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quarta-feira, 30 de junho de 2010
BURACO NEGRO CULTURAL
VAZIO CULTURAL
Publicada em 25/6/2010
Editorial
Vazio cultural e o desterro do poder público
Editorial
A atenção aos aspectos culturais nos municípios é essencial na medida em que as iniciativas devem sempre privilegiar uma educação continuada a partir do oferecimento de opções de lazer, entretenimento, atividades artísticas e pesquisas. O imenso leque das possibilidades culturais abrange todas as formas de expressão, a reflexão histórica, a troca de informações e o desenvolvimento a cidadania plena.
A Região Metropolitana de Campinas (RMC) não tem privilegiado seu contexto cultural, aprofundando um vazio que reflete a falta de iniciativa oficial para incrementar a arte, o acervo de produção da inteligência local, apresentando-se em políticas equivocadas, prioridades popularescas, condenando a classe artística a um desterro involuntário em busca de espaço para apresentações. Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) detalha este quadro de contradições, mostrando que a pujança da região não se reflete em equipamentos culturais e de lazer. Para se ter uma ideia da deficiência no setor, dos 19 municípios da RMC, onze sequer têm uma sala de cinema (Correio Popular, 20/6, A9).
A situação em muitos municípios é de penúria. Faltam salas para projeção de filmes, museus, bibliotecas, centros culturais ou livrarias, transformando a atividade cultural num programa de elite, reservado a quem tenha condições financeiras de bancar a busca por informação ou lazer em centros maiores. A queixa maior dos moradores é a dificuldade e o alto custo para se deslocar a cidades vizinhas, ainda que por uma sessão de cinema ou teatro — este cada vez mais raro na região.
Campinas virou as costas à sua tradição e raízes de centro cultural que remetem aos anos 70, para priorizar eventos populares, enquanto o teatro do Centro de Convivência está em estado crítico e o José de Castro Mendes em interminável processo de reforma há três anos. As reclamações dos grupos da cidade prendem-se à falta de apoio, ausência de eventos e projetos de apoio e incremento à atividade artística.
Em uma nação na qual a cultura é produto reverenciado por uma pequena parcela da população, exaltar a ignorância e falta de formação como qualidades passa longe de um padrão ideal de desenvolvimento. A informação cultural é imprescindível para a formação de cidadãos, para o aperfeiçoamento do espírito crítico e mesmo para a difusão de formas de entretenimento saudáveis, seguras e construtivas. Eventos populares têm seu espaço na constituição do cabedal de cultura da sociedade, mas não podem e não devem excluir condições de apresentação de alto nível.
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CARLOS GOMES NA ABAL
Tenor Vicente Montero canta nos Encontros Musicais da ABAL-Campinas número 962 (8 de setembro de 2009) músicas do maestro campineiro ANTONIO CARLOS GOMES acompanhado da Orquestra Ars Musicalis sob a regência do Maestro Hermes Coelho.
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BRAVO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MUITO BARULHO POR NADA
Como dizia William Shakespeare, que eu tanto estudei em tempos de Faculdade, é "Much ado about nothing", esta novela do casarão da Julio de Mesquita.
Quem trabalha para preservar patrimônio, deveria ater-se ao "patrimônio" da cidade.
Este casarão tem dono, que como tal, tem o direito de fazer o que quiser com ele.
Ao invés de desfraudar bandeira em favor de uma casa que já está no chão, quem se mete a trabalhar pelo patrimônio, deveria abrir os olhos para o "teatro de convivência"
que despenca a olhos vistos, a ponto da atriz Cláudia Raia - campineira - dizer que não põe mais os pés nele.
Abrir os olhos para o pardieiro que virou o "teatro castro mendes",
que deveria ganhar um filme em sua homenagem: "O Cinema que virou teatro".
Abrir os olhos para a podridão da Caravela,
que serviu aos interesses político-financeiros de muita gente.
Abrir os olhos para o CCLA, em especial o Museu CARLOS GOMES que precisa mais que depressa sair dali e ir para um lugar decente, deveria ter impedido que o Teatro Municipal CARLOS GOMES de Campinas fosse ao chão, etc, etc, etc...
ANTES
DEPOIS...
De nada adiantam palavras "rebuscadas e pomposas" para falar de coisas inúteis.
Ao invés de folhear dicionários à cata de vocábulos desusados e fora de moda, quem trabalha para o patrimônio deveria procurar tirar Campinas desta situação que envergonha a população campineira.
Tudo isso requer ação, atenção e já, antes que seja tarde.
O casarão tem dono que dela dispõe como bem entender e fim.
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FRASE DO DIA:
A PAIXÃO AUMENTA EM FUNÇÃO DOS OBSTÁCULOS QUE SE LHE OPÕE." (Shakespeare)
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segunda-feira, 28 de junho de 2010
O ETERNO SILÊNCIO
Mais uma vez, recebo um triste e revoltado e-mail de meu amigo do Rio de Janeiro, o jornalista Guy Machado:
"Querida amiga Denise
Continua esquecido e desprestigiado o maestro CARLOS GOMES, pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Para abafar a crítica, a Direção realizou "in concerto", duas récitas da ópera "O Guarany". Cantores e orquestra tocaram e cantaram sobre um palco desnudo. Comentou-se que a negativa de encenar a ópera deveu-se à falta de cenários, visto que a CENTRAL de INHAÚMA, deixou perder-se os belos trabalhos de cenografia que estavam guardados. Eram produto de cenógrafos famosos como: Mário Conde, Santa Rosa, Pernambuco de Oliveira, Fernando Pamplona. Eram verdadeiras obras de arte. Reproduziam com exatidão as cores das florestas brasileiras. O terceiro ato, "Na Taba dos Aymorés", onde Peri e Ceci são aprisionados e onde se dão os famosos bailados foram suprimidos. O público ficou decepcionado. Platéia acostumada a realização de grandiosas montagens não acreditou na versão dada que "estavam muito velhos" e "danificados pelas chuvas". Existe uma nova geração que deseja ver "in loco", a ópera com cenários decentes. Se falta competência, renunciem aos cargos. Se não gostam de CARLOS GOMES, tem como obrigação,valorizar um maestro brasileiro internacionalmente reconhecido. Acredito que recursos não faltaram. Poderiam até por empréstimo, pedir os cenários de São Paulo. Muitas pessoas retiraram-se após ouvir a "Protofonia do "Guarani". Diziam que o Theatro Municipal está sem pauta até para o Ballet. O "Coro dos Caçadores" que se dá no primeiro ato, com a entrada dos "aventureiros" não teve o colorido que davam PAULO FORTES e LOURIVAL BRAGA. Não sei se acabaram com a Escola de Canto Cláudia Muzio. O Theatro está limpo. NÃO OBSTANTE - MUTILADO com a retirada dos camarotes que ladeavam o procênio. O fosso da orquestra ficou demasiado largo. Segundo a composição da orquestra, o Theatro possue 88 músicos (professores) que cabiam regiamente naquele lugar. Casos escandalosos acontecem no Estado.
Exemplo: O Theatro Lírico Imperial (demolido). O Theatro Fenix (demolido) pela ambição imobiliária. Com a morte dos críticos, o desaparecimento do "Diário de Noticias" (DÒR), Bevilaqua (O Globo", "Jornal Correio da Manhã", ficamos sem a crítica especializada."
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COMENTÁRIO DA DENISE:
Triste, muito triste.
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FRASE DO DIA:
"O TEATRO É A POESIA QUE SAI DO LIVRO E SE FAZ HUMANA."(Federico García Lorca)
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ÁRVORES SÃO MÃES !...
Gosto muito de tudo o que escreve Antonio Contente...
QUANDO MORRE UMA ÁRVORE
by Antonio Contente
"... A quem, neste instante, atingem as saudades, além de a mim ? Com certeza à luz e às brisas das tardes, que não mais tem seus galhos para a composição do cenário propício à postura da sagração dos silêncios.
Certamente, também aos passarinhos, principalmente um bem-te-ví intimamente apelidado O Infalível.
Sofrerão com as saudades, as manhãs, acostumadas a depositar os primeiros raios de sol, vindos dos lados do Jardim das Paineiras, sobre as pequenas folhas embebidas de verde, orvalho, intimidade e bailarinos movimentos.(...)
(...)Perguntei então ao amigo:
- Mas não havia mesmo jeito de salvá-la ?
-Olha - respondeu - é mais fácil salvar almas do que salvar símbolos. (...)
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COMENTÁRIO DA DENISE:
Há um ano, mais ou menos, caminhando com meu marido na Lagoa do Taquaral, ví no canteiro do meio da Av. Heitor Penteado, uma muda que parecia ser de uma árvore, dentro de uma lata, jogada no meio de um arbusto e praticamente morta. Alguém não a quis e deixou-a lá, como fazem com os pobres cães, quando decidem que não os querem mais.
Não tive dúvidas: peguei a muda e levei pra casa.
Como estava prestes a mudar para Barão, tirei a mudinha da lata e coloquei-a num vaso um pouco maior. Queria plantá-la no chão.
O tempo passou, cuidei dela e ela recuperou suas forças, mas ainda permaneceu tímida e medrosa. Ao chegar na casa nova, nós a plantamos no canteiro, junto com as outras plantas.
Pois bem, voltando um pouco atrás no tempo, eu andava louca pra saber o nome de uma árvore muito graciosa e que possui folhas delicadas e brancas como a neve. E esta árvore me conquistou por sua beleza branca, assemelhando-se a uma árvore coberta de neve.
Muito bem, quando passava em minhas caminhadas, por uma casa que tinha esta árvore, parei e perguntei aos donos da casa qual era seu nome.
O nome da árvore, como não poderia ser diferente, é "Neve da Montanha".
Enquanto isso, aquela mudinha de árvore que socorremos do Taquaral ía crescendo. Meu marido e eu olhávamos pra ela e tentávamos descobrir que árvore era... e nada, não chegávamos a conclusão nenhuma.
De repente, a arvorezinha, que ainda é uma garotinha, começou a dar umas florzinhas bem pequenas e brancas, nas pontas dos delicados galhos.
Mas, nós nem nos demos conta !
HOJE, durante uma caminhada, passamos por uma e não resisti: fui perto dela e disse a meu marido que iria pegar um galho e perguntar na Floricultura daqui de Barão, se o nome era mesmo "Neve da Montanha".
Foi aí que nós dois percebemos que, a arvorezinha que salvamos lá no Taquaral e que já está plantada em nossa casa de Barão e florindo timidamente é ELA !
A NEVE DA MONTANHA !!
Não imaginam como fiquei feliz da vida !! A vida não é deliciosamente surpreendente ?
Antonio, meu amigo, nesta ninguém vai mexer, esteja certo disso.
Seu texto deixou-me muito triste, mas logo depois que o lí e fui caminhar, pude perceber que, ainda há esperança !!
Afinal, ela é a última que morre, não é ?
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POEMA DE UMA AMIGA:
Árvores geram flores,
geram frutos!
Testemunham fatos,
enfeitam o mundo.
Dão-nos abrigo
quando é preciso!
Escondem fadas
e muitos ninhos
são fontes de vida
em nossos caminhos.
BY Rogoldoni
28 10 2010
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BRASIL X CHILE
domingo, 27 de junho de 2010
CAPÍTULO NOVO: FILHO DE CARLOS GOMES EM CAMPINAS
Como eu já esperava, pois, sou campineira e conheço bem este povo daqui, meu projeto de tentar trazer os restos mortais do filho de CARLOS GOMES pra junto do pai, não foi aceito pela CONDEPACC.
Argumento: "...o monumento é uma homenagem da cidade ao maestro e não à sua família."
E eu digo: pelo visto, não "captaram" o sentido de tudo: a intenção é homenagear CARLOS GOMES, trazendo pra junto dele seu filho, por quem CARLOS GOMES tanto lutou para impedir que a tuberculose o vencesse e o levasse e que morreu dois anos depois do pai.
Quanto à família "paralela", pois, o maestro não teve netos, esta tem apenas que sentir-se presenteada por ter "seu sangue correndo nas veias". E, por ter "seu sangue correndo nas veias", deveria ter feito muito por ele e não fez.
Só quem conhece profundamente a vida de CARLOS GOMES, sabe que era o único filho (havendo também uma filha - Itala, que está enterrada no Rio de Janeiro)que acompanhou passo-a-passo a vida do pai, que veio ao Brasil várias vezes com o pai e que fez muitos esboços de cenários das óperas do pai. Isso, quase ninguém sabe.
Ninguém está querendo conspurcar o Monumento de CARLOS GOMES, a propósito, pra quem não sabe, CARLOS GOMES foi enterrado, quando chegou de Belém do Pará, no jazigo da família Ferreira Penteado, POR CARIDADE, POR FAVOR, "QUEBRA-GALHO", porque sua cidade não arrumou um pedaço de chão pra ele repousar.(teve um mes pra arrumar, uma vez que o corpo do maestro levou este tempo pra vir de Belém pra cá. E só veio, porque Campinas pediu, pois, eles o queriam LÁ !)
Este pedido de Campinas, não foi um pedido de amor, foi puro interesse: era o corpo do famoso compositor que, a partir deste momento já não incomodava mais: estava morto e como tal, passava a interessar e muito a partir de agora.
Campinas soube reclamar o corpo do maestro, mas não providenciou um lugar decente pra ele repousar. Coube, mais uma vez, aos amigos do maestro fazê-lo.
Aos que votaram sem entender bem qual é a intenção: o que se pretende é ENTERRAR as cinzas de Carlos André Gomes no TÚMULO da família, ou seja, no Monumento-TÚMULO do maestro campineiro (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES.
Será que é tão difícil de entender isto ?
Um túmulo é um túmulo, seja embaixo daquele Monumento, seja no Cemitério ou seja apenas uma cova rasa. (e olhe que, se não fosse a família Ferreira Penteado, ele teria esperado o famigerado "Monumento-Túmulo" numa COVA RASA.
Tem outro detalhe a esclarecer: a família não tem nada com este projeto em questão, aliás, a família nem sabia disso até hoje. É um projeto meu, pois, surgiu quando estive no Cemitério de Milão e senti muita tristeza por ver que até isso foi negado a Carlos Gomes. Coube na época, ao país, este gesto de reconhecimento por tudo o que ele fez pelo Brasil.
Mas não, enterrou-se um brasileiro, filho do Compositor das Américas...na Itália.
Isto só prova que o Brasil não respeita seus expoentes.
Tem outra... não quero banda, nem orquestra, nem alarde, não.
Só pretendo fazer justiça: O Brasil, São Paulo, Campinas não encheram a boca pra apregoar aos quatro cantos do mundo que os filhos de CARLOS GOMES eram italianos?
Pra quem não sabe, CARLOS GOMES os naturalizou BRASILEIROS !
E como brasileiro, filho legítimo do ilustre filho de Campinas (coitado...) ANTONIO CARLOS GOMES, Carlos André tem mais é que estar aqui, ao lado do pai.
Os mais agnósticos diriam: pra quê trazer o filho pra cá ? Já estão mortos mesmo !
Respondo: por RESPEITO... por AMOR... por CONSIDERAÇÃO... por REMISSÃO de todos os pecados cometidos contra ele !!!!!!!!!!!!!
Às vezes acho que não querem abrir o túmulo, de medo do que se pode achar lá... afinal não vê manutenção faz tempo !!!! Será que é isso ?
Se é tão importante assim para Campinas, não se conspurcar o Monumento-Túmulo do maestro, para trazer para junto dele, no Túmulo DELE, seu filho; se CARLOS GOMES passou a ser tão importante assim, por que está sendo depredado a olhos vistos e ninguém se mexe ?
E tem outra: ninguém enterra ninguém em Monumento- Túmulo... enterra-se apenas no Túmulo !!!!!!! E, neste caso, o Monumento fica agradecido, pois, finalmente será "EXAMINADO".
Este é um exemplo de como se deve cuidar de um "homenageado". Um busto extremamente bem cuidado, num jardim imenso e lindo !!!!!!
Pra quem não sabe, Ghislanzoni foi o libretista de óperas de CARLOS GOMES e seu amigo íntimo.
Nascido nesta cidade, LECCO, onde CARLOS GOMES construiu sua casa - Villa Brasilia.
Este é o Monumento-Túmulo de CARLOS GOMES, extremamente mal cuidado...
Mas sabem usar o nome de CARLOS GOMES pra festa junina, pra pano de fundo de discurso político... pra encher o peito lá fora e dizer "Sou de Campinas, terra de CARLOS GOMES !
sábado, 26 de junho de 2010
"NOSSO PLANETA AZUL ESTÁ MORRENDO..."
SE O VAZAMENTO DE PETRÓLEO CONTINUAR POR 18 MESES
TODO O OCEANO ESTARÁ CONTAMINADO...
A situação na Flórida é muito pior do que a mídia está relatando, aliás quase não se fala mais do pior desastre ambiental do planeta, essa tragédia pode resultar em mudanças geológicas, já se cogita a idéia de uma possível evacuação em massa na Florida, já que o petróleo contém substâncias tóxicas que contaminam tudo ao redor.
Mas o problema não fica só na Florida ( o que já é triste e desastroso), mas as estimativas são de que se o vazamento continuar em 18 meses TODO O OCEANO pode estar contaminado. Infelizmente não podemos fazer nada mais do que espalhar essa notícia e nos preparar.
Foi estimado, por peritos, que a pressão a qual o petróleo é jogado nas águas do Golfo é entre 20.000 e 70.000 PSI (libras por polegada). Impossível de ser contido.
O que os cientistas americanos são proibidos de dizer ao público sobre o Golfo.
O que você vai ler aqui, é o que os cientistas nos USA não podem falar, com um grande medo da administração Obama.
Eles estão sob ameaça de severa repercursão ao máximo...
Cientistas confirmando essas descobertas não podem ser mencionados dado ao que está escrito acima, mas o que eles acreditam, eles querem que todos saibam.
Pegue um mapa dos USA, abra e messa no mínimo 80,5 km a partir da destruição em volta do Golfo do México com o que você vai ler abaixo.
A carnificina dos USA é tão assombrosa que tirará o seu folego.
Se os cientistas estiverem certos no que eles estão tentando alertar... toda a Flórida será completamente destruída junto com todos e tudo.
Dr. James P. Wickstrom
RESUMO DOS ACONTECIMENTOS
A estimada super alta pressão liberando o petróleo embaixo da crosta terrestre está entre 80.000 e 100.000 barris por dia.
O fluxo de petróleo e gases tóxicos está trazendo junto areia e cascalho o que causa o fluxo a criar um efeito de jato de areia no que resta da cabeça do poço que atualmente de alguma forma restringe o fluxo, como também o buraco da perfuração.
OSTRAS COBERTAS DE ÓLEO
Como a cabeça do poço se torna cada vez mais desgastada a passagem aumenta permitindo um fluxo ainda maior de petróleo. Mesmo que algum aparelho fosse colocado sobre a cabeça do poço existente, isso não tamparia e pararia o fluxo, porque o que ainda sobrou da cabeçado poço não conteria a pressão do fluxo.
A espessura original da cabeça do poço é de 5 cm. E agora deve estar menor que 2,5 cm e ficando a cada momento mais fina. O petróleo agora alcançou a corrente do Golfo e está entrando na corrente Oceânica, que é pelo menos quatro vezes mais forte do que a do Golfo, a qual o carregará ao mundo todo em mais ou menos 18 meses.
TARTARUGUINHAS MORTAS POR CAUSA DO NOSSO CRIME
O petróleo junto com os gases, incluindo a benzina e muitos outros tóxicos, esgotarão o oxigênio da água. Isso matará toda a vida marinha. Junto com o petróleo nas praias, haverá muito peixe morto e etc... que deverão ser jogados fora.
UM RESUMO DAS EXPECTATIVAS
Em algum momento o buraco da perfuração ficará muito grande, aumentando seu tamanho abaixo da cabeça do poço, deixando a área muito fraca onde poço está. A intensa então empurrará a cabeça do poço fora, permitindo um fluxo sem restrição de petróleo e etc...
O buraco continuará a aumentar de tamanho permitindo mais e mais petróleo fluir para o Golfo. Depois de muitos bilhões de barris de petróleo já terem sido derramados, a pressão da cavidade enorme a 8 km abaixo do solo do oceano começará a normalizar.
Isso então permitirá que a água, sob forte pressão a 1,6 km de profundidade, seja forçada para dentro da cavidade onde o petróleo estava. A temperatura a essa profundidade está perto de 200 graus centígrados, possivelmente mais.
A água evaporará, criando uma enorme quantidade de força , levantando o solo do Golfo. É difícil saber quanto de água entrará na crosta, também não é possível calcular o quanto o solo levantará.
As ondas do tsunami criado serão alguma coisa em torno 6 a 24 de altura, possivelmente maiores. Então o solo caírá dentro da cavidade vazia. É assim que a natureza fechará o buraco.
E O SER "HUMANO" RÍ !...
Dependendo da altura do tsunami, o cascalho do oceano, petróleo e estruturas existentes serão arrastadas pelas praias entrando terra a dentro, deixando uma área de 80,5 a 322 km desprovida de vida.
Mesmo que os escombros sejam retirados, a contaminação do solo e da água impossibitará a re-população por um período desconhecido de anos.
(final da informação liberada pelos cientistas).
De Tom Buyea Flórida News Service
(End of scientists information release.) From Tom Buyea
FL News Service