Páginas
▼
terça-feira, 7 de setembro de 2010
FIM DE TARDE
Este vídeo traz um resumo dos maiores momentos da cerimônia de entrega do XIII Prêmio CARLOS GOMES, realizado na sala São Paulo, dia 05 de maio de 2010:
CURIOSIDADES DO MES DE CARLOS GOMES:
"A NOITE DO CASTELO"
Do início dos estudos à apresentação de "A NOITE DO CASTELO", passaram-se vinte meses de aperfeiçoamento.
CARLOS GOMES foi a uma livraria e comprou o poema de Castilho. Leu-o durante toda a noite. Depois do livro, estudou o libreto.
CARLOS GOMES tinha 25 anos e, em 4 de setembro de 1861, estreava no Teatro Lírico Fluminense a ópera lírica em 3 atos "A NOITE DO CASTELO", dedicada a Francisco Manuel da Silva. Foi o mais importante evento da temporada da Ópera Nacional. Em menos de três meses, a ópera recebeu um total de nove récitas.
Na noite de sua apresentação, CARLOS GOMES foi acompanhado por entusiasmados admiradores até sua casa, ao som de música e à luz de archotes.
A ópera é um sucesso, precursora de uma estética que surgia; é de grandes qualidades musicais, vigor dramático, espontaneidade, beleza e fluência melódica, com grande lirismo nos duetos. O Libreto é de Antonio José Fernandes dos Reis, baseado no poema de Antonio Feliciano de Castilho, o poeta português cego.
Ela enfoca um acontecimento da época das primeiras cruzadas; a ação passa-se no castelo do Conde Orlando, em Portugal. É a história de Leonor, dividida entre a paixão por Fernando e a promessa de fidelidade a seu noivo, Henrique, sobrinho do Conde, que partiu para as cruzadas e ela crê morto há tempos.
A música é muito influenciada por Donizetti, Bellini e Verdi. A ópera reunia música de muito boa qualidade. Na noite do contrato nupcial entre Leonor e Fernando, seu novo noivo, Henrique reaparece e promete vingança.
CARLOS GOMES foi ao Paço de São Cristovão oferecer e dedicar a S.M., o Imperador, a sua primeira ópera.
Somente mais tarde, em 2 de junho de 1888 é que "A NOITE DO CASTELO" foi novamente encenada, no velho Teatro São Carlos.
Houve um incêndio no Teatro Santa Isabel, de Recife, que destruiu grande quantidade de partituras de seu arquivo; entre elas, estavam quase todas as cópias de "A NOITE DO CASTELO".
FRASE DA VEZ:
"NÃO LHE DIGO NADA DO ENORME ATRASO E DO IMENSO PREJUÍZO QUE ESTOU SOFRENDO, TENDO PERDIDO O MEU TEMPO, GASTANDO AS MINHAS ECONOMIAS E À ESPERA DE PROMESSAS FALSAS !" (Antonio CARLOS GOMES)(em carta ao amigo De Anna)
----------
Fonte: Meu livro "OLHOS DE ÁGUIA - ANTONIO CARLOS GOMES - A TRAJETÓRIA DE UM GÊNIO" - a ser publicado em 2011
-----------------
Parabéns aos laureados.
ResponderExcluirRogoldoni