Páginas
▼
segunda-feira, 17 de maio de 2010
RECITAL NA SALA CARLOS GOMES
Barítono Águedo-Silva no Recital “Adeus, Vinte e Sete”
Nesta sexta-feira, às 20 horas, na Sala CARLOS GOMES (Centro de Convivência Cultural CARLOS GOMES, Praça Imprensa Fluminense, S/N, Cambuí, tel. 3232-4168) o barítono José Luiz Águedo-Silva e a pianista Ana Carolina Sacco se apresentam dentro da série Encontros Musicais, da ABAL Campinas. Este será o recital de número 1015, sob o tema “ADEUS, VINTE E SETE”. Estudando canto lírico desde seus dezesseis anos, José Luiz Águedo-Silva, a partir de 2002 trabalhou o repertório com a mezzosoprano e pianista Vânia Pajares, no Instituto de Artes da Unicamp. Coincidentemente, por aniversariar neste dia 21, sexta-feira, preparou-se para este concerto de adeus aos seus 27 anos e, ainda, onze anos de estudos de canto com o tenor André Minutti. Nesse período, participou do VIII e do IX Concurso Internacional de Canto Maria Callas (2007 e 2009), na Categoria Ópera, e das duas primeiras edições do Concurso CARLOS GOMES de Incentivo a Jovens Cantores (2008 e 2009), bem como de masterclasses de renomados artistas líricos: Kohdo Tanaka, Regina Elena Mesquita, Inácio de Nonno e Marília Vargas. Seu repertório é formado principalmente por obras de compositores do Primo Ottocento. O jovem barítono já foi ouvido por muitas platéias, em recitais realizados nas cidades de Itatiba, Jundiaí, Campinas, Valinhos e Campo Limpo Paulista (acompanhado por pianistas como Luana Madeira Lamas, Chiquinho Costa, Ana Carolina Sacco e Carlos Wiik). Mas, Águedo-Silva quer ir além dos solos de árias e canções, visto que nos últimos anos tem se dedicado também à composição. A formação acadêmica do barítono reside na área de Humanas: é Bacharel e Licenciado em Letras pela UNICAMP, e Mestre em Teoria e História Literária pela mesma universidade. É o atual Diretor Artístico da ABAL-Campinas; também escritor e poeta, é membro da Diretoria da AEPTI (Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba), de cujas antologias anuais participa desde 1998 com textos e poemas.
O concerto “Adeus, Vinte e Sete” terá as seguintes obras: Prólogo - Francisco Manuel da Silva (1795-1865), Hino ao Sete de Abril; Ato I - Canções - Frank Pourcel (1913-2000), “I will follow Him”; Charles Dumont (1929- ), “Non, je ne regrette rien”, Norbert Glanzberg (1910-2001), “Padam, Padam”, Franz Schubert (1797-1828), “An die Musik”, Aleksandr Aliab’ev (1787-1851), “Solovei”; Manolis Kalomiris (1883-1962), “I gria Zoí”, Gioacchino Rossini (1792-1868), “Canzonetta spagnuola”, Vincenzo Bellini (1801-1835), “Le souvenir present céleste”, ANTONIO CARLOS GOMES (1836-1896), “Notturno”, Rodrigo Theodoro (1981- ), “Canção de garôa”, Ato II – Árias, Charles Gounod (1813-1883), “Avant de quitter ces lieux” – Faust, Giuseppe Verdi (1813-1901), “L’orror del tradimento” – Oberto, Conte di San Bonifacio, Gaetano Donizetti (1797-1848), “Benefattor degl’uomini” – L’Elisir d’Amore, José Luiz Águedo-Silva (1982- ), “Dopo tanti anni assente” – Un Timido Amore.
Ana Carolina Sacco é uma das melhores pianistas correpetidoras de Campinas, atualmente. Graduada em piano pela UNICAMP, é freqüentemente requisitada para co-repetição, concursos e recitais de cantores e instrumentistas. Participou de diversos concursos de música de câmara e solo sendo premiada. Foi pianista acompanhadora da classe de canto da Unicamp, e do coro juvenil no Festival de Música de Londrina 2005. Foi solista frente às Orquestras Sinfônicas de Limeira e da Unicamp, além de ser convidada a participar de concertos junto à Orquestra Sinfônica de Campinas, Filarmônica de Rio Claro e Orquestra Sinfônica da Unicamp. Convidada a se apresentar junto ao violista Wilfried Strehle e o clarinetista Manfred Pries (ambos integrantes da Orquestra Filarmônica de Berlin) no recital de encerramento de Semana de Masterclass. Tem se apresentado em diversas salas no Brasil e no exterior. Bolsista da Fundação Rotary 2007-2008 que possibilitou aperfeiçoamento técnico e interpretativo na École Normale de Musique de Paris sob a orientação dos Profs. Edson Elias e Maria Helena Elias.
A ENTRADA É FRANCA
------------------------------------------------------------------------------
FRASE DO DIA:
"É PROIBIDA A ENTRADA A QUEM ANDAR ESPANTADO DE EXISTIR." (José Gomes Ferreira)
------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário