.

Lendo o artigo sobre como Belém do Pará até hoje reverencia CARLOS GOMES (Antonio Contente,23/11), olho para Campinas e penso: quanta diferença !
A propósito, lanço a campanha: "Vamos enterrar CARLOS GOMES no cemitério".

Eis que quase ninguém sabe que ele está enterrado no monumento-túmulo da Praça Bento Quirino e o local não tem a conservação que o ilustre campineiro e brasileiro merece.
-------------------------------------------------------------------
MEU COMENTÁRIO;

(VICENTE MONTERO - tenor - e um dos grandes divulgadores da música de CARLOS GOMES - merecedor de todas as homenagens que lhe forem prestadas - ontem, hoje e sempre)



O corpo de CARLOS GOMES, ao chegar a Campinas, não possuía um lugar para ser enterrado, imaginem - o gênio das Américas, glória brasileira e orgulho para Campinas... não tinha um mísero pedaço de terra, onde pudesse ser enterrado !
O que fizeram ? Colocaram-no no jazigo da família Ferreira Penteado, que cedeu ao maestro, pela grande amizade que nutria por ele.
Muito pouca gente sabe que, Campos Sales, que na época da morte do maestro, era governador de são Paulo, pediu que LAURO SODRÉ, na época, governador do Pará, enviasse o corpo do nosso maestro no primeiro navio mercante que viesse para o Rio.
No que o Dr. LAURO SODRÉ, ao ouvir o clamor dos paraenses, frente a tamanha INJÚRIA", respondeu num telegrama:
"OU O CORPO DO MAESTRO VAI DAQUI EM UM VASO-DE-GUERRA, OU DAQUI NÃO SAIRÁ JAMAIS."
(fiz uso aqui, de um trecho do meu livro "Olhos de Águia - Antonio Carlos Gomes - A Trajetória de um Gênio", prestes a ser editado)

Como bem disse a dra. Marisilda, o Monumento, que deveria ser cuidado, amado, respeitado, zelado com todo amor e carinho... está sujo, com LETRAS faltando, virando "prateleira" de pedestres ignorantes do sentido dele estar ali... esquecendo-se, também por ignorância, de que ali, onde colocam garrafas pet vazias, pedaços de pano, marmitex vazias... É O TÚMULO DO IMORTAL CARLOS GOMES.
Ainda bem que a alma dele ficou em Belém, não é ?

Seu corpo veio para cá, porque Campinas, desavergonhadamente, reclamou-o !
Sim, porque nada fez por ele, quando ele mais precisou, quando precisava de um "emprego", imaginem...por que ? Porque não gostaram dele ter ficado lá pela Itália ? Ele não ficou pela Itália... ele ganhou o mundo !
Por que reclamar seu corpo ? Para fazer dele, banco de desocupados e mais um banheiro de pombos ?
Exatamente como virou, A CARAVELA, da Lagoa do Taquaral: banheiro de passarinhos.

E Campinas reclama do quê ? Da falta do Teatro Municipal ? Ele já foi "pro brejo" há muitos anos... o Monumento-túmulo de CARLOS GOMES está aí... o Museu CARLOS GOMES está aí... O Centro de Ciências está aí... a Caravela está aí...o teatro Castro Mendes está aí... e daí ?

Ora, Campinas... pra quê ir à China ? Cuidem daqui !

CORAGEM DE FALAR A VERDADE !


CESAR CIELO, Sensacional !!!

Dessa vez não foi pelo fato de ter ganho alguma prova de natação, mas pela entrevista corajosa que deu ao jornal O ESTADO DE SÃO PAULO .

CESAR, bastante irritado, falou da falta de apoio da CBDA, (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), onde disse, com todas as letras, que não teve ajuda da Confederação e muito menos do governo. Sua vitória de deve a ajuda de seu pai e de patrocinadores.

Por isso treina nos Estados Unidos. E o presidente da confederação queria que ele voltasse para o Brasil, para treinar aqui. Queria também que ele fosse ao palácio do planalto para fazer o cartaz do presidente. Coisas que ele rejeitou.

Daí para frente foi ameaçadode ficar sem o pouco de facilidadesque a Confederação lhe dava. Minha vitória tem muito pouco a ver com eles, disse o nadador quando participou do troféu José Finkel, nas piscinas do Corinthians. Querendo eles ou não, sou campeão olímpico, e isso eles terão que engolir.

Desde que me tornei profissional, em março, paguei tudo: alimentação, hospedagem, e até meu técnico (o australiano Brett Hawke).

Ficou assustado quando lhe perguntaram se a CBDA havia ajudado em alguma despesa.
Sua resposta foi essa: 'Sério que vocês estão me perguntando isso?' 'Pensei que vocês estivessem brincando'.

CESAR contou que além de não receber auxílio da CBDA, teve problemas com o presidente. Entre outras ameaças, ele ameaçou suspender os míseras contribuições que eu vinha recebendo dos Correios, quando disse a ele que jamais viria para uma cerimônia no palácio do Planalto. Ele vivia telefonando para meus pais, e não os deixava trabalhar sossegados. Fiquei nervoso e até treinei mal por uns dias.

Esse é o governo que temos, que quer colher frutos sem nada ter plantado. Atletas são intimados a ir a Brasília para pedir a benção ao bode barbudo que jamais soube o que significa trabalho e dedicação para se merecer a glória.

Um governo que não ajuda em nada, ou ajuda muito pouco a quem traz glória ao país, enquanto subtrai milhões dos cofres públicos em proveito próprio.

E com essa mentalidade de atletas esclarecidos não se vê mais medalhistas em Brasília puxando o saco do presidente.

SEM COMENTÁRIOS !

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

TEATRO ou O QUÊ ?


Como disse-o muito bem, o Gerente Comercial de Campinas, sr.Octavio Bonas Neto: "Parabéns para a jornalista Paula Ribeiro pela matéria no Caderno C de 22/11 sobre o renascimento do Teatro Municipal Castro Mendes.
Mas a foto da fachada nos dá a impressão de que o prédio está localizado no distrito industrial da cidade, pois em nada se parece com um berço da cultura campineira.
Bem feito para nós, campineiros, que covardemente nos omitimos há mais de 44 anos, permitindo que, em 1965, o então prefeito Rui Novaes e também o então presidente da Câmara, Romeu Santini, e mais 22 vereadores, entre eles Orestes Quércia, aprovassem a demolição do verdadeiro Teatro Municipal(...).

Pois é, Octavio, parece uma praga, uma maldição a cidade não possuir nada "inteiro", quando se fala de cultura: o Teatro Municipal CARLOS GOMES de Campinas, pluft !... desapareceu no ar !
O Castro Mendes, mais um pouco, vai para o mesmo caminho...pluft !
O MUSEU CARLOS GOMES encontra-se num prédio decrépito e embolorado - CCCA - que por sua vez acha-se asfixiado, quase em coma, espremido com suas goteiras, que já...já destróem todo o precioso acervo que ali se encontra, no centro da cidade...
E a miscelânea de nomes então:
O túmulo do mais importante filho de Campinas está aonde mesmo ? NA PRAÇA ANTONIO POMPEO !
O busto de Rui Barbosa está na PRAÇA CARLOS GOMES !
Aliás, com essas e outras, CARLOS GOMES, ficou sem Teatro, não é ?
Ainda bem que ele não precisa disto... é muito maior !!!
A Praça do Pará (Jardim do Pará), que ganhou este nome para homenagear Belém do Pará, por haver acolhido nosso gênio, não possui nenhuma placa neste sentido.
A FAMÍLIA TULLIO, valiosos e valorosos músicos campineiros, embaixo do tapete...
E por vai.........

E A CARAVELA ? "PODRE" Caravela, afundou !!!!!
Hoje, em minha caminhada diária, olhando novamente para a linda e podre caravela, deteriorando a olhos vistos, percebi tratar-se agora, de banheiro de pássaros...

Qual seria a razão de tudo isso ?
Seria a pose do campineiro, a empáfia do campineiro: campineiro tem vergonha de reclamar das coisas (é coisa de pobre !)... campineiro come mortadela e arrota peru... campineiro compra carro do ano e se mata e a toda a família pra pagar, só pro vizinho ver)... campineiro só cumprimenta campineiro, quando se encontram em "Miami"...campineiro não reivindica nada, porque se acha acima dessas "coisinhas pequenas"...
Então, Campinas merece sim, ficar sem teatro ou qualquer outra coisa que favoreça sua vida cultural.

E A CARAVELA ?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PASSEANDO PELA VILA BRASILIA DE CARLOS GOMES !

Vamos continuar nosso gostoso passeio pela VILA GOMEZ... ou VILA BRASILIA...ou VILA BRANCA, uma imensa área verde no coração de LECCO:

(as fotos pertencem ao acervo pessoal de Denise Maricato)
A VILA que CARLOS GOMES amou e que fez um pedaço do BRASIL, plantando nela muitas árvores brasileiras:

Um lugar que me emocionou profundamente... onde estive mais perto do Maestro... onde pude sentir ainda, sua vibração forte pela maravilhosa escadaria da casa:

Um lugar para onde ele trouxe pássaros, animais silvestres, plantas... a fim de se sentir perto de sua gente...

A VILA dos seus sonhos !!...
Que ainda hoje vive para a música !...

Cujos muros,em nossa chegada, emocionaram-me demais, levando-me às lágrimas: havia chegado à casa de CARLOS GOMES finalmente !

Minha viagem, finalmente, chegara ao seu apogeu: o encontro com ele !!

Neste momento, podem acreditar, eu estava em estado-de-graça !
Havia chegado ao Destino verdadeiro de minha viagem !
E toda essa beleza está lá, em LECCO, uma homenagem eterna ao talentoso e genial brasileiro !

ANTONIO CARLOS GOMES DO BRASIL !

MEU TIO...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

APRESENTANDO CARLOS GOMES ÀS CRIANÇAS !!


Meu filho RODRIGO e eu estamos "gestando" e esquematizando a idéia de um livro infantil sobre CARLOS GOMES !
A idéia dele é apresentar CARLOS GOMES à geração do futuro, no que, aliás, ele está coberto de razão... pois, os que estão aí, muito pouco fazem pela MEMÓRIA de Campinas !! Estou me referindo a CARLOS GOMES e aos TULLIO, que também são TESOUROS desta cidade e NUNCA são citados !!


E por falar em cuidar das coisas de Campinas:

E A CARAVELA ?? (será que terá o mesmo destino do TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES ?

PARABÉNS, ALCIDES !!!

PRECISAM COMENTÁRIOS !!!
Parabéns, amigo !!

ONDE ESTÁ O BUSTO DE CARLOS GOMES EM MILÃO ?

(as fotos pertencem ao acervo particular de Denise Maricato)



O busto de CARLOS GOMES que antes, encontrava-se na entrada do Museu do Scala, juntamente com o de Verdi... depois da última restauração do museu, está em um salão, no interior do mesmo, onde se encontram todos os bustos dos famosos.
Foi emocionante vê-lo alí.

E aqui, uma foto do interior de VILA BRASILIA, hoje Scuola Civica Musicale.
O salão que dava para o Lago di Como, hoje, é o terreno da Estrada de Ferro (uma parte do terreno da VILA, cedido por CARLOS GOMES à Companhia Ferroviária), uma vez que o maestro foi um dos incentivadores da construção da estrada-de-ferro.
Ao lado esquerdo da foto (e à minha direita), vemos um "pedacinho" do PIANO DE CARLOS GOMES, que se encontra lá. (o piano que está no Museu Carlos Gomes de Campinas foi muito utilizado por CARLOS GOMES, mas na verdade, pertencia a Adelina.
E, à direita da foto, lá no fundo, à direita daquele último pinheiro, está o histórico coreto, palco da grandiosa festa beneficente, que aconteceu na VILA e onde tocaram os famosos da época, deliciando um público seleto !
É claro que eu trouxe fotos do piano, deste coreto e do lindo interior da VILA, mas que reservei para meu livro, que agora sim... está na reta final.

domingo, 22 de novembro de 2009

MEU FILHO PILOTO !!


ESTE É O LINK !
GUSTAVO (principiante, estreante, "marinheiro de primeira viagem", na pista mais perigosa do Brasil...) chegou em OITAVO LUGAR !! (mãe é mãe !!)
CRAQUE É CRAQUE !!!!!! rsrsrs...
AQUI ESTÁ O RESULTADO !:

VIAMÃO - RS
11ª Etapa
22 de Novembro de 2009
Corrida - Stock Jr

PROVA Melhor Volta
Pos No Piloto Vlts Tempo/Dif. Dif/Ant. Última Tempo na Km/h
1 11 Pedro Boesel 19 31:19.465 109,76 1:26.570 1:26.247 7 125,88
2 72 Fabio Fogaça 19 2.358 2.358 1:26.829 1:26.269 8 125,85
3 31 Carlos Pimentel Jr * 19 4.223 1.864 1:27.355 1:26.926 17 124,90
4 5 Fabio Viscardi * 19 5.036 0.812 1:27.610 1:26.992 18 124,81
5 19 Adriano Griecco * 19 8.763 3.726 1:27.896 1:27.441 17 124,17
6 7 Rodrigo Barone * 19 9.437 0.673 1:28.331 1:27.567 15 123,99
7 21 João Marcelo * 19 17.415 7.977 1:47.320 1:26.741 15 125,17
8 12 GUSTAVO MARICATO LOPES * 19 32.918 15.502 1:28.646 1:27.716 12 123,78
9 77 Beto Cavaleiro * 19 33.123 0.204 1:28.478 1:27.593 9 123,95
10 6 Eduardo Furlanetto 13 == 13 == 6 vlts 1:27.995 1:27.299 12 124,37
Melhor Volta: Pedro Boesel (11), 1:26.247 (média de 125,88 km/h), na 7ª volta


http://stockcar.globo.com/index.php/2009/11/20/sexta-feira-de-treinos-livres-da-copa-nextel/

sábado, 21 de novembro de 2009

CHEGANDO A PARIS !!...uh...la...la...

Desconsiderem essas "datas" loucas, por favor, pois, não sei o que fiz com a câmera, que saiu dessa maneira "futurística" !!...

E ali estava ela !! Tão linda !... tão grande !... tão chic !...

Inaugurada em 31 de Março de 1889, a Torre Eiffel foi construída para honrar o centenário da Revolução Francesa.

A tarde estava fria, mas meu corpo foi aquecido pela emoção de estar ali, aos pés dela !


Jardins ao seu redor, muito amplos e bem tratados... e muitos turistas !...


"OPEN TOUR" é o nome deste ônibus simpático, de dois andares !!
Ótima opção para se passear por PARIS e não ter que se preocupar com o trânsito !!

Foi uma grande diversão !!...

Outra invenção genial do parisiense, foram estas bicicletas esquisitinhas, mas muito engraçadas e originais. Fizemos uma "corrida" da Catedral de Notre Dame ao Hotel de Ville (pertinho !), que agora é um Centro de Compras !


O SENA é encantador...

Com aquelas barracas cheias de livros e gravuras, que enlouquecem a gente !!... Comprei muitas !!...

À noite, o parisiense gosta é de rua !!!
E era pra lá que a gente ía, ou melhor, era de lá que a gente não saía !! rsrs...
Depois, viajamos mais !!