A CIDADE DE JUSCELINO
Conhecemos duas igrejas de Brasília: a Catedral Metropolitana e o Santuário Dom Bosco.
A Catedral é muito bonita e arrojada, mas o meu coração bateu mais forte quando entrei na Dom Bosco e verão por quê. CATEDRAL METROPOLITANA
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.
Teve sua estrutura pronta em 1960, onde apareciam somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevam dezesseis colunas de concreto (pilares de secção parabólica) num formato hiperboloide, que pesam noventa toneladas.
O engenheiro Joaquim Cardozo foi o responsável pelo cálculo estrutural que permitiu a construção da catedral.
Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato, já nesta data com os vidros externos transparentes.
Na praça de acesso ao templo, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas; as esculturas foram realizadas com o auxílio do escultor Dante Croce, em 1968. No interior da nave, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço.
As dimensões e peso das esculturas são de 2,22 m de comprimento e cem kg a menor; 3,40 m de comprimento e duzentos kg a média e 4,25 m de comprimento e trezentos kg a maior.
As esculturas são de Alfredo Ceschiatti, com a colaboração de Dante Croce em 1970.
Célio e Ricardo, nosso chofer e amigo.
A única coisa ali, que me 'tocou' foi esta réplica, pois, ví a original na Basílica de São Pedro, em Roma e é muito impressionante. É uma igreja fria e impessoal. Apenas uma obra de arte.
SANTUÁRIO DOM BOSCO
O Santuário Dom Bosco é uma das mais conhecidas Igrejas de Brasília e uma das imagens mais frequentes nos cartões-postais dessa cidade.
Ocupa uma boa parte da Quadra 702 Sul, em posição bastante central no Plano-Piloto. Ele foi criado por Lúcio Costa, projetor de Brasília.
Porta lateral do Santuário
Um Santuário lindíssimo ! Adorei !
Causa impacto logo ao entrar.
RESTAURANTE 'MANGAI'
Na sexta-feira - dia 20 - Aracília, Célio e eu fomos almoçar neste restaurante típico nordestino com a Presidente da ACIC, Adriana Flosi, seu filho Vitor, um amigo de Vitor e a assessora do deputado federal Guilherme Campos. Chovia muito.
Da esquerda para a direita: Aracília -assessora do deputado Paulo Freire, Vitor, seu amigo, a assessora do Guilherme Campos, Adriana e Célio. Fui a fotógrafa.
Enquanto eles conversavam, fotografei a decoração muito interessante do lugar:
A gente jura que ele é de verdade ! rsrs...
São sementes !
Garçons e garçonetes - perfeitos nordestinos !
Luminárias imitando piões e feitas de piões !
Banheiro feminino.
AVE-MARIA... CHEIA DE GRAÇA... MÃEEEEEE !...
Tudo muito agradável!
ResponderExcluir